No que se refere a transtornos de estresse pós-traumático (TEPT), julgue o item que se segue.
No TEPT agudo, a perturbação tem duração mínima de dois dias e máxima de quatro semanas após o evento traumático, enquanto no TEPT os sintomas encontram-se presentes após um mês e as perturbações não estão primariamente relacionadas a efeitos fisiológicos causados por alterações de substâncias no organismo.
Acerca de transtornos parafílicos e da atuação profissional em programas de prevenção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis, julgue os itens a seguir.
Um indivíduo portador de transtorno parafílico tem desejos sexuais intensos que podem levá-lo ao estupro de uma pessoa, de um animal e até à própria morte por asfixia.
Sobre os métodos e técnicas de avaliação e diagnóstico em psicopatologia, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
I. O diagnóstico psicopatológico é, de modo geral, baseado em possíveis mecanismos etiológicos supostos pelo entrevistador.
II. A avaliação psicopatológica repousa sobre os dados clínicos evolutivos, ou seja, é o exame psíquico que conduz ao diagnóstico.
III. O exame físico do paciente com transtorno mental é dispensável na avaliação psicopatológica, o exame importante é a avaliação neurológica.
IV. Existem vários critérios de normalidade anormalidade em psicopatologia, a adoção de um ou outro depende, entre outras coisas, de opções filosóficas, ideológicas e pragmáticas do profissional.
V. A avaliação do paciente, em psicopatologia, é feita principalmente por meio da entrevista. A entrevista psicopatológica permite a realização dos dois principais aspectos da avaliação: o histórico dos sinais e dos sintomas e o exame do estado mental atual.
As alterações na área da senso-percepção estão presentes como sintomas de muitos transtornos mentais, sendo critérios importantes na avaliação clínica, diagnóstico e orientação dos tratamentos.
Sobre as alterações na senso-percepção, assinale a afirmativa correta.
Leia as afirmativas a seguir:
I. O comportamento humano não exige a adoção de um paradigma diferente de ciência. É preciso, sim, ampliar o conhecimento das variáveis que afetam o sistema inteiro e a criação de técnicas e tecnologias capazes de alimentar constantemente um banco de informações a ser usado na previsão de eventos comportamentais particulares.
II. Comportamento é a interação entre um organismo, fisiologicamente constituído como um equipamento anatomofisiológico, e o seu mundo, histórico e imediato.
Marque a alternativa CORRETA:
De acordo com a escala do nível de funcionamento da personalidade do DSM-5 (AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION, 2014), será considerado um prejuízo extremo da empatia quando a pessoa:
O espectro da esquizofrenia e outros transtornos psicóticos são definidos por anormalidades em um ou mais dos seguintes 5 domínios: delírios, alucinações, pensamento (discurso) desorganizado, comportamento motor grosseiramente desorganizado ou anormal (incluindo catatonia) e sintomas
O campo da psicopatologia inclui um grande número de fenômenos humanos especiais, associados ao que se denominou historicamente de doença mental. Sobre os transtornos psicopatológicos, informe se é verdadeiro ou falso o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) No Transtorno da Personalidade Esquizoide, os déficits sociais e interpessoais, marcado por desconforto agudo e reduzida capacidade para relacionamentos íntimos, além de distorções cognitivas ou perceptivas e comportamento excêntrico. Os sintomas mais comuns são: ideias de referência excluindo delírios de referência); crenças bizarras ou pensamento mágico que influenciam o comportamento e não estão de acordo com as normas, da subcultura do indivíduo; experiências perceptivas incomuns, incluindo ilusões somáticas; pensamento e discurso bizarros; desconfiança ou ideação paranoide; afeto inadequado ou constrito; aparência ou comportamento esquisito, peculiar ou excêntrico; não tem amigos íntimos ou confidentes, exceto parentes em primeiro grau; e ansiedade social excessiva que não diminui com a familiaridade e tende a estar associada com temores paranoides, em vez de julgamentos negativos acerca de si próprio.
( ) No Transtorno da Personalidade Histriônica, há excessiva emotividade e busca de atenção, que se manifesta no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos. Os sintomas mais comuns são: desconforto em situações nas quais não é o centro das atenções; a interação com os outros freqüentemente se caracteriza por um comportamento inadequado, sexualmente provocante ou sedutor; mudanças rápidas e superficialidade na expressão das emoções; constante utilização da aparência física para chamar a atenção sobre si próprio; estilo de discurso excessivamente impressionista e carente de detalhes; dramaticidade, teatralidade e expressão emocional exagerada; sugestionabilidade, ou seja, é facilmente influenciado pelos outros ou pelas circunstâncias; e considerar os relacionamentos mais íntimos do que realmente são.
