Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Para a perspectiva psicodinâmica do estudo da psicopatologia, a compreensão e a conscientização da doença são parte do sintoma, assim como são prerrogativas fundamentais para um plano de tratamento e um prognóstico. Com base nessa perspectiva, analise as afirmativas a seguir.

I. É por meio do manejo da transferência, instrumento principal para reprimir a compulsão do paciente à repetição, transformando-a em um motivo para recordar os fenômenos de sua moléstia, podendo, assim, ser curado pelo trabalho terapêutico.

II. Pela proposta de recordar, repetir e elaborar é possível viabilizar ao paciente uma mudança de atitude consciente para a mudança, ou seja, de um habitual contentamento em lamentar, desprezar e subestimar a importância da doença; passa a compreensão das repressões que adotava ao que a tenha originado.

III. Com o emprego da interpretação para identificar as resistências evidenciadas em inibições, atitudes inúteis, traços patológicos de caráter e sintomas, tornando-as conscientes de modo que sua enfermidade se faça desprezível, é possível, em um procedimento psicodiagnóstico, fornecer uma nova tônica psíquica ao paciente.

IV. Com a instrução ao paciente a uma nova atitude em relação à doença, evitando intensificar os conflitos e pôr em evidência sintomas até o momento nebuloso, tais como manifestações fóbicas, ideias ou impulsos obsessivos, é possível proporcionar consolo ao paciente diante de agravamentos necessários e explicitados pela repetição.

Acerca do psicodiagnóstico de fundamentação psicodinâmica, estão corretas apenas as afirmativas

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282