Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Um recurso comumente adotado pelos psicólogos em organizações são os chamados testes psicológicos. Enquanto ferramentas para medida e descrição de características psicológicas, esses testes precisam apresentar características técnicas que informem sobre a qualidade das informações obtidas com seu uso, os chamados parâmetros psicométricos. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) as seguintes afirmativas:

( ) A validade de um teste psicológico se refere ao grau com que os escores de um teste se relacionam ao construto que ele pretende medir ou descrever.

( ) A fidedignidade (também chamada de precisão ou confiabilidade) se refere ao grau com que os itens de um teste medem apenas um construto, e não construtos relacionados, o que, por sua vez, é definido como unidimensionalidade.

( ) A fidedignidade (também chamada de precisão ou confiabilidade) se refere à consistência interna entre os itens, medida pelo coeficiente alfa de Cronbach, sendo que valores menores que 0,7 indicam excelente homogeneidade de um teste.

( ) A validade de um teste deve ser estimada por diferentes métodos, visto que apenas um tipo de evidência pode ser insuficiente para recomendar seu uso.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282