( ) Nos transtornos psico-orgânicos, as funções psíquicas mais afetadas são: nível de consciência, atenção, orientação, memória, linguagem, psicomotricidade e pensamento.
( ) No centro de todas as neuroses está a angústia. O indivíduo neurótico vive os conflitos humanos fundamentais de forma particularmente dolorosa e recorrente.
( ) A esquizofrenia é a principal forma de psicose. Considera-se que alguns sintomas são muito significativos para o diagnóstico da esquizofrenia, particularmente os sintomas de primeira ordem, que são: percepção delirante, vivência de empobrecimento afetivo, alucinações auditivas características e alterações de ânimo.
Consta no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais − DSM-5, que o Transtorno da personalidade esquizoide corresponde a um padrão difuso de distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão de emoções em contextos interpessoais que surgem
Consta no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais − DSM-5, que o Transtorno da personalidade esquizoide corresponde a um padrão difuso de distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão de emoções em contextos interpessoais que surgem
O transtorno do estresse pós-traumático é uma condição que surge após a exposição a eventos traumáticos, ameaçadores, e implica importantes consequências para a pessoa afetada. Assinale a opção correta a respeito dos sintomas e das condições típicos desse transtorno.
Quando existe uma incongruência entre o afeto expresso e a situação vivenciada, por exemplo, quando um doente afirma estar alegre, mas sua mímica é de tristeza, constitui uma alteração qualitativa da afetividade e caracteriza-se por uma inadequação do afeto tipo:
As principais características para o reconhecimento do TDAH são a hiperatividade, o distúrbio de atenção ou concentração, a impulsividade e a agitação. Como consequência desses sintomas, podem surgir, muitas vezes, outros graves problemas, como distúrbios emocionais e dissociais de aprendizagem e de aproveitamento. O TDAH apresenta algumas características para identificar esse transtorno em sala de aula. Sendo assim assinale a alternativa que expressa essas características.
Para a perspectiva psicodinâmica do estudo da psicopatologia, a compreensão e a conscientização da doença são parte do sintoma, assim como são prerrogativas fundamentais para um plano de tratamento e um prognóstico. Com base nessa perspectiva, analise as afirmativas a seguir.
I. É por meio do manejo da transferência, instrumento principal para reprimir a compulsão do paciente à repetição, transformando-a em um motivo para recordar os fenômenos de sua moléstia, podendo, assim, ser curado pelo trabalho terapêutico.
II. Pela proposta de recordar, repetir e elaborar é possível viabilizar ao paciente uma mudança de atitude consciente para a mudança, ou seja, de um habitual contentamento em lamentar, desprezar e subestimar a importância da doença; passa a compreensão das repressões que adotava ao que a tenha originado.
III. Com o emprego da interpretação para identificar as resistências evidenciadas em inibições, atitudes inúteis, traços patológicos de caráter e sintomas, tornando-as conscientes de modo que sua enfermidade se faça desprezível, é possível, em um procedimento psicodiagnóstico, fornecer uma nova tônica psíquica ao paciente.
IV. Com a instrução ao paciente a uma nova atitude em relação à doença, evitando intensificar os conflitos e pôr em evidência sintomas até o momento nebuloso, tais como manifestações fóbicas, ideias ou impulsos obsessivos, é possível proporcionar consolo ao paciente diante de agravamentos necessários e explicitados pela repetição.
Acerca do psicodiagnóstico de fundamentação psicodinâmica, estão corretas apenas as afirmativas
A afetividade é um tema de importância para a compreensão de psicopatologias. Os afetos consistem, pois, em estados psíquicos subjetivos que se caracterizam pela propriedade de serem agradáveis ou desagradáveis. Nesse sentido é possível afirmar que o conceito de afetividade abrange emoções, sentimentos, paixões e humor. Tendo em vista tais considerações sobre a afetividade, assinale a afirmativa correta.
Há vários critérios de normalidade e anormalidade em psicopatologia. A adoção de um ou outro depende, entre outras coisas, de opções filosóficas, ideológicas e pragmáticas do profissional. Entre esses conceitos, considere a alternativa que traga os pressupostos de Normalidade como Liberdade: