Leia o texto a seguir.
Os vocábulos prerrogativas, étimo, convizinhas, pecúnia poderiam ser substituídos, respectivamente, sem causar prejuízo semântico no texto, por:
Para referir-se a crimes e hostilidades contra imigrantes, judeus e negros, o texto empregou, respectivamente, os termos:
Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto CG2A1CCC, julgue o seguinte item.
No texto, a palavra “adstrito" (l.11) tem o mesmo sentido de limitado.
Leia o texto para responder à questão.
Briga de irmãos... Nós éramos cinco e brigávamos muito, recordou Augusto, olhos perdidos num ponto X, quase sorrindo. Isto não quer dizer que nos detestássemos. Pelo contrário. A gente gostava bastante uns dos outros e não podia viver na separação. Se um de nós ia para o colégio (era longe o colégio, a viagem se fazia a cavalo, dez léguas na estrada lamacenta, que o governo não consertava), os outros ficavam tristes uma semana. Depois esqueciam, mas a saudade do mano muitas vezes estragava o nosso banho no poço, irritava ainda mais o malogro da caça de passarinho: “Se Miguel estivesse aqui, garanto que você não deixava o tiziu fugir”, gritava Édison. “Você assustou ele falando alto... Miguel te quebrava a cara”. Miguel era o mais velho, e fora fazer o seu ginásio. Não se sabe bem por que a sua presença teria impedido a fuga do pássaro, nem ainda por que o tapa no rosto de Tito, com o tiziu já longínquo, teria remediado o acontecimento. Mas o fato é que a figura de Miguel, evocada naquele instante, embalava nosso desapontamento e de certo modo participava dele, ajudando-nos a voltar para casa de mãos vazias e a enfrentar o risinho malévolo dos Guimarães: “O que é que vocês pegaram hoje?” “Nada”. Miguel era deste tamanho, impunha-se. Além disto, sabia palavras difíceis, inclusive xingamentos,
que nos deixavam de boca aberta, ao explodirem na discussão, e que decorávamos para aplicar na primeira oportunidade, em nossas brigas particulares com os meninos da rua. Realmente, Miguel fazia muita falta, embora cada um de nós trouxesse na pele a marca de sua autoridade. E pensávamos com ânsia no seu regresso, um pouco para gozar de sua companhia, outro pouco para aprender nomes feios, e bastante para descontar os socos que ele nos dera, o miserável.
(Carlos Drummond de Andrade, A Salvação da Alma.Em: O sorvete e outras histórias.)
Nas passagens – … irritava ainda mais o malogro da caça de passarinho … – e – …com o tiziu já longínquo … –, os termos destacados têm como antônimos, respectivamente:
Considerando o processo de sinonímia assinale a alternativa na qual as palavras apresentadas podem substituir os vocábulos em destaque,
“Termina o prazo para saque de FGTS inativo; veja situações em que prazo será prorrogado."
Assinale a opção em que a substituição do pronome relativo “que" pela forma sugerida não compromete a gramaticalidade da frase.
Mantendo-se a correção gramatical e o sentido original do texto CB1A2AAA, a forma verbal “afirma" (ℓ.20) poderia ser substituída por
No que se refere aos aspectos linguísticos e aos sentidos do
texto acima, assim como às funções da linguagem e à
tipologia textual, julgue os itens subsequentes.
A palavra “inata” (linha 18) foi empregada no texto como antônimo de nata.
Considere o trecho a seguir:
A mulher que abriu lhe parecia vagamente familiar.
Assinale a alternativa que contém o antônimo da palavra em destaque.
Considere o trecho abaixo:
É talvez a situação mais recorrente de uma vida que pode merecer tudo, menos a classificação de novela.
Assinale a alternativa que substitui o termo em destaque, sem alteração de sentido.
Considere o período abaixo:
Em matéria de amor, eu não teria futuro nem passado - como os dois jovens da novela de Turgueniev, que ao menos tiveram um passado.
A relação de sentido que há entre as palavras em destaque é a mesma que há entre
Em relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto
CG3A 1BBB, assinale a opção correta.
Assinalar a alternativa que apresenta palavras antônimas:
Observe as afirmações abaixo e os valores correspondentes a cada uma delas entre parênteses.
(18) A expressão “segundo” (linha 28) estabelece ideia de conformidade.
(23) É possível substituir a palavra “porque” (linha 31) por “pois”, mantendo a correção gramatical.
(34) É possível substituir a expressão “de acordo com” (linha 13) por “conforme”, sem alterar o sentido original do texto.
Considerando apenas as afirmações corretas, a soma final será de: