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Acerca de elementos relacionadores presentes no Texto 1, analise as afirmações abaixo.

1. A expressão destacada no trecho "O número de pessoas que fala a mesma coisa não é capaz de alterar o mundo dos fatos. Em outras palavras, quantidade não é qualidade." (1º §), indica que o autor pretendeu fazer uma reformulação em seu discurso, para deixar as ideias mais claras para seu interlocutor.

2. No trecho: "Cada dia mais há publicações irônicas acerca do chamado "cidadão de bem", questionando a diferenciação desse com relação ao marginal." (3º §), o leitor deve compreender que o termo destacado faz referência à expressão "cidadão de bem".

3. Releia: "Não há traços físicos de pessoas tendentes ao cometimento de delitos. Ademais, qualquer indivíduo está sujeito ao cometimento de práticas delituosas" (3º §). Com o termo em destaque, o autor sinaliza sua intenção de acrescentar novas informações ao seu texto.

4. No trecho: "Se a opinião pública encabeça, atualmente, um movimento cada vez mais punitivista, é porque se cansou de ficar à deriva, entre um Estado que não o protege [...]" (7º §), o referente do pronome destacado, embora não explícito, pode ser recuperado pelo leitor, que relaciona esse pronome a "indivíduo", "cidadão", contidos na ideia de "opinião pública".

Estão CORRETAS:

Leia a tirinha.

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: <HTTPS://ppavonts2.wordpress.com/2007/11/12/calvin-haroldo-avonts-001/>.

A respeito das classes de palavras e das funções sintáticas dos termos nas frases, avalie as afirmações a seguir.

I. Em um dos quadrinhos, um dos verbos está flexionado incorretamente.

II. No primeiro quadrinho, a expressão "de fome" é um complemento nominal.

III. No segundo quadrinho, a palavra "fome" exerce a função de sujeito da oração.

IV. No terceiro quadrinho, um dos adjuntos adnominais está representado por um pronome.

V. No último quadrinho, em um dos balões, identifica-se um período simples com uma oração absoluta.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Leia o trecho: “pendurei o guarda-chuva a um canto e me pus a contemplá-lo”. Assinale a alternativa que apresenta a regra correta que justifica o uso da expressão pronominal em destaque.

Há conflitos nos grupos sociais, para esses conflitos concorrem fatores que levam esses conflitos a uma indesejável exacerbação, razão pela qual se deve buscar atenuar a intensidade desses conflitos.

Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por:

Analise as seguintes assertivas sobre a expressão “Toda criação” (l. 28):

  1. A palavra “toda” pode ser classificada como pronome indefinido.
  2. Caso inseríssemos um artigo definido antes do substantivo “criação”, manteríamos o mesmo sentido da expressão original.
  3. O pronome em questão está em posição de pronome substantivo.

Quais estão corretas?

“Se alguém diz que não tem chance nenhuma, daí que ele ficará motivado. Se alguém o adverte de que é impossível, ele se sente mais confiante. É alertá-lo que não poderá remediar a situação, ele junta as suas forças para derrotar os diagnósticos.”

Considerando o contexto do texto do qual o trecho acima foi destacado, assinale a alternativa em que os pronomes estabelecem a retomada do termo “mineiro”.

O texto abaixo é uma transcrição de um texto falado:

Meu nome é M., tenho 23 anos e trabalho com crianças de 2 anos e meio a 3 anos. Agora está no final do ano, eu estou contente porque está acabando por causa que estou cansada, mas por outro lado eu já estou com saudade das crianças, a gente se apega. Mas todo ano acontece isso, sei que no próximo ano não vou pegar a mesma turma por causa da minha situação de professora ACT. Mesmo assim temos que acreditar e depositar confiança nestas crianças, confiando que eles vão ser os responsáveis por uma mudança. Isso é que nos incentiva, e o reconhecimento dos pais e o carinho das crianças, mesmo que a nossa profissão não seja valorizada.

(Görski e Moura, 2011.)

