Nos últimos anos, assistimos a uma crescente reflexão sobre a avaliação na Educação Infantil, um assunto novo para muitos educadores que trabalham com crianças de 0 a 5 anos. Nessa perspectiva, segundo Oliveira (2015), as instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desempenho das crianças, garantindo, entre outras, a
O raciocínio espaço-temporal baseia-se na ideia de que o ser humano produz o espaço em que vive, apropriando-se dele em determinada circunstância histórica. A capacidade de identificação dessa circunstância impõe-se como:
São características da consciência fonológica, exceto:
Partindo do pressuposto que a Educação Infantil é fundamental ao desenvolvimento da criança, leia as afirmativas que seguem: I- Toda a criança se desenvolve física e intelectualmente independente da frequência na Educação Infantil. Este fator é biológico e inerente ao ser humano. II- A família tem a responsabilidade precípua da educação. Na escola devem-se ensinar os conhecimentos culturalmente e historicamente organizados pela sociedade. III- A infância é um período onde desenvolvimento e aprendizagem se relaciona também ao meio em que a criança está inserida. Na escola, a criança vivencia experiências construtivas, aprendizagens significativas que lhe auxiliam a compreender este espaço, as relações sociais que se desenvolvem nele e o conhecimento historicamente acumulado. IV- A escola deve prover as necessidades afetivas, biológicas e sociais observadas na criança; considerando a importância do desenvolvimento integral do aluno. Assinale a alternativa que apresenta todas as respostas CORRETAS:
A Psicologia oferece à Pedagogia um conhecimento sobre a aprendizagem que considera o ser humano de um modo genérico, desvinculado dos conteúdos de ensino. A Psicopedagogia é agregadora, pois:
Observe a charge elaborada por TONUCCI:
Partindo da análise desta charge ao refletirmos quanto à organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil é CORRETO afirmar:
A professora Judite sentou-se com os alunos do 3º ano do ensino fundamental para conversar sobre o jogo queimado e os estimulou a falarem sobre o assunto. Durante a vivência, o jogo era interrompido para dialogarem sobre diferentes possibilidades de jogar e sugerirem variações. No final da aula, voltaram a conversar sobre todo o processo.
Essa metodologia, de acordo com Freire e Scaglia, no livro Educação como prática corporal (2009), tem por objetivo desenvolver a
As dificuldades de aprendizagem e os distúrbios de aprendizagem podem ocorrer basicamente por três formas:
Sobre a Dislexia é incorreto afirmar:
Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:
“Algumas crianças cegas ________________ podem manifestar maneirismos e comportamentos ________________ porque a falta de visão compromete a imitação e deixa um vazio a ser ___________________."
De acordo com Weiss (2012), na utilização de testes psicométricos, a única opção que NÃO corresponde aos cuidados indispensáveis do terapeuta é:
A Síndrome de Turner é uma alteração dos cromossomos sexuais, sendo definida atualmente como uma anomalia cromossômica, onde apenas um cromossomo X tem seu funcionamento normal, sendo que o outro cromossomo X pode estar perdido total ou parcialmente ou ser anormal, apresentando cariótipo 45, X. A síndrome possui como características clínicas, que originam seu fenótipo, baixa estatura, inteligência normal, disgenesia gonadal (malformação das gônadas), puberdade deficiente, infertilidade, pescoço alado, cardiopatias e rins com formato de ferradura. Essa síndrome foi descrita inicialmente em 1938, por:
É o conceito central da teoria de Perrenoud:
Para se atingir os objetivos dos cuidados, é necessário que as atitudes e procedimentos estejam baseados em conhecimentos específicos sobre o
A Síndrome de Edwards, considerada a segunda alteração mais frequentes nos seres humanos e sua incidência é de 1:5.000 nativivos. O cariótipo dessa síndrome é caracterizado como 47, XX, +18 ou 47, XY, +1Na maioria dos casos de trissomia do cromossomo 18 é encontrado as seguintes características: