Três grandes fontes de informações são utilizadas pela Odontologia para elaboração de um diagnóstico conclusivo sobre as patologias da cavidade bucal: o exame clínico, o exame radiográfico e os exames complementares (laboratoriais, histopatológico, etc.). O exame radiográfico, no entanto, deve ser usado como um meio semiotécnico auxiliar cujos resultados devem ser sempre somados aos obtidos através dos exames clínicos e de laboratório. Não se pode perder de vista suas limitações e os riscos de sua utilização, uma vez que há por parte de muitos profissionais uma exagerada confiança na radiografia, pelo fato dela se constituir, por vezes, no elemento suficiente para o diagnóstico. Para que uma radiografia possa ser interpretada adequadamente, três princípios básicos devem ser observados.
Analise atentamente as asserções a seguir:
I. Boa qualidade da radiografia.
II. O conhecimento do aspecto radiográfico das estruturas anatômicas e suas variações nas várias técnicas de tomadas radiográficas.
III. A finalidade da radiografia deve ser como meio complementar de diagnóstico.
IV. Mesmo sem o exame clínico o diagnóstico pode ser dado de forma precisa pela radiografia.
V. Devem ser feitas no mínimo duas tomadas radiográficas para confirmação do diagnóstico.
Das asserções acima, quais são consideradas VERDADEIRAS dentro dos 3 princípios básicos para interpretação radiográfica?
Na Odontologia, o Método de Le Master, como método de localização radiográfica, é indicado
Ao organizar a câmara escura portátil para revelação de películas radiográficas individuais, no consultório odontológico, deve-se posicionar corretamente os líquidos na sequência de trabalho. Para o processamento manual deve-se obedecer às seguintes etapas:
Durante o tratamento endodôntico do 24, o cirurgião-dentista, ao executar a radiografia para odontometria, necessitou fazer uma dissociação radiográfica. Sobre o exposto acima, assinale a alternativa CORRETA:
A revelação das radiografias de forma manual é um momento imprescindível para o sucesso da radiografia. Erros durante o processamento de revelação destas radiografias podem comprometer a imagem ou até mesmo inviabilizá-las. Seja numa revelação manual ou numa automática, devemos ficar atentos para esses possíveis erros e assim evitar repetições. Leia atentamente as afirmativas a seguir com possíveis erros durante a revelação.
( ) RISCOS E RANHURAS. Pode ser devido a unhas do operador tocando o filme ou contanto com outros filmes por exemplo.
( ) FILME CLARO. Pode ser devido a sub-revelação e/ou revelador saturado por exemplo.
( ) FILME ESCURO. Pode ser devido a super-revelação e/ou exposição do filme a luz por exemplo.
Considere as afirmativas como verdadeiras V ou falsas F. A Ordem de V ou F correta é:
Em relação à aplicação de exames de imagem na
identifcação odontológica, analise as afrmativas
abaixo.
I. Embora com bons resultados, as imagens promovidas
pela tomografa de feixe cônico não permitem a análise
e a visualização de trepanação dental.
II. A tomografa de feixes cônicos torna possível a análise
e a visualização de fraturas radiculares.
III. A identifcação por radiografas comuns baseiase
na comparação entre radiografas ante mortem,
arquivadas em consultórios ou em centros de estudos
odontológicos, e as radiografas obtidas post-mortem.
Assinale a alternativa correta.
Os equipamentos para radiodiagnóstico odontológico devem possuir algumas características específicas: Analise as afirmativas abaixo e assinale V(verdadeiro) e F(falso) relativo a essas características: ( ) Tensão: Em radiografias intra-orais a tensão no tubo de raios X deve ser maior ou igual a 50 kVp, preferencialmente maior que 60 kVp. ( ) Filtração total: Equipamentos com tensão de tubo inferior ou igual a 70 kVp devem possuir uma filtração total permanente não inferior ao equivalente a 1,5 mm de alumínio. ( ) Radiação de fuga: Em radiografias intra-orais, o cabeçote deve estar adequadamente blindado de modo a garantir um nível mínimo de radiação de fuga, limitada a uma taxa de kerma no ar mínima de 0,25 mGy/h a 1 m do ponto focal, quando operado em condições de ensaio de fuga. ( ) Colimação:Todo equipamento de raios X deve possuir um sistema de colimação para limitar o campo de raios X ao mínimo necessário para cobrir a área em exame. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
São consideradas técnicas radiográficas intrabucais, EXCETO:
Sobre exames radiográficos, marque com um X a alternativa FALSA:
Assinale a alternativa que corresponde ao diagnóstico de um achado radiográfico de múltiplas lesões radiolúcidas de pequeno diâmetro associadas aos ápices dos dentes anteriores inferiores hígidos, em uma paciente da raça negra com 48 anos de idade.
Com base na radiografia apresentada, julgue os itens a seguir.
O aspecto radiográfico da lesão radiolúcida unilocular associada à coroa do terceiro molar inferior incluso é considerado diagnóstico diferencial de que há expansão indolor do osso na região afetada, passível de confirmação se constatada assimetria facial.
A operação dos aparelhos de raios-x requer cuidados com a proteção dos pacientes e dos operadores. De acordo com o exposto, assinale a alternativa correta.
Julgue os seguintes itens, relativos ao funcionamento dos
equipamentos médico-odontológicos e aos cuidados necessários ao
bom uso desses equipamentos.
Efeitos da radiação por raios X não são danosos quando a
quantidade de radiação emitida pela fonte é controlada por
meio de manutenção preventiva realizada por profissionais
especialmente qualificados para esse fim.
Assinale a opção que corresponde a uma desvantagem do uso da técnica de paralelismo para obtenção de radiografias necessárias para o diagnóstico da cárie.
Assinale a alternativa que corresponde a uma lesão radiolúcida que ocorre apenas na mandíbula.