Marque a alternativa em que a palavra apresenta plural metafônico:
“Existem palavras que sempre designam coisa, ser, substância. Toda a palavra que encerra essa idéia denomina-se substantivo. Substantivo é, pois, como o próprio nome está a indicar, toda a palavra que especifica substância, ou seja, coisa que possua existência, ou animada (homem, cachorro, laranjeira) ou inanimada (casa, lápis, pedra), quer real (sol, automóvel), quer imaginária (Júpiter, sereia), quer concreta (casa), quer abstrata (pureza)." (ALMEIDA, 1999, p. 80, grifo do autor).
A definição dada de substantivo:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Em "Estamos voando para Barcelona", o substantivo "Barcelona" designa apenas um ser da espécie cidade. Assim, esse substantivo é próprio.
II. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão no Brasil.
Marque a alternativa CORRETA:
“No caixa, outras freguesas perguntaram se ela tinha restaurante."
Nesse trecho, o termo “caixa" passou a ser aparentemente masculino, mas, na verdade, ocorreu aí uma elipse de um termo masculino “o funcionário da caixa."
O substantivo a seguir em que ocorre uma idêntica elipse que causa aparente mudança de gênero é:
Para realçar a caracterização de um ser ou de um objeto, costuma-se utilizar alguns recursos na escrita. Com a intenção de destacar o adjetivo, no exemplo: "Desde 2011, o país enfrenta uma sangrenta guerra civil que parece longe de terminar.", pode-se perceber que foi estabelecida uma:
Assinale a alternativa em que a palavra destacada, retirada do texto, não é um verbo.
“... a galinha que comia sem parar, tornou-se GORDA e PREGUIÇOSA..."
Leia o poema a seguir e responda à questão.
Analise o termo “deveres”, presente na frase “A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa”, e assinale a alternativa INCORRETA.
De acordo com o texto qual dos substantivos não se aplica à narradora?
Leia as afirmativas a seguir:
I. Gênero significa bem mais do que sexo. Trata-se de uma noção gramatical que se atribui a todos os substantivos, que são ou masculinos ou femininos, independentemente de se referirem a seres sexuados ou não.
II. Em relação à noção gramatical de gênero, é correto afirmar que ser masculino ou feminino é, para a maioria dos nomes, uma imposição gramatical que não interfere no significado.
Marque a alternativa CORRETA:
Com relação aos termos destacados em “Os smartphones emitem uma luz azul prejudicial", é correto afirmar que, na frase em questão, tratam-se, respectivamente, de:
A forma plural de “tartaruga” é “tartarugas”. Assinale a alternativa em que o número plural do nome do animal, não ocorre somente com o acréscimo da letra - “S”: