Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 44 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado

Sobre o desenvolvimento intelectual da faixa etária de 01 a 02 anos:

(__)- Exibe maior curiosidade;
(__)- Gosta de explorar o que o rodeia;
(__)- Ainda não compreende nem as ordens simples;
(__)- As experiências físicas que vai fazendo inibem o desenvolvimento das capacidades cognitivas.

Levando-se em consideração que [V] significa verdadeiro e [F] significa falso a sequência das proposições acima é:

É um distúrbio de fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras e pela má pronúncia, omitindo, acrescentando, trocando ou distorcendo os fonemas:

Com base nos elementos que apoiam uma aprendizagem efetiva do aluno, julgue os seguintes itens.

O trabalho, como princípio educativo, é a primeira mediação entre o homem e a realidade material e social. O ser humano é produtor de sua realidade e, por isso, se apropria dela e pode transformá-la.

É possível considerar a diferença entre dificuldade de aprendizagem dos distúrbios de aprendizagem, pois:

“Na verdade, o mestre fitava-nos. Como era mais severo para o filho, buscava-o muitas vezes com os olhões, para trazê-lo mais aperreado. Mas nós também éramos finos; metemos o nariz no livro, e continuamos a ler. Afinal cansou e tomou as folhas do dia, três ou quatro, que ele lia devagar, mastigando as ideias e as paixões. Não esqueçam que estávamos então no fim da Regência, e que era grande a agitação pública. Policarpo tinha decerto algum partido, mas nunca pude averiguar esse ponto. O pior que ele podia ter, para nós, era a palmatória. E essa lá estava, pendurada do portal da janela, à direita, com os seus cinco olhos do diabo. Era só levantar a mão, despendurá-la e brandi-la, com a força do costume, que não era pouca".

(Machado de Assis, Conto de Escola).

O excerto acima retrata uma escola da época da Regência e apresenta uma cena cujo principal ponto toca na questão:

Os sistemas de recuperação buscam atender os alunos com baixo rendimento escolar, sem que estes criem defasagens e carreguem dúvidas e dificuldades não superadas. O método de recuperação paralela, estabelecida por lei, obrigatoriamente, deverá ser entendido como um método que:

Podemos definir inteligência atrapada como estado de inibição _____ caracterizado pelo esquema mental de defesa ou _____, desenvolvido pelo próprio sujeito que impede ou atrapalha a _____.

Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:

Existem nos estudos psicopedagógicos fatores, conceitos e terminologias que explicam o motivo pelo qual a criança não consegue

aprender e se desenvolver pedagogicamente conforme o esperado. Podem ser conceituados como: dificuldades de aprendizagem, distúrbios de aprendizagem e transtornos de aprendizagem. Cada um poderá se apresentar no aluno com problemas de aprendizagem na escola.

Associe as duas colunas abaixo:

(1) Dificuldades de aprendizagem

(2) Distúrbios de aprendizagem

(3) Transtornos de aprendizagem

( ) São problemas que afetam a capacidade da criança de receber, processar, analisar ou armazenar informações. Podem dificultar a aquisição, pela criança, de habilidades de leitura, escrita, soletração e resolução de problemas matemáticos.

( ) É um impedimento psicológico ou neurológico para a linguagem oral ou escrita ou para condutas preceituais, cognitivas ou motoras.

( ) São sintomas que decorrem de obstáculos que aparecem no mesmo momento histórico em que está ocorrendo a aprendizagem, por sua vez, resultam de histórias vividas nas dimensões afetivas, cognitivas, sociais, orgânicas e funcionais.

( ) Identificam-se quando uma criança não consegue aprender com os métodos com os quais outras crianças aprendem, apesar de ter as bases intelectuais apropriadas para aprendizagem.

( ) Estão relacionados(as) a um grupo de dificuldades específicas e pontuais que se caracteriza pela presença de uma disfunção neurológica ou algum problema de saúde que a criança apresente.

Assinale a sequência CORRETA

O jogo na concepção de Wallon de acordo com a teoria de Wallon o desenvolvimento humano deve ser considerado nos vários campos funcionais que distribuem a atividade infantil, pois a criança deve ser contextualizada nas relações com o meio. Deste modo, o desenvolvimento irá ocorrer tanto em ambientes físicos como nos ambientes sociais, dois fatores importantes para a formação da personalidade. Esta realiza a integração de duas funções principais.

Assinale a alternativa CORRETA:

A dislexia é um problema de aprendizagem, ao qual o professor deve ficar particularmente atento.

A respeito da dislexia, é incorreto afirmar:

Imagem 001.jpg

A partir da situação hipotética acima apresentada, assinale a opção correta segundo o pensamento de Lev Vigotski acerca de aprendizagem.

Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.

O princípio básico da teoria comportamentalista é a descoberta da relação existente entre os eventos que antecedem a manifestação de determinado comportamento e as consequências dele decorrentes.

Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.

O ensino embasado na abordagem construtivista pressupõe a construção do conhecimento pelo aprendiz como um processo dinâmico de interpretação das informações por ele recebidas.

Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.

De acordo com a abordagem cognitivista, aprendizagem é definida como mudança de comportamento que, a partir da interação do indivíduo com o meio, resulta na aquisição de capacidades.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282