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A seguir estão os seis primeiros termos de uma sequência cíclica desses seis termos, infinita, em que cada termo é um quadriculado com uma bolinha.

Imagem associada para resolução da questão

Identifique os termos das posições de número 32, 47 e 64. Se as bolinhas desses termos fossem colocadas em um único quadriculado, nas respectivas posições em que ocorrem, o quadriculado resultante seria

Marília pegou uma folha de papel quadriculado, com 22 linhas e 10 quadrículos por linha. Começando no primeiro quadrículo da primeira linha, ela escreveu várias vezes seguidas a palavra MARÍLIA, colocando uma letra em cada quadrículo, sucessivamente, sem deixar quadrículos em branco, e seguindo com a palavra de uma linha para a outra, sem interromper o processo, até o último quadrículo da última linha. A figura mostra as duas primeiras linhas da folha.

Imagem associada para resolução da questão

Marília continuou escrevendo até chegar ao último quadrículo da última linha, no qual escreveu a letra

Os números naturais foram escritos em uma tabela de 4 linhas como na figura a seguir.

                                                                                                                           Imagem associada para resolução da questão

As linhas são numeradas de baixo para cima e as colunas são numeradas da esquerda para a direita.

 

O número da linha e o número da coluna onde está o número 2022 são, respectivamente,

Esta sequência de figuras é cíclica com 8 elementos em cada ciclo e é ilimitada.

Imagem associada para resolução da questão

As figuras que estão nas posições de 106 a 109 formam a sequência que está na alternativa

Para visitar uma exposição, a fila foi organizada em trios. Ana, Bia e Caio observaram que formavam o sétimo grupo contando a partir do início da fila e o nono contando a partir do final da fila. Porém, observaram que o último trio não estava completo.

O número máximo de pessoas nessa fila é

Um número foi pintado em cada uma das seis faces de um cubo de tal modo que todas as somas dos números que estão em faces opostas fossem iguais. Cinco dos números pintados são: 5, 6, 9, 11 e 14.

O número pintado na sexta face é

Analise a sequência de polígonos regulares F.1, F.2 e F.3 abaixo. Sabendo que Eucrides completou a sequência, desenhando polígonos regulares até chegar no polígono regular com o menor número de lados possíveis, pode-se concluir que o maior e o menor valor, que serão encontrados em cada um dos vértices dos polígonos na sequência desenhada por Eucrides, estão corretamente assinalados em:

Considere um dado padrão, isto é, um cubo cujas faces estão numeradas com os números 1, 2, 3, 4, 5 e 6, de modo que a soma dos números em quaisquer duas faces opostas seja igual a 7. Se, após o lançamento do dado sobre uma mesa, a face com o número 6 está voltada para cima, então a soma dos números nas faces visíveis é

Paulo fez uma visita técnica a um estabelecimento no dia 12 de abril que foi numa quarta-feira, então, nesse mesmo ano, ao retornar a esse estabelecimento no dia 18 de setembro, o dia da semana será: 

Quatro bolos de rolo especiais, denominados bolo I, bolo II, bolo III e bolo IV, foram preparados de forma tal que cada bolo tem sete camadas de recheio, nas quais foram utilizados os seguintes sabores: goiabada, creme de maracujá, chocolate e doce de leite. A colocação dos recheios nos bolos seguiu a seguinte regra de ouro:

• imediatamente após uma camada de goiabada, segue-se uma camada de creme de maracujá;
• imediatamente após uma camada de creme de maracujá, segue-se uma camada de chocolate;
• imediatamente após uma camada de chocolate, segue-se uma camada de doce de leite;
• imediatamente após uma camada de doce de leite, segue-se uma camada de goiabada.

Além disso, essa regra de ouro também foi utilizada para uniformizar os recheios dos bolos da seguinte maneira: o sabor da sétima camada do bolo determina o sabor da primeira camada do bolo j + 1; por exemplo, se a sétima camada do bolo I é de doce de leite, então, pela regra de ouro, a primeira camada do bolo II será de goiabada.
Com base nessas informações, e sabendo que a terceira camada de recheio do bolo III é de goiabada, assinale a opção correta.  

Rafael, Jairo, Víctor e Verônica são amigos. Rafael é mais velho do que Verônica, Jairo é mais velho do que Víctor e mais novo do que Verônica. A lista ordenada, do mais jovem ao mais velho, é:

Seis jogadores, vestidos com camisas numeradas de 1 até 6, formaram uma fila. O técnico fez um aquecimento da seguinte maneira: Ele primeiro gritou “três” e, por 3 vezes, quem estava no começo da fila correu até o fim da fila, ou seja, considerando a ordem da fila antes do grito, o primeiro foi para o fim da fila, depois o segundo foi para o fim da fila e finalmente o terceiro foi para o fim da fila; nesse momento, o técnico observou que quem estava no começo da fila era o jogador com a camisa 3 e ele pediu que esse jogador saísse da fila. Em seguida, ele gritou “seis” e, por 6 vezes, quem estava no começo da fila correu até o fim da fila, de maneira que houve jogador que voltou para o fim da fila mais de uma vez. Quando o processo se repetiu as 6 vezes, o técnico observou que quem estava no começo da fila era o jogador com a camisa 6 e ele pediu que esse jogador saísse da fila. O técnico repetiu esse processo todo mais três vezes, tendo gritado “cinco”, depois, “quatro” e depois “dois”, e ao fim de cada comando percebeu que estavam no começo da fila, respectivamente, os jogadores com as camisas 5, 4 e 2 e pediu, a cada vez, que o respectivo jogador saísse da fila. Quando sobrou somente o jogador com a camisa número 1 na fila, o técnico perguntou: “você estava atrás de quem na fila original?”, então esse jogador respondeu corretamente que estava atrás do jogador de número

Monges cistercienses desenvolveram no fim do século 13 uma escrita numérica usada em mosteiros de toda a Europa por pelo menos mais de dois séculos. Essa escrita oferecia a possibilidade de representar números com um único símbolo e era baseada nos seguintes caracteres:

 Imagem associada para resolução da questão

São exemplos de números escritos com a simbologia cisterciense:

 Imagem associada para resolução da questão
(https://www.bbc.com/portuguese. Adaptado)

Para poder interpretar o símbolo cisterciense é preciso saber lê-lo, conforme ilustração a seguir: Imagem associada para resolução da questão
Interprete o símbolo a seguir e assinale a alternativa que indica o número que ele representa.
Imagem associada para resolução da questão

A partir da sequência definida por an = (8, 24, 12, 36, 18, 54, a7, a8), assinale a alternativa que apresenta o correto valor para ∛a7 . √a8.

Dentre as formas de organização curricular, as mais frequentes nas escolas brasileiras são o regime seriado e o regime de ciclos. Na oportunidade em que está ocorrendo a implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que, no Ceará, deu origem ao DCRC (Documento Curricular Referencial do Ceará), a orientação é no sentido de que, seja qual for a organização curricular adotada, seja desenvolvido um currículo que:

I. traduza um conjunto de decisões sobre o projeto de homem/mulher que se pretenda formar, abrangendo valores sociais, interesses e aspirações pessoais e coletivos.

II. mantenha a concepção tradicional de currículo, enquanto rol de disciplinas e conteúdos preestabelecidos, independente do projeto de sociedade buscado.

III. favoreça maior interdisciplinaridade e contextualização, promovendo livre comunicação entre as diferentes áreas do conhecimento.

IV. seja comprometido com a educação integral do estudante, rompendo com visões reducionistas que privilegiem a dimensão intelectual ou a dimensão afetiva.

Considerando as afirmativas acima como VERDADEIRAS ou FALSAS, qual a opção correta?

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