O prontuário un1co da atenção domiciliar é preenchido em duas vias, uma para o domicílio e outra para a equipe de saúde. Estes prontuários são denominados, respectivamente, de:
Preencha os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso), no que diz respeito aos princípios do processo de trabalho das Equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família:
( ) Universalidade e Eqüidade
( ) Integralidade da atenção e Capacitação Técnica
( ) Trabalho em equipe, interdisciplinar e Especializado
( ) Foco de atuação centrado no território-famíliacomunidade
( ) Humanização da atenção
( ) Responsabilização e vínculo.
Segundo a Lei 8080/90, estão dentro dos objetivos e atribuições do Sistema Único de Saúde (SUS):
1 A execução da proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.
2 A formulação da política de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos e outros insumos de interesse para a saúde e a participação na sua produção.
3 A fiscalização e a inspeção de alimentos, água e bebidas para consumo humano.
4 A formulação e execução da política de sangue e seus derivados.
5 A formação de recursos humanos na área de saúde
6 A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
A Em 2006, os gestores de Saúde assumiram o compromisso público da construção do Pacto pela Saúde, com base nos princípios constitucionais do SUS e ênfase nas necessidades de saúde da população. O Pacto que estabelece o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades, tais como saúde do trabalhador, fortalecimento da capacidade de resposta do sistema de saúde às pessoas com deficiência e saúde mental é aquele conhecido por Pacto:
Com relação às estratégias para incorporação das ações de saúde bucal no Programa de Saúde da Família (PSF), é correto afirmar que:
A definição do campo da prática das equipes de saúde bucal na Atenção Básica extrapola, e muito, os limites da boca, o que exige na composição que suas ações integrem diferentes áreas de conhecimento. São ações que devem integrar a prática das equipes de saúde bucal na Atenção Básica:
É um exemplo de atuação da equipe de saúde bucal no Programa Saúde da Família:
Como principal estratégia de planejamento para a melhoria das condições de saúde bucal no Brasil, o Ministério da Saúde mantém, desde 2003, o Programa
Em um consultório odontológico, cabe ao auxiliar de saúde bucal
Assinale a alternativa CORRETA relacionada a uma competência do Cirurgião-Dentista:
Dentre os fundamentos da atenção básica, temos: I. Acesso universal e contínuo a serviços de saúde; avaliação e acompanhamento sistemático dosresultados. II. Integralidade e valorização do profissional da saúde. III. Vínculo e co-responsabilização entre equipes e a população adscrita. IV. Participação popular e o controle social. V. Promover a pesquisa de ponta no meio universitário. Estão corretas as afirmativas:
Considerando-se o texto apresentado e informações estatísticas acerca das condições da saúde oral no Brasil, o principal problema bucal observado no país é
A figura apresenta prevalências de cárie dentária, aos 12 anos de idade, nos estudos epidemiológicos realizados no Brasil em 2003 e 2010.
De acordo com os resultados apresentados, assinale a alternativa correta.
Leia as afirmativas abaixo sobre as medidas de morbidade usadas na Epidemiologia e assinale a alternativa CORRETA:
I. A relação entre incidência e prevalência segue a seguinte fórmula: INCIDÊNCIA = PREVALÊNCIA X DURAÇÃO MÉDIA DA DOENÇA
II. A incidência mede o número de casos novos de uma doença, episódios ou eventos na população dentro de um período definido de tempo (dia, semana, mês, ano).
III. A prevalência (p) mede o número total de casos, episódios ou eventos existentes em um determinado ponto no tempo. Indica o número de pessoas da população que passou de um estado de não-doente para doente.
IV. A mudança da prevalência pode ser afetada tanto pela velocidade da incidência como pela modificação da duração da doença.
A vigilância epidemiológica é um “conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com a finalidade de se recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos". A fase mais nobre da metodologia utilizada na Vigilância Epidemiológica é denominada de: