Acerca de aspectos pertinentes à formação profissional do assistente social na sociedade brasileira e dos desafios ligados a essa formação, julgue o item seguinte.
Um dos desafios ligados à formação profissional do assistente social reside na viabilização do projeto educacional de ensino, pesquisa e extensão.
Acerca de aspectos pertinentes à formação profissional do assistente social na sociedade brasileira e dos desafios ligados a essa formação, julgue o item seguinte.
O serviço social está associado às novas formas de intervenção sobre a questão social, entre as quais sobressai a atuação do Estado, que cada vez mais se responsabiliza pela política social, ditando o novo contexto no qual o assistente social é chamado a atuar.
Tendo o fragmento de texto anteriormente apresentado como referência inicial, julgue o item subsequente.
Repensar o serviço social na contemporaneidade brasileira é buscar apreender o significado social da profissão nas relações sociais, embora não seja a partir dessas relações que a prática do assistente social se desenvolva.
Considerando as diretrizes curriculares para o curso de serviço social propostas pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), julgue o item que se segue.
As atuais diretrizes gerais para o curso de serviço social têm como marcos os debates do III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), realizado em 1979, que ficou conhecido como o Congresso da Virada, e a construção das bases para o currículo mínimo em 1982.
Julgue o seguinte item à luz dos princípios e diretrizes da formação profissional do assistente social.
O estabelecimento das dimensões investigativa e interventiva como princípios formativos é condição central da formação profissional, bem como a relação entre teoria e realidade.
Julgue o item subsequente, relativos às diretrizes curriculares do serviço social.
A identificação das demandas presentes na sociedade, visando formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social e a utilização dos recursos da informática, é competência e habilidade que deverá ser desenvolvida na formação profissional do assistente social.
Em uma conjuntura nacional de redução de direitos, de precarização do trabalho e da mercantilização da educação, o debate sobre estágio supervisionado em serviço social torna‐se imprescindível para uma formação profissional qualificada e comprometida com o projeto ético‐político da profissão. Dessa forma, os documentos que regulam e normatizam o estágio em serviço social, como a Política Nacional de Estágio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e a Resolução CFESS n.º 533/2008, devem ser amplamente divulgados, compreendidos e materializados no cotidiano do exercício profissional. A respeito desses documentos, julgue o item subsequente.
A indissociabilidade entre as dimensões teórico‐metodológica, ético‐política e técnico‐operativa, a articulação entre formação e exercício profissional, a unidade teoria‐prática e a interdisciplinaridade são alguns dos princípios norteadores da realização do estágio em serviço social.
As resoluções do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) são instrumentos que orientam e normatizam o exercício profissional dos assistentes sociais. Sendo assim, no que se refere às Resoluções n.º 489/2006, que estabelece normas, vedando condutas discriminatórias ou preconceituosas por orientação e expressão sexual por pessoas do mesmo sexo no exercício profissional do assistente social, n.º 556/2009 (Procedimentos para efeito da Lacração do Material Técnico e do Material Técnico‐Sigiloso do Serviço Social) e n.º 533/2008, que regulamenta a supervisão direta de estágio no serviço social, julgue o item seguinte.
Em caso de demissão ou exoneração, o assistente social deverá repassar todo o material técnico, sigiloso ou não, ao assistente social que vier a substituí‐lo. Na impossibilidade de fazê‐lo, o profissional deverá lacrar o material na presença de uma testemunha e de seu chefe imediato ou representante, que deverá assinar um termo de responsabilidade de guarda do material até a data de admissão do assistente social que irá assumir o posto. A cópia do termo de responsabilidade deverá ser encaminhada ao CRESS.
Julgue o item subsequente, relativos às diretrizes curriculares do serviço social.
A organização do curso de serviço social deve se pautar pela preponderância da teoria social crítica como elemento próprio da vida acadêmica e profissional.
Em uma conjuntura nacional de redução de direitos, de precarização do trabalho e da mercantilização da educação, o debate sobre estágio supervisionado em serviço social torna‐se imprescindível para uma formação profissional qualificada e comprometida com o projeto ético‐político da profissão. Dessa forma, os documentos que regulam e normatizam o estágio em serviço social, como a Política Nacional de Estágio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e a Resolução CFESS n.º 533/2008, devem ser amplamente divulgados, compreendidos e materializados no cotidiano do exercício profissional. A respeito desses documentos, julgue o item subsequente.
A supervisão direta do estágio supervisionado em serviço social é definida como o acompanhamento sistemático e contínuo do supervisor de campo ao estudante de serviço social.
Acerca de aspectos pertinentes à formação profissional do assistente social na sociedade brasileira e dos desafios ligados a essa formação, julgue o item seguinte.
Hoje visto como um dos recursos mobilizados pelo Estado, o serviço social se institucionalizou como profissão na sociedade brasileