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As tendências pedagógicas se configuram em concepções que surgem a partir da visão de homem e de sociedade de cada época. No contexto da sala de aula a tendência libertadora é adotada quando:

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) a respeito das tendências e concepçõções pedagógicas da educaçã o brasileira.

( ) A Tendência Liberal está respaldada nos preceitos democráticos. Prepara o aluno para o mundo adulto, com participação organizada e ativa na democratização da sociedade; por meio da aquisição de conteúdos e da socialização voltada à transformação social.

( ) A Tendência Renovadora Progressiva caracteriza-se por se centralizar no aluno, considerado como ser ativo e curioso. Dispõe da ideia de que ele só irá aprender fazendo. Valorizam-se as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social.

( ) A Tendência Renovadora não diretiva é um método centrado no aluno. A escola tem o papel de formadora de atitudes.

( ) A Tendência Libertária procura a transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário. Parte do pressuposto de que somente o vivido pelo educando é incorporado e utilizado em situações novas, por isso o saber sistematizado só terá relevância se for possível seu uso prático. Enfoca a livre expressão, o contexto cultural, a educação estética.

( ) A Tendência Crítico-social dos conteúdos ou Histórico-Crítica acentua a prioridade de focar os conteúdos no seu confronto com as realidades sociais, sendo necessário enfatizar o conhecimento histórico. O ensino/aprendizagem tem como centro o aluno. Os conhecimentos são construídos pela experiência pessoal e subjetiva.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Libâneo (1994) classifica as tendências pedagógicas, para fins didáticos de estudo, em Pedagogia Liberal – subdividida em tradicional, renovada progressivista, renovada não-diretiva e tecnicista – e Pedagogia Progressista – subdividida em libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos. Considerando as características dessas tendências, analise os itens a seguir:

  1. Numa pedagogia liberal tradicional, o ensino é centrado no professor, que tem a função de transmitir conteúdos e interpretar o conhecimento, cabendo ao aluno a assimilação passiva destes. Para tanto, os métodos utilizados focam a memorização, a repetição e a exposição verbal.
  2. Para a tendência liberal renovada, o papel da educação é o de atender às diferenças individuais, sendo, portanto, o aluno, o centro e sujeito do conhecimento, e o professor um orientador do aluno. Esta tendência valoriza métodos como o trabalho em grupo, as pesquisas, os projetos, as experimentações.
  3. Por uma tendência liberal tecnicista, os métodos, as técnicas são o centro do processo de ensinoaprendizagem, tendo estes como função, o controle do comportamento dos educandos de modo que atinjam os objetivos operacionais previamente estabelecidos. O professor é um administrador e executor do planejamento, concebido por especialistas.
  4. A Pedagogia Progressista Crítico-Social dos Conteúdos prioriza o domínio dos conteúdos científicos, os métodos de estudo, através dos quais se forma a consciência crítica da realidade social. A prática social é o ponto de partida e o de chegada do processo de ensino-aprendizagem.

A única alternativa que apresenta todas as afirmativas CORRETAS é:

As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos. Com base nesse cenário, associe as colunas a seguir:

Assinale a alternativa que apresente a ordem correta, de cima para baixo.

“Os conteúdos são trabalhados através de temas geradores, utiliza grupos de discussão como método de trabalho, a relação entre professor x Aluno é de igual para igual, horizontalmente, a aprendizagem se dá através de resoluções de situações - problemas.” Essas características estão relacionadas à tendência

Faça a correspondência entre as tendências pedagógicas abaixo e o método de ensino utilizado por cada uma delas:

1. Tendência liberal tradicional

2. Tendência liberal renovada

3. Tendência liberal renovadora não-diretiva (Escola Nova)

( ) Por meio de experiências, pesquisas e método de solução de problemas.

( ) Método baseado na facilitação da aprendizagem.

( ) Exposição e demonstração verbal da matéria e / ou por meios de modelos.

Tem-se como sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo:

Após ler e analisar o texto, assinale a alternativa CORRETA.

"Com base nos pressupostos da neutralidade científica e inspirada nos princípios da racionalidade, eficiência e produtividade, essa pedagogia advoga a reordenação do processo educativo de maneira que o torne objetivo e operacional (p. 379)".

Nesse fragmento de texto, Dermeval Saviani (2007) refere-se à pedagogia:

A professora Ana Maria entende que sua função junto aos alunos é apenas a de uma auxiliadora no processo, uma facilitadora da aprendizagem. Portanto, mantém com a turma uma relação horizontalizada, pois o aluno é o centro do processo. Seus métodos mais recorrentes são a solução de problema, a descoberta e o aprender fazendo, mediante vivências, pesquisas e projetos. Pode-se afirmar que a professora em questão segue a tendência liberal:

Uma professora conduziu uma espécie de "processo de investigação" que deveria ser todo realizado pelos alunos, permitindo-os viver interessantes e positivas experiências de "confrontos" com os colegas, de responsabilização por escolhas, reflexão sobre prazos e planejamentos. A avaliação dos resultados foi feita a partir de objetivos construídos de forma autônoma com suporte docente, visando solução ou amenização de problemas vividos realmente na comunidade. O conteúdo curricular, nessa ação pedagógica, ganhou profundo sentido, tornando-se ferramenta prática e não somente abstrações a serem decoradas para uma prova. Analisando a estrutura descrita, pode-se afirmar que a proposta apresenta grande afinidade com o modelo educacional proposto por:

Libâneo, Oliveira e Toschi (2003, p. 59 - 62) afirmam que “boa parte dos autores levam a crer que as mudanças econômicas, sociais, políticas, culturais e educacionais, decorrem sobretudo, da aceleração das transformações técnico-científicas". Considerando o aspecto educacional, faça a relação entre as revoluções científicas e tecnológicas da modernidade, segundo os autores acima citados:

I – Primeira Revolução Científica e Tecnológica (segunda metade do século XVIII)

II – Segunda Revolução Científica e Tecnológica (segunda metade do século XIX)

III – Terceira Revolução Científica e Tecnológica (segunda metade do século XX)

( ) Aumenta a velocidade e descontinuidade do processo tecnológico, da escala de produção, da organização do processo produtivo, da centralização do capital, da organização do processo de trabalho e da qualificação dos trabalhadores.

( ) Faz surgir as escolas industriais e profissionalizantes (escolas técnicas, bem como operário padrão).

( ) Demanda qualificação simples (trabalho simples), o que leva o trabalhador a perder o saber mais global sobre o trabalho.

( ) Intensifica ainda mais a divisão técnica do trabalho ao mesmo tempo que promove a sua padronização e desqualificação.

( ) Transforma a ciência e tecnologia em matérias-primas por excelência.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Nos últimos dois decênios do século XX, mais especificamente após o fim da Ditadura Militar no Brasil, com a abertura política, situação econômica desfavorável e resquícios da repressão, surgiram vários movimentos das classes operárias em busca de melhorias sociais. E nesse cenário, os professores sentiram-se também no direito de reivindicar participação junto às políticas públicas educacionais. Sobre esse assunto é correto afirmar, exceto:

Ao longo da história da educação no Brasil, diferentes acontecimentos políticos, históricos e sociais orientaram a educação brasileira e a forma como esta foi se constituindo. Dentre esses períodos históricos, o ensino e a educação assumiram diferentes perspectivas. Relacione esses períodos às características educacionais correspondentes:

a. Período jesuítico

b. Período pombalino

c. Período do regime militar

d. Período de redemocratização

( ) criação das aulas régias, reformas, sistema educacional fragmentado

( ) ideais tecnicistas e ensino como ferramenta de controle

( ) instrução confessional, orientado pela Ratio Studiorum

( ) proposta de universalização do ensino e erradicação do analfabetismo

A sequência correta é:

Na história da educação brasileira, diferentes concepções pedagógicas foram surgindo, a partir dos ideais da formação do homem para a sociedade de cada época. Dentre essas concepções, a Pedagogia Histórico-Crítica, que tem como principal representante Demerval Saviani, concebe a educação enquanto:

As tendências pedagógicas são concepções filosóficas
estudadas ao longo da história da educação e que se dividem
em duas grandes áreas: as tendências pedagógicas liberais e
as tendências pedagógicas progressistas. Assinale a
alternativa que identifica corretamente as tendências
pedagógicas progressistas.

Uma das tendências pedagógicas historicamente constituídas
é a libertadora. Assinale a alternativa que define corretamente
essa tendência.

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