Com relação à Segunda Guerra Mundial.
I. Adolf Hitler nasceu na Áustria, no final do século 19, em 1889. Em 1913, entrou para o exército austríaco e acabou lutando na 1ª Guerra Mundial. Em 1921, tornou-se líder dos nazistas. Aos 34 anos foi preso, após uma tentativa de golpe de Estado. Em 1933, com 44 anos, foi eleito cidadão alemão e nomeado chanceler. No ano seguinte, com a morte do presidente, tornou-se Führer (líder do povo alemão). Começou então a expansão militar do país, dando início a 2ª Guerra Mundial. Em 1945, após ser derrotado, acabou cometendo suicídio.
II. A bomba que destruiu Hiroshima foi lançada pelo avião Enola Gay e detonada a 500 metros de altitude, liberando uma energia equivalente a 20 mil toneladas de dinamite. O calor no centro da explosão foi enorme e queimou tudo num raio de um quilômetro, transformando os metais em gases, as construções em pó e os seres humanos em cinzas.
III. O Pacto germânico-soviético, deixou o governo nazista livre para se lançar sobre a Polônia, o que aconteceu em primeiro de setembro de 1939. Dois dias depois, os governos de Inglaterra e França declaravam guerra à Alemanha. Era o início da Primeira Guerra Mundial.
IV. A política de apaziguamento determinava que as nações liberais respondessem com acordos e concessões as agressões Alemãs. Entretanto além de permitir a expansão nazista, esse sistema isolava cada vez mais a Europa Ocidental da Polônia.
Em Relação às afirmações anteriores é correto afirmar que:
Acerca de causas e consequências da Segunda Guerra Mundial, julgue o item.
As divergências interpretativas sobre as causas da Segunda Guerra Mundial não permitem identificar que países e lideranças políticas terão sido responsáveis pela eclosão do conflito.
Nos momentos finais da II Guerra Mundial, uma sequência de tratados foi definindo o clima de tensão – Guerra Fria – que dominará a cena da política internacional na segunda metade do século XX. Com relação a esses tratados, é correto afirmar:
Um dos conflitos mais importantes na segunda metade do século XX foi a Guerra do Vietnã. Com relação aos fatos que precederam o desencadear da Guerra do Vietnã, é correto afirmar que:
No dia 14 de junho de 1940, a França ficou sob o domínio alemão. Com relação à invasão da França pelos nazistas é correto afirmar que:
A Segunda Guerra Mundial, iniciada em setembro de 1939, foi a maior catástrofe provocada pelo homem em toda a sua longa história. Envolveu setenta e duas nações e foi travada em todos os continentes, de forma direta ou indiretamente. O número de mortos superou os cinquenta milhões havendo ainda uns vinte e oito milhões de mutilados. Todas as afirmações abaixo sobre essa guerra estão corretas, EXCETO.
Dentre os principais aspectos que caracterizam a Segunda Grande Guerra Mundial, é
CORRETO afirmar que
Leia o texto a seguir:
“Frau Diller era uma mulher irritadiça, de óculos
grossos e olhar implacável. Tinha criado esse olhar
nefando para desestimular a própria ideia de
alguém roubar sua loja, que ela ocupava com
postura militar, voz gélida e até uma respiração que
cheirava “heil Hitler". A loja em si era branca e fria,
completamente exangue. A casinha espremida ao
seu lado tremia com um pouco mais de severidade
do que as outras construções da Rua Himmel. Frau
Diller administrava esse sentimento, servindo–o
como o único produto grátis de suas instalações. Ela
vivia para sua loja, e sua loja vivia para o Terceiro
Reich. Mesmo quando começou o racionamento,
mais para o fim do ano, sabia–se que ela vendia por
baixo do pano algumas mercadorias difíceis de obter
e doava o dinheiro para o Partido Nazista".