A respeito da organização gramatical do texto, considere as seguintes afirmativas:

  1. Na passagem: “Agora está no final do ano, eu estou contente porque está acabando por causa que estou cansada”,
    há um termo omitido antes de “está acabando”, e esse termo omitido faz referência a “ano”.
  2. Na passagem: “Mas todo ano acontece isso”, o termo “isso” se refere à situação descrita na sentença anterior.
  3. A expressão “mesmo assim” estabelece uma contradição com o que foi relatado nas passagens anteriores.
  4. O que incentiva o relator é descrito no termo “isso” na passagem: “Isso é que nos incentiva”, juntamente com o que se lê na passagem: “o reconhecimento dos pais e o carinho das crianças”.

Assinale a alternativa correta.

Com base no texto 4 e conforme a norma padrão escrita, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) As duas ocorrências do termo ‘e’ funcionam para adicionar e opor ideias, respectivamente. ( ) As duas ocorrências da palavra ‘como’ funcionam para estabelecer uma relação de comparação. ( ) Os termos ‘soa’ e ‘tine’ estabelecem relações de sentido opostas. ( ) As flexões verbais ‘falasse’, ‘tivesse’ e ‘seria’ estão conjugadas no pretérito imperfeito do subjuntivo. ( ) As duas ocorrências do termo ‘que’ funcionam como pronome relativo.

Observe o seguinte diálogo em um texto de Millôr Fernandes.

Maria, ponha isso lá fora em qualquer parte.
Junto com as outras?
Não ponha junto com as outras, não. Senão pode vir alguém e fazer qualquer coisa com elas. Ponha no lugar do outro dia.
Sim, senhora.

Esse texto é intencionalmente impreciso e pouco claro. A estratégia de produção de imprecisão só NÃO está corretamente identificada em:

A introdução do no 13 da revista Educatrix diz o seguinte:

Antes de iniciar a leitura, pare e pense com quantas pessoas você compartilhou informações hoje. Agora mesmo, neste exato momento, nós estamos trocando bagagens culturais: a história da vida de quem escreve daqui e a de quem lê daí. Há, de fato, uma premissa básica para a sobrevivência humana: o viver em comunidade e a vivência compartilhada.

Sobre a estruturação desse texto, é correto afirmar que:

Leia o texto abaixo para responder à questão.

 

De acordo com o texto e com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) No trecho “Ainda que isso, vez ou outra”, a palavra destacada tem função anafórica, já que faz referência a uma ideia já enunciada no texto, retomando-a.
( ) No trecho “Narcisistas geralmente possuem essas características”, a palavra destacada tem função catafórica, já que faz referência a uma expressão ainda não enunciada no texto, antecipando-a.
( ) No trecho “além de seu próprio ponto de vista”, a palavra destacada é, morfologicamente, classificada como um pronome demonstrativo.
( ) No trecho “O problema é que os altos níveis de confiança”, a palavra destacada é classificada, morfologicamente, como um pronome relativo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Leia a tira abaixo para responder à questão.

Leia com atenção a tira e o trecho a seguir e, depois, de acordo com Gramática Normativa da Língua Portuguesa, assinale a alternativa que preencha, correta e respectivamente, as suas lacunas.

“A tira acima relaciona às questões pedagógicas _____ questões existenciais _____ problemas são levantados por duas crianças.”

Com base no Texto I, responda à questão.

Em “sem distinguir classes sociais", a expressão sublinhada esta corretamente substituída por um pronome em:

Utilize o texto III para responder a questão.

No excerto “[...] o motivo pelo qual os eventos são sempre reinterpretados [...]", a expressão em destaque pode ser substituída, sem alterar o sentido principal, por

Considere os trechos do texto.

• Médicos sempre ocuparam uma posição de prestígio na sociedade. (1º parágrafo)

• Já o lado humanístico, que perdeu espaço para os exames e as máquinas... (2º parágrafo)

• Esses doutores teriam uma função diferente, atuando na interface... (7º parágrafo)

De acordo com a norma-padrão de emprego e colocação de pronomes, as expressões destacadas podem ser substituídas por:

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