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Assinale a alternativa correta. Qual agente alquilante da classe do alquil sulfonatos, pode causar; leucopenia e trombocitopenia.

Com relação à segurança no laboratório, assinalar a alternativa CORRETA:

Com relação aos significados de mistura, molécula e substância, julgue os itens a seguir.

Molécula é a menor porção de um composto, com um

grupo variável de átomos ligados em um arranjo mutável

e eletricamente neutro.

Um estudante deve usar um equipamento para colocar lâminas em imersão com o objetivo de fazer a desparafinazação e reidratar um corte tecidual. O equipamento a ser usado para essa finalidade é

Provas: IF-SC - 2017 - IF-SC - Químico
Disciplina:

Química

- Assuntos: Química Geral

Sobre a química do estado sólido, assinale apenas a alternativa INCORRETA.

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE: O ácido nítrico 0,001mol/L, cuja fórmula molecular é __________, apresenta pH _____. O ácido nítrico é capaz de reagir com NaOH em uma reação de ______________, formando __________.

Um técnico de laboratório da CASAN irá coletar amostras que não podem sofrer aeração, pois serão

destinadas aos ensaios de oxigênio dissolvido e sulfetos. Essas amostras devem ser coletadas na

superfície da água. Para essa coleta, ele utilizará o seguinte equipamento, que é denominado

Na figura a seguir estão representados, de modo resumido, os

níveis de conhecimento químico e suas possíveis relações.



Na figura acima, I, II e III, correspondem, respectivamente,

O cianeto de potássio, também conhecido como

cianureto, é um veneno de alta letalidade. A fórmula

química do cianeto de potássio é apresentada

corretamente em:

Leia o fragmento a seguir. “A Química como ciência tem um campo de sentidos histórico, cultural e discursivamente construído. Segundo Candela (1995), os estudos etnográficos que vêm sendo realizados pelos pesquisadores em Sociologia do Conhecimento Científico têm considerado que, para os cientistas, a ciência realiza-se nas práticas discursivas cotidianas e é uma reflexão e um debate sobre alternativas explicativas.”
(MACHADO, A.H. Aula de Química: discurso e conhecimento. Ed. UNIJUÍ, Ijuí, 3ª ed., 2014)
Entendendo a ciência como discurso, segundo Machado, é possível considerar que
I. a ciência é uma construção social que envolve versões diferentes sobre os temas abordados.
II. a linguagem científica pode possibilitar aos sujeitos uma maneira de pensar/falar sobre o mundo.
III. a linguagem científica possui características próprias como forma de registrar e ampliar o conhecimento científico.
Está correto o que se afirma em

Leia o fragmento a seguir. “De acordo com a perspectiva _____, a aula de química é um espaço de _____ do pensamento químico e de (re)elaboração de _____.”
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

Com relação às estratégias de ação propostas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para as aulas de Química no Ensino Médio, analise as afirmativas a seguir. I. A seleção e a organização de temas, conteúdos e habilidades, parte essencial dos processos de ensino e aprendizagem, são suficientes para alcançar as metas almejadas de formação e desenvolvimento de competências.
II. As atividades experimentais merecem especial atenção e tem como finalidade específica confirmar as ideias apresentadas anteriormente pelo professor.
III. O uso do computador no ensino é particularmente importante nos dias de hoje, mas a confiabilidade das fontes de informações deve ser objeto de atenção do professor.
Assinale:

O alúmen de potássio é o principal constituinte da pedra-ume ou pedra-hume, mas não o único, pois a pedra-hume pode conter outros alúmens. O alúmen de potássio ocorre naturalmente, geralmente como incrustações em rochas, em áreas de meteorização e oxidação de sulfetos minerais e minerais de rolagem de potássio. É comumente usado em purificação de água, curtimento de couro, têxteis à prova de fogo, produção de pão, entre outras aplicações.
Assinale a alternativa que apresenta a fórmula molecular do alúmen de potássio:

Relacione os conceitos que têm sido utilizados por pesquisadores para refletir sobre o ensino de Química/Ciências aos respectivos idealizadores/fundamentos. 1- Construtivismo
2- Aprendizagem significativa
3- Processo de internalização
4- Teoria da enunciação
( ) Constructo fundamental na obra de Vygotsky que aponta para questões relacionadas com a constituição do sujeito.
( ) Foi proposta por Bakhtin que, juntamente com outras noções como as de dialogia e das vozes, considera as interações verbais orais e escritas na produção do conhecimento.
( ) Noção marcada por uma variedade de visões e abordagens, as vezes contraditórias, que busca a valorização das contribuições dos estudantes no processo ensinoaprendizagem. ( ) Admite que a aprendizagem ocorre por meio da “ancoragem” de um novo conhecimento a um conceito já existente na estrutura cognitiva do sujeito.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

No ensino de Química, os conteúdos abordados e as atividades desenvolvidas devem ser propostas de forma a promover o desenvolvimento de competências dentro de três domínios, com suas características e especificidades próprias.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, esses três domínios são:

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