Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 478 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A implementação de sistemas de qualidade em uma organização só é possível com o engajamento de todas as áreas e pessoas envolvidas. Para o sucesso na implementação é fundamental

Os conceitos e compreensão de custos caminham lado a lado. Qual a denominação dada ao custo que reconhece que os custos individuais exibem comportamentos conflitantes, devendo ser examinados coletivamente e balanceados no ótimo?

Os itens a seguir correspondem a aspectos (princípios) que habitualmente são considerados na implantação de um programa de qualidade, À EXCEÇÃO DE UM. Assinale-o.

Quanto ao planejamento estratégico e aos processos
organizacionais, julgue os itens subsequentes.

Com o mapeamento de processo, é possível estudar o fluxo operacional de cada atividade de uma organização, identificando-se os chamados gargalos produtivos.

Com relação à abordagem sistêmica das organizações, julgue os itens de 47 a 56.

A avaliação de desempenho das organizações envolve a aferição de indicadores de satisfação de todos os grupos de interesse, incluindo os clientes ou usuários, independentemente das relações de poder e da cultura organizacional.

As ferramentas da qualidade são aplicadas sistematicamente para a resolução de deficiências de processos nas empresas, seguindo o ciclo PDCA. Suponha uma empresa com um grave problema em um de seus processos internos, cujas taxas de defeito tenham atingido níveis inaceitáveis. As etapas da busca pela solução do problema foram listadas abaixo, em sequência lógica.

1 - Entender o processo.
2 - Coletar dados.
3 - Priorizar o problema.
4 - Identificar as causas raízes.
5 - Planejar e implementar ações de melhoria.
6 - Controlar o processo.

As ferramentas da qualidade utilizadas, em cada etapa, são

Imagem 007.jpg

Levando em consideração o uso de controles e indicadores de produtividade em um programa de educação, o percentual de crianças matriculadas e a avaliação da qualidade por meio de exames nacionais são, respectivamente, exemplos de:

Com relação ao benchmarking, analise as afirmativas a seguir.

I. O benchmarking é uma atividade de curto prazo para evitar defasagem de dados.

II. O benchmarking enfatiza, como pressuposto, o aspecto processual.

III. O benchmarking é aplicado somente entre organizações do mesmo setor de atuação, sob pena de análises enviesadas.

Assinale:

Eficiência de um sistema depende de como seus recursos são utilizados. É um princípio da administração de recursos, mais que uma simples medida de desempenho. Sua antítese é o desperdício. (MAXIMIANO, 2000, p.115). Assim é correto afirmar que eficiência significa:

O termo qualidade é um dos temas mais debatidos e difundidos no meio empresarial e no ambiente macroeconômico. Interligados ao conceito de qualidade existem outros, complementares, tais como produtividade, gestão ambiental, competitividade, globalização, etc. Nesse contexto, analise as afirmações a seguir.

O grande movimento da qualidade teve início, no Brasil, no início da década de 90, em função do cenário econômico na época, e todo e qualquer programa de qualidade tem como foco o cliente

PORQUE

O conceito primário de qualidade é atender às expectativas implícitas e explícitas do cliente. Analisando essas informações, conclui-se que

O setor de serviços ocupa, atualmente, uma posição importante na geração de riquezas para um país. No momento da prestação do serviço ocorre o contato mais direto entre a empresa e seus clientes. Como conceito, nível de serviço é a qualidade com que o fluxo de bens e serviços é gerido pela empresa. Dentro dessa perspectiva, compreende-se que o nível de serviço se

Um conceito de qualidade está relacionado com a conformidade com as especificações. Quando um trabalho é realizado de maneira correta da primeira vez, deve ficar claro para todos. A qualidade se encontra na prevenção, e esta, por sua vez, origina-se do treinamento, do exemplo, da disciplina, liderança e persistência.

Na perspectiva desse conceito, está contido o princípio da qualidade denominado

Muitas empresas buscam diminuir seus custos de operação terceirizando algumas atividades. Porém, não se pode, com o objetivo de reduzir custos, abrir mão da qualidade. Para evitar que isso ocorra, as empresas, na contratação de serviços terceirizados, elaboram um Acordo de Nível de Serviço. Esse Acordo pode ser feito entre um cliente e um fornecedor, ou até mesmo entre diferentes áreas de uma empresa. Por ser um processo complexo, as empresas precisam tomar uma série de precauções.

Ao elaborar um Acordo de Nível de Serviço, a empresa contratante deve

A gestão de estoques é fator de grande importância para as empresas, e uma boa gestão de estoque faz com que a empresa possa se tornar mais competitiva no mercado em que atua. A classificação do estoque pela curva ABC é um método antigo, porém eficaz e baseia-se no raciocínio do Diagrama de Pareto, desenvolvido pelo economista italiano Vilfredo Pareto. É através da classificação da curva ABC que se consegue determinar o grau de importância dos itens, permitindo, assim, diferentes níveis de controle com base na importância relativa do item.
Associe cada classe apresentada na coluna da esquerda à característica correspondente, exposta na coluna da direita.



Estão corretas as associações

O fluxograma que permite um maior detalhamento das operações, capaz de exibir os fluxos alternativos mais utilizados pelas empresas, também chamado de fluxogramas de procedimentos, é o

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282