Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 44 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Nos últimos anos, assistimos a uma crescente reflexão sobre a avaliação na Educação Infantil, um assunto novo para muitos educadores que trabalham com crianças de 0 a 5 anos. Nessa perspectiva, segundo Oliveira (2015), as instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desempenho das crianças, garantindo, entre outras, a

O raciocínio espaço-temporal baseia-se na ideia de que o ser humano produz o espaço em que vive, apropriando-se dele em determinada circunstância histórica. A capacidade de identificação dessa circunstância impõe-se como:

São características da consciência fonológica, exceto:

Partindo do pressuposto que a Educação Infantil é fundamental ao desenvolvimento da criança, leia as afirmativas que seguem: I- Toda a criança se desenvolve física e intelectualmente independente da frequência na Educação Infantil. Este fator é biológico e inerente ao ser humano. II- A família tem a responsabilidade precípua da educação. Na escola devem-se ensinar os conhecimentos culturalmente e historicamente organizados pela sociedade. III- A infância é um período onde desenvolvimento e aprendizagem se relaciona também ao meio em que a criança está inserida. Na escola, a criança vivencia experiências construtivas, aprendizagens significativas que lhe auxiliam a compreender este espaço, as relações sociais que se desenvolvem nele e o conhecimento historicamente acumulado. IV- A escola deve prover as necessidades afetivas, biológicas e sociais observadas na criança; considerando a importância do desenvolvimento integral do aluno. Assinale a alternativa que apresenta todas as respostas CORRETAS:

A Psicologia oferece à Pedagogia um conhecimento sobre a aprendizagem que considera o ser humano de um modo genérico, desvinculado dos conteúdos de ensino. A Psicopedagogia é agregadora, pois:

Observe a charge elaborada por TONUCCI:

Partindo da análise desta charge ao refletirmos quanto à organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil é CORRETO afirmar:

A professora Judite sentou-se com os alunos do 3º ano do ensino fundamental para conversar sobre o jogo queimado e os estimulou a falarem sobre o assunto. Durante a vivência, o jogo era interrompido para dialogarem sobre diferentes possibilidades de jogar e sugerirem variações. No final da aula, voltaram a conversar sobre todo o processo.

Essa metodologia, de acordo com Freire e Scaglia, no livro Educação como prática corporal (2009), tem por objetivo desenvolver a

As dificuldades de aprendizagem e os distúrbios de aprendizagem podem ocorrer basicamente por três formas:

Sobre a Dislexia é incorreto afirmar:

Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:

Algumas crianças cegas ________________ podem manifestar maneirismos e comportamentos ________________ porque a falta de visão compromete a imitação e deixa um vazio a ser ___________________."

De acordo com Weiss (2012), na utilização de testes psicométricos, a única opção que NÃO corresponde aos cuidados indispensáveis do terapeuta é:

A Síndrome de Turner é uma alteração dos cromossomos sexuais, sendo definida atualmente como uma anomalia cromossômica, onde apenas um cromossomo X tem seu funcionamento normal, sendo que o outro cromossomo X pode estar perdido total ou parcialmente ou ser anormal, apresentando cariótipo 45, X. A síndrome possui como características clínicas, que originam seu fenótipo, baixa estatura, inteligência normal, disgenesia gonadal (malformação das gônadas), puberdade deficiente, infertilidade, pescoço alado, cardiopatias e rins com formato de ferradura. Essa síndrome foi descrita inicialmente em 1938, por:

É o conceito central da teoria de Perrenoud:

Para se atingir os objetivos dos cuidados, é necessário que as atitudes e procedimentos estejam baseados em conhecimentos específicos sobre o

A Síndrome de Edwards, considerada a segunda alteração mais frequentes nos seres humanos e sua incidência é de 1:5.000 nativivos. O cariótipo dessa síndrome é caracterizado como 47, XX, +18 ou 47, XY, +1Na maioria dos casos de trissomia do cromossomo 18 é encontrado as seguintes características:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282