Assinale a alternativa correta. Qual agente alquilante da classe do alquil sulfonatos, pode causar; leucopenia e trombocitopenia.
Com relação à segurança no laboratório, assinalar a alternativa CORRETA:
Com relação aos significados de mistura, molécula e substância, julgue os itens a seguir.
Molécula é a menor porção de um composto, com um
grupo variável de átomos ligados em um arranjo mutável
e eletricamente neutro.
Um estudante deve usar um equipamento para colocar lâminas em imersão com o objetivo de fazer a desparafinazação e reidratar um corte tecidual. O equipamento a ser usado para essa finalidade é
Sobre a química do estado sólido, assinale apenas a alternativa INCORRETA.
Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE: O ácido nítrico 0,001mol/L, cuja fórmula molecular é __________, apresenta pH _____. O ácido nítrico é capaz de reagir com NaOH em uma reação de ______________, formando __________.
Um técnico de laboratório da CASAN irá coletar amostras que não podem sofrer aeração, pois serão
destinadas aos ensaios de oxigênio dissolvido e sulfetos. Essas amostras devem ser coletadas na
superfície da água. Para essa coleta, ele utilizará o seguinte equipamento, que é denominado
Na figura a seguir estão representados, de modo resumido, os
níveis de conhecimento químico e suas possíveis relações.
Na figura acima, I, II e III, correspondem, respectivamente,
O cianeto de potássio, também conhecido como
cianureto, é um veneno de alta letalidade. A fórmula
química do cianeto de potássio é apresentada
corretamente em:
Leia o fragmento a seguir.
“A Química como ciência tem um campo de sentidos histórico,
cultural e discursivamente construído. Segundo Candela (1995),
os estudos etnográficos que vêm sendo realizados pelos
pesquisadores em Sociologia do Conhecimento Científico têm
considerado que, para os cientistas, a ciência realiza-se nas
práticas discursivas cotidianas e é uma reflexão e um debate
sobre alternativas explicativas.”
(MACHADO, A.H. Aula de Química: discurso e conhecimento.
Ed. UNIJUÍ, Ijuí, 3ª ed., 2014)
Entendendo a ciência como discurso, segundo Machado, é
possível considerar que
I. a ciência é uma construção social que envolve versões
diferentes sobre os temas abordados.
II. a linguagem científica pode possibilitar aos sujeitos uma
maneira de pensar/falar sobre o mundo.
III. a linguagem científica possui características próprias como
forma de registrar e ampliar o conhecimento científico.
Está correto o que se afirma em
Leia o fragmento a seguir.
“De acordo com a perspectiva _____, a aula de química é um
espaço de _____ do pensamento químico e de (re)elaboração de
_____.”
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do
fragmento acima.
Com relação às estratégias de ação propostas nos Parâmetros
Curriculares Nacionais para as aulas de Química no Ensino Médio,
analise as afirmativas a seguir.
I. A seleção e a organização de temas, conteúdos e habilidades,
parte essencial dos processos de ensino e aprendizagem, são
suficientes para alcançar as metas almejadas de formação e
desenvolvimento de competências.
II. As atividades experimentais merecem especial atenção e tem
como finalidade específica confirmar as ideias apresentadas
anteriormente pelo professor.
III. O uso do computador no ensino é particularmente
importante nos dias de hoje, mas a confiabilidade das fontes
de informações deve ser objeto de atenção do professor.
Assinale:
O alúmen de potássio é o principal
constituinte da pedra-ume ou pedra-hume, mas
não o único, pois a pedra-hume pode conter
outros alúmens. O alúmen de potássio ocorre
naturalmente, geralmente como incrustações em
rochas, em áreas de meteorização e oxidação
de sulfetos minerais e minerais de rolagem de
potássio. É comumente usado em purificação
de água, curtimento de couro, têxteis à prova de
fogo, produção de pão, entre outras aplicações.
Assinale a alternativa que apresenta a fórmula
molecular do alúmen de potássio:
Relacione os conceitos que têm sido utilizados por pesquisadores
para refletir sobre o ensino de Química/Ciências aos respectivos
idealizadores/fundamentos.
1- Construtivismo
2- Aprendizagem significativa
3- Processo de internalização
4- Teoria da enunciação
( ) Constructo fundamental na obra de Vygotsky que aponta
para questões relacionadas com a constituição do sujeito.
( ) Foi proposta por Bakhtin que, juntamente com outras noções
como as de dialogia e das vozes, considera as interações
verbais orais e escritas na produção do conhecimento.
( ) Noção marcada por uma variedade de visões e abordagens,
as vezes contraditórias, que busca a valorização das
contribuições dos estudantes no processo ensinoaprendizagem.
( ) Admite que a aprendizagem ocorre por meio da “ancoragem”
de um novo conhecimento a um conceito já existente na
estrutura cognitiva do sujeito.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
No ensino de Química, os conteúdos abordados e as atividades
desenvolvidas devem ser propostas de forma a promover o
desenvolvimento de competências dentro de três domínios, com
suas características e especificidades próprias.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino
Médio, esses três domínios são: