As distorções nas demonstrações contábeis podem originar-se de fraude ou de erro. Acerca desse assunto, julgue o item.
Ao determinar respostas globais para enfrentar os riscos avaliados de distorção relevante nas demonstrações contábeis,o auditor deve incorporar elementos de imprevisibilidade na seleção dos procedimentos de auditoria.
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - Ao determinar o tamanho da amostra, o auditor deve considerar o risco de amostragem, assim como os erros toleráveis e os esperados, pois o tamanho da amostra é afetado pelo nível do risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar
PORQUE,
II - quanto mais alto o risco que o auditor estiver disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra.
A respeito das asserções, é correto afirmar que
Com relação a planos, procedimentos e amostragem de auditoria, julgue o item a seguir.
O risco de amostragem em auditoria está associado ao desvio não representativo do desvio existente em uma população.
De acordo com o planejamento da auditoria de demonstrações contábeis e os riscos de distorção relevante, conforme definido pela NBC TA 300 e pela NBC TA 315, assinale a alternativa que não se caracteriza como responsabilidade do auditor no setor público.
Ao tratar do tema risco de auditoria, as normas brasileiras de contabilidade definem diversos conceitos. Sobre tais definições, assinale a alternativa correta.
Com relação a riscos, julgue os itens a seguir.
Estão certos apenas os itens
A auditoria contábil realiza a análise dos registros contábeis e financeiros, buscando certificar se os mesmos estão corretos. Um dos procedimentos que pode ser utilizado pelo auditor é a amostragem, tema este normatizado pelo Conselho Federal de Contabilidade, dentre outras pela Norma Brasileira de Contabilidade Técnica de Auditoria − NBC TA 530 – Amostragem em Auditoria. Em relação à amostragem:
As demonstrações financeiras da empresa Brasil S/A, referentes ao exercício de 2018, apresentaram distorções relevantes, e o auditor não detectando emitiu um relatório contendo uma opinião inadequada. Esta situação, de acordo com as normas de auditoria, caracteriza:
A opinião do auditor quanto ao que constitui evidência de auditoria apropriada e suficiente é influenciada por diversos fatores. Identifique quais dos itens abaixo correspondem a esses fatores e assinale a alternativa correta. I. Importância da distorção potencial na afirmação e probabilidade de que ela tenha efeito relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções em potencial, nas demonstrações contábeis. II. Efetividade das respostas e dos controles da administração para enfrentar os riscos. III. Entendimento da entidade e de seu ambiente, incluindo o seu controle interno. IV. Resultados dos procedimentos de auditoria executados, incluindo se esses procedimentos de auditoria identificaram casos específicos de fraude ou erro. V. Persuasividade da evidência de auditoria.
Um dos dois componentes de determinado risco é a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante; outro componente é o risco de que uma distorção que possa ocorrer em uma afirmação ou em conjunto com outras distorções não seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade. Essas informações caracterizam o risco
Em relação aos RISCOS de AUDITORIA assinale a alternativa correta:
Sob o prisma da NBC TA 240 (R1), no que diz respeito à responsabilidade do auditor em relação à fraude no contexto da auditoria de demonstrações contábeis, analise as assertivas abaixo:
Quais estão corretas?
A emissão de opinião inadequada do auditor sobre demonstrações contábeis finais que contenham distorção relevante caracteriza o risco
Risco de auditoria é a possibilidade de o auditor vir a emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre demonstrações contábeis significativamente incorretas. Quanto aos Riscos de Auditoria, assinale a alternativa correta:
Considerando as etapas e as atividades envolvidas no planejamento e na execução dos trabalhos do auditor, julgue o item que se segue.
Quando da avaliação do risco de detecção, o auditor deve levar em conta que a organização está exposta ao risco independentemente de quaisquer ações gerenciais que possam reduzir a probabilidade de sua ocorrência ou seu impacto.