(ZUSAK, Markus. A menina que roubava livros. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2008
p.37-)
O texto retrata o comportamento de uma
comerciante na Alemanha nazista. Com base nos
conhecimentos sobre a Segunda Guerra Mundial,
assinale a alternativa incorreta:
Os dois lados viram-se comprometidos com uma insana corrida armamentista para a mútua destruição. Os dois também se viram comprometidos com o que o presidente em fim de mandato, Eisenhower, chamou de “complexo industrial-militar”, ou seja, o crescimento cada vez maior de homens e recursos que viviam da preparação da guerra. Mais do que nunca, esse era um interesse estabelecido em tempos de paz estável entre as potências. Como era de se esperar, os dois complexos industrial-militares eram estimulados por seus governos a usar sua capacidade excedente para atrair e armar aliados e clientes, e conquistar lucrativos mercados de exportação, enquanto reservavam apenas para si os armamentos mais atualizados e, claro, suas armas nucleares.
(Eric Hobsbawm. Era dos extremos O breve século XX 1914-1991. São Paulo: Cia. das Letras, 1995, p. 233. Adaptado)
O historiador refere-se à situação da política internacional que resultou, em grande medida, da Segunda Guerra Mundial, e que pode ser definida como a
Considerando a nova des-ordem mundial, podemos afirmar que a figura do Estado-nação tem desempenhado um papel ambivalente. Para alguns analistas, o Estado-nação encontra-se em processo de fragilização e extinção. Para outros, mais do que perdendo importância, está se reestruturando face à nova geopolítica mundial.
Sobre o Estado-nação e seu papel na nova des-ordem mundial, assinale a afirmativa correta.
Atenção: O texto abaixo se refere às questões de números 54 e 55.
Calcula-se que foram produzidos 1350 longas-metragens nos doze anos de domínio nazista. São comédias românticas, comédias musicais, operetas, filmes de costumes, mas também filmes de guerra e de exaltação de valores do regime, tais como o racismo e a xenofobia (...) A Volta, filme de 1941, expõe a situação de opressão em que vivia a minoria alemã na Polônia. As escolas alemãs não podiam funcionar, nem podiam os alemães ouvir os discursos de Hitler pelo rádio; também eram obrigados a cantar o hino nacional da Polônia. Como não bastasse, uma jovem alemã é violada e apedrejada até a morte porque levava no peito um cordão com a suástica nazista (...).
(Alcir Lenharo. Nazismo: o triunfo da vontade. São Paulo: Ática, 1986. p. 47-48)
Considerando o contexto da Segunda Guerra Mundial e o avanço dos exércitos alemães na Europa, é correto afirmar que a
situação apresentada no filme A Volta
A Segunda Guerra (1939-1945) foi decisiva para a nova confi guração geopolítica mundial, assentada em bases bastante distintas das existentes até então. No que concerne ao cenário vivido pelo mundo nas décadas que se seguiram ao fi m do confl ito, em 1945, é correto afi rmar que
Estratégica base militar dos Aliados no litoral da América do Sul, na Segunda Guerra Mundial, o RN foi cenário de importante encontro, em 1943, dos presidentes do Brasil e dos Estados Unidos da América, respectivamente
As duas guerras mundiais do século XX, fruto das contradições do sistema capitalista, caracterizaram-se como guerras:
O ataque japonês a Pearl Harbore a consequente guerra entre americanos e japoneses no Pacífico foi resultado de um processo de desgaste das relações entre ambos. Depois de 1934, os japoneses passaram a falar mais desinibidamente da "Esfera de coprosperidade da Grande Ásia Oriental", considerada como a "Doutrina Monroe Japonesa".
A expansão japonesa havia começado em 1895, quando venceu a China, impôs-lhe o Tratado de Shimonoseki passando a exercer tutela sobre a Coréia. Definida sua área de projeção, o Japão passou a ter atritos constantes com a China e a Rússia. A área de atrito passou a incluir os Estados Unidos quando os japoneses ocuparam a Manchúria, em 1931, e a seguir, a China, em 1937
Sobre a expansão japonesa, infere-se que