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Folha de respostas:

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Quando se aborda o tema “História e diversidade e gênero” no ambiente escolar, faz-se necessário compreender que conceitos sobre heterossexualidade, homossexualidade, entre tantos, por vezes polêmicos e carregados de tabus, precisam fazer parte do currículo escolar, pois só se promove a dignidade da pessoa humana, tal qual está posto nos artigos 1º e 3º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a partir do momento em que a visão de nossas construções socioculturais do presente estão ligadas a outras tantas que já existiram no passado, continuaram e se diferenciaram.
Sobre a história da homossexualidade (1) assinale a alternativa incorreta:

Por mais de 40 anos, Augusto foi o chefe indiscutível do Império

Romano (27 a. C. a 14 a. D.). Em um período de muitas incertezas, em

uma fase de aparente paz, vivida, porém, em um clima cultural em que

predominava uma espécie de saudosismo pessimista, predominavam

certas correntes fi losófi cas que, entretanto, acabaram se inclinando

ao “dogma", aceito por seus adeptos como verdades absolutas. Entre

as mencionadas correntes fi losófi cas, pode-se destacar:

Sobre a história política da República Romana, é CORRETO afirmar que

Durante a realeza, e nos primeiros anos republicanos, as leis eram transmitidas oralmente de uma geração para outra. A ausência de uma legislação escrita permitia aos patrícios manipular a justiça conforme seus interesses. Em 451 A.C, porém, os plebeus conseguiram eleger uma comissão de dez pessoas – os decênviros – para escrever as leis. Dois deles viajaram a Atenas, na Grécia, para estudar a legislação de Sólon.
COULANGES, F. A Cidade antiga. São Paulo: Martins Fontes, 2000.



A superação da tradição jurídica oral no mundo antigo, descrita no texto, esteve relacionada à

Sobre a Antiguidade (greco-romana) e os estudos que a envolvem, assinale a alternativa correta.

Entre os séculos V e VI d.C., o ostrogodo Teodorico, que governou a Itália depois da queda do Império Romano do Ocidente, se apresentou como o sucessor dos príncipes romanos e como um novo Trajano. Três séculos mais tarde, Carlos Magno gravou em seus sinetes o lema “Restauração do Império Romano” e se fez coroar imperador em Roma, pelo papa, na noite de natal do ano de 800. No século XII, o cronista inglês Godofredo de Monmouth estabeleceu a descendência dos ingleses de Eneias, o herói troiano relacionado à fundação mítica de Roma. Assim como fizeram os Habsburgos, dinastia que governou o Sacro Império Romano–Germânico e que se proclamou a última descendente de Eneias. Com relação à persistência do mito de Roma nos exemplos citados, analise as afirmativas a seguir.
I. Os vários renascimentos de Roma indicam que ela era mitificada, sendo considerada a fonte do exercício da soberania, modelo ideal a ser imitado.
II. As relações que os novos povos do Ocidente estabeleceram com a memória perpetuada da Roma Antiga, eram simbólicas.
III. Estas retomadas do mito de Roma se inspiravam em seus atributos republicanos de potência militar, excelência política e centralismo decisório.
Assinale:

Sobre as relações de trabalho na Antiguidade, assinale a alternativa incorreta.

Faça com que os eleitores falem e pensem que você os conhece bem, que se dirige a eles pelo nome, que sem parar e conscienciosamente procura seu voto, que você é generoso e aberto, que, mesmo antes do amanhecer, sua casa está cheia de amigos, que todas as classes são suas aliadas, que você fez promessas para todo mundo e que as cumpriu, realmente, para a maior parte das pessoas.
MACKENDRIK, P. The roman mind at work. Krieger Pub. Co., 1980, p. 178-179
O texto acima, de Cícero, orador romano, 106 a.C. – 43 a.C., aconselha os possíveis candidatos nas eleições da Roma republicana. Seu discurso confirma a

Sobre o governo nas províncias romanas, leia os trechos dos documentos abaixo.

“Tu és romano, lembra-te de reger os povos sob teu governo./Serão estas as tuas artes: impor um regime de paz./Poupar os vencidos e sujeitar os soberbos.”
VIRGÍLIO. Eneida. Porto: Simões Lopes,1955. p.183.

“Os romanos (...) saqueadores da Terra, depois que devastaram tudo e não sobraram mais terras, já perscrutam o mar também; avarentos, se o inimigo é rico, arrogantes, se é pobre; nem o Oriente nem o Ocidente os terá saciado; cobiçam com amor igual as riquezas e a pobreza. Ao que arrancam, trucidam, saqueiam, dão o falso nome de império; e, ao deserto que deixam, o de paz.”
TÁCITO. Vida de Julio Agrícola. In: Obras Completas. Madri: M. Aguilar,1946. p. 971.

Quais são, respectivamente, as visões diferentes que os dois textos têm acerca da expansão romana?

?Somos servos da lei para podermos ser livres.

Cícero

?O que apraz ao príncipe tem força de lei.

Ulpiano

As frases acima são de dois cidadãos da Roma Clássica que viveram

praticamente no mesmo século, quando ocorreu a transição da República

(Cícero) para o Império (Ulpiano).

Tendo como base as sentenças acima, considere as afirmações:

I A diferença nos significados da lei é apenas aparente, uma vez que os

romanos não levavam em consideração as normas jurídicas.

II Tanto na República como no Império, a lei era o resultado de discussões

entre os representantes escolhidos pelo povo romano.

III A lei republicana definia que os direitos de um cidadão acabavam

quando começavam os direitos de outro cidadão.

IV Existia, na época imperial, um poder acima da legislação romana.

Estão corretas, apenas:

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