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Um recurso comumente adotado pelos psicólogos em organizações são os chamados testes psicológicos. Enquanto ferramentas para medida e descrição de características psicológicas, esses testes precisam apresentar características técnicas que informem sobre a qualidade das informações obtidas com seu uso, os chamados parâmetros psicométricos. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) as seguintes afirmativas:

( ) A validade de um teste psicológico se refere ao grau com que os escores de um teste se relacionam ao construto que ele pretende medir ou descrever.

( ) A fidedignidade (também chamada de precisão ou confiabilidade) se refere ao grau com que os itens de um teste medem apenas um construto, e não construtos relacionados, o que, por sua vez, é definido como unidimensionalidade.

( ) A fidedignidade (também chamada de precisão ou confiabilidade) se refere à consistência interna entre os itens, medida pelo coeficiente alfa de Cronbach, sendo que valores menores que 0,7 indicam excelente homogeneidade de um teste.

( ) A validade de um teste deve ser estimada por diferentes métodos, visto que apenas um tipo de evidência pode ser insuficiente para recomendar seu uso.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Para determinar a força da relação que existe entre duas variáveis, um pesquisador pode utilizar um dos diversos testes de correlação. Os testes de correlação paramétricos, como o coeficiente de Pearson, só podem ser utilizados quando a distribuição dos dados de pesquisa

O Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi) foi desenvolvido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e pelos Conselhos Regionais de Psicologia. Acerca do Satepsi, assinale a alternativa correta.

Para avaliar o potencial cognitivo de uma criança de dez anos, especificamente o fator relacionado à Velocidade de Processamento (VP), um psicólogo utilizou a Wechsler Intelligence Scale for Children – WISC IV. As provas que permitem avaliar esse fator são

Leia atentamente as proposições abaixo que descrevem passos do psicodiagnóstico.

I- Planejamento, seleção e utilização de instrumentos de exame psicológico.
II- Levantamento de perguntas relacionadas com os motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e objetivos.
III- Apuração dos dados de maneira qualitativa, evitando os dados quantitativos, que são reducionistas.
IV- Comunicação dos resultados finais, orientações sobre o caso e encerramento do processo.

Dos itens acima

A respeito de avaliação psicológica e dos instrumentos de avaliação, julgue o item seguinte.

Os testes psicológicos são instrumentos de avaliação ou mensuração de características psicológicas e psiquiátricas que constituem um método ou técnica de uso privativo do psicólogo.

No Z-Teste (VAZ; ALCHIERI, 2016), qual o código utilizado para indicar Movimento Humano de tipo descaracterizado?

A avaliação neuropsicológica (ANP) é um procedimento de investigação em que se utilizam entrevistas, observações, provas de rastreio e testes psicométricos para identificar rendimento cognitivo funcional e investigar a integridade ou comprometimento de uma determinada função cognitiva. Podem ser destacados, entre seus objetivos, identificar e descrever prejuízos ou alterações no funcionamento psicológico, clarificar o diagnóstico em casos de alterações não detectadas por neuroimagem, avaliar a evolução de condições neurodegenerativas, correlacionar o resultado dos testes com aspectos neurobiológicos e/ou dados obtidos por neuroimagem, investigar alterações cognitivas e comportamentais que possam relacionar-se a comprometimentos psiquiátricos e(ou) neurológicos.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item que se segue, referente a avaliação neuropsicológica e testes psicológicos.

Na avaliação da atenção, destacam-se os testes, AC, AC 15, bateria geral de funções mentais com testes de atenção concentrada e difusa; os testes de atenção dividida (AD) e atenção sustentada (AS); testes de TEADI e TEALT, que avaliam a AD e a atenção alternada; o teste de trilhas coloridas, que avalia a AD e a AS; o teste de Rorschach que avalia a atenção espontânea e a hipoprosexia; e o TEACO-FF, que avalia a atenção concentrada.

A respeito de avaliação psicológica e dos instrumentos de avaliação, julgue o item seguinte.

Considerando-se os limites da avaliação psicológica e o comportamento humano, resultado de uma complexa teia de dimensões inter-relacionadas que interagem para produzi-lo, as avaliações psicológicas têm um limite em relação ao que é possível entender e prever, mesmo baseando-se em métodos cientificamente comprovados.

Julgue o item que se segue, acerca da avaliação psicológica.

A escolha de instrumentos ou estratégias mais adequadas para a realização da avaliação psicológica é determinada a partir da coleta de informações por meio, por exemplo, da aplicação de entrevistas, dinâmicas e observações, as quais são realizadas pelo psicólogo.

A avaliação neuropsicológica (ANP) é um procedimento de investigação em que se utilizam entrevistas, observações, provas de rastreio e testes psicométricos para identificar rendimento cognitivo funcional e investigar a integridade ou comprometimento de uma determinada função cognitiva. Podem ser destacados, entre seus objetivos, identificar e descrever prejuízos ou alterações no funcionamento psicológico, clarificar o diagnóstico em casos de alterações não detectadas por neuroimagem, avaliar a evolução de condições neurodegenerativas, correlacionar o resultado dos testes com aspectos neurobiológicos e/ou dados obtidos por neuroimagem, investigar alterações cognitivas e comportamentais que possam relacionar-se a comprometimentos psiquiátricos e(ou) neurológicos.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item que se segue, referente a avaliação neuropsicológica e testes psicológicos.

Instrumentos padronizados, os testes psicométricos são utilizados para a comparação dos resultados de pacientes com os de uma amostra representativa da população normal.

As funções neuropsicológicas incluem formas de cognição que têm a função de regular o comportamento humano, que são o comportamento emocional e as chamadas funções executivas, sendo uma das áreas mais sobressalentes da neuropsicologia contemporânea.

A respeito dessas funções, julgue o próximo item.

O teste de Rorschach é um dos testes utilizados para avaliar as funções executivas.

No que se refere ao exame neuropsicológico, julgue o seguinte item.

O nível global do paciente deve ser considerado na escolha dos instrumentos para avaliação.

Na bateria de testes, utilizada em um psicodiagnóstico,

Para Jurema Alcides Cunha, a escolha de testes que serão utilizados em um processo psicodiagnóstico corresponde a uma das etapas do estabelecimento de um plano de ação e que se deve ter em conta que

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