Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Três grandes fontes de informações são utilizadas pela Odontologia para elaboração de um diagnóstico conclusivo sobre as patologias da cavidade bucal: o exame clínico, o exame radiográfico e os exames complementares (laboratoriais, histopatológico, etc.). O exame radiográfico, no entanto, deve ser usado como um meio semiotécnico auxiliar cujos resultados devem ser sempre somados aos obtidos através dos exames clínicos e de laboratório. Não se pode perder de vista suas limitações e os riscos de sua utilização, uma vez que há por parte de muitos profissionais uma exagerada confiança na radiografia, pelo fato dela se constituir, por vezes, no elemento suficiente para o diagnóstico. Para que uma radiografia possa ser interpretada adequadamente, três princípios básicos devem ser observados.

Analise atentamente as asserções a seguir:

I. Boa qualidade da radiografia.

II. O conhecimento do aspecto radiográfico das estruturas anatômicas e suas variações nas várias técnicas de tomadas radiográficas.

III. A finalidade da radiografia deve ser como meio complementar de diagnóstico.

IV. Mesmo sem o exame clínico o diagnóstico pode ser dado de forma precisa pela radiografia.

V. Devem ser feitas no mínimo duas tomadas radiográficas para confirmação do diagnóstico.

Das asserções acima, quais são consideradas VERDADEIRAS dentro dos 3 princípios básicos para interpretação radiográfica?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282