Em epidemiologia as doenças são classificadas de acordo com seu reservatório. As doenças em que as transmissões são restritas apenas entre os seres humanos, denominam-se:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária adota que:
“o conjunto de medidas comportamentais dos profissionais de saúde visando à prevenção de contaminação cruzada entre o ambiente sujo e o ambiente limpo, na ausência de barreiras físicas", define-se:
Em epidemiologia, são atribuídos conceitos sobre as propriedades que um agente patogênico possui para produzir determinada infecção ou doença. Dentre esses conceitos, o que diz respeito a capacidade de invasão e multiplicação de um agente patogênico no hospedeiro, denomina-se:
Considerando que a implantação ou o aprimoramento dos serviços
de abastecimento de água ajudam a melhorar as condições de saúde
de uma comunidade, julgue os itens a seguir.
O monitoramento de vírus entéricos, no ponto de captação de água proveniente de manancial superficial de abastecimento, é um procedimento recomendado para subsidiar estudos de avaliação de risco microbiológico.
Com relação a estudos epidemiológicos, julgue o próximo item.
Os estudos analíticos realizados por meio da escolha de um grupo de comparação permitem identificar a relação entre doenças e fatores que podem estar relacionados com a ocorrência dessas doenças.
Dentre as doenças ocasionadas por veiculação hídrica (transmitidas por água contaminada) estão, EXCETO:
Além da Dengue, o mosquito Aedes aegypti também é responsável por transmitir: Analise as alternativas e assinale a INCORRETA.
Julgue os próximos itens, relativos às ações do Programa Nacional de Imunizações do SUS no Brasil.
O esquema básico de vacinação recomendado pelo SUS para a prevenção da ocorrência de coqueluche, doença imunoprevenível causada pelo bacilo Bordetella pertussis, é a administração de três doses da vacina, iniciando-se a vacinação aos dois anos de idade.
A saúde é uma das áreas de maior convergência entre aspectos sociais e econômicos do desenvolvimento, pois condiciona o pleno exercício dos diretos humanos e demanda uma complexa cadeia de bens e serviços de alta tecnologia. Com relação ao complexo industrial da saúde e à incorporação de tecnologias na saúde, julgue os itens subsecutivos.
Tecnologias em saúde compreendem os medicamentos, produtos e procedimentos por meio dos quais a atenção e os cuidados com a saúde devam ser prestados à população, tais como vacinas, produtos para diagnóstico de uso in vitro, equipamentos, procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, informacionais, educacionais e de suporte, programas e protocolos assistenciais.
“Conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde." A afirmativa anterior se refere a
“A coqueluche é uma doença infecciosa aguda, transmissível, de distribuição universal que atinge principalmente traqueia e brônquios com paroxismos de tosse seca. Causado pela Bordetella pertussis, a transmissão se dá através de gotículas de secreção da orofaringe, eliminadas por tosse, espirro ou ao falar. O período de incubação pode variar, em média, de 5 a 10 dias, podendo variar de 1 a 3 semanas e, raramente, chega até 42 dias. Segundo levantamentos através de série histórica da incidência de coqueluche no Distrito Federal, considerando os casos confirmados notificados à Secretaria de Estado de Saúde, a incidência da doença no início da década de 1980 era alta, com coeficientes de incidência de mais de 100 casos por 100.000 habitantes. A partir de 1983, houve uma redução importante (coeficiente de incidência de 33 casos por 100.000 hab.). A partir do ano 2000, a incidência foi reduzida ainda mais, atingindo o coeficiente de 1,1 caso por 100.000 habitantes. Desde então o coeficiente anual tem variado de 0,6 a 2,2 casos por 100.000 habitantes. As maiores incidências nesse período ocorreram em 2001, 2004, 2009 e 2012, indicando que o bacilo circula com maior frequência em intervalos de 3 a 5 anos."
(Distrito Federal. Secretaria de Estado de Saúde. Relatório Epidemiológico sobre Coqueluche – 2012. n. 1 (1). 2013.)
Sobre as medidas de controle e prevenção implementadas pela Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal, assinale a alternativa correta.
A leptospirose é uma zoonose de ocorrência mundial, causada
por bactérias do gênero Leptospira. Trata-se de uma doença
infecto-contagiosa que acomete o ser humano, animais
domésticos e silvestres, amplamente disseminada, assumindo
considerável importância como problema econômico e de saúde
publica.
Em relação à leptospirose, assinale a afirmativa correta.
Nos estudos epidemiológicos, assinale alternativa que não corresponde a uma desvantagem dos estudos retrospectivos:
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são doenças multifatoriais relacionadas tanto a fatores de riscos modificáveis quanto a fatores não modificáveis. No que se refere a esse assunto, assinale a opção correta.
Alguns dos indicadores do nível de saúde da população e seu respectivo significado estão corretamente descritos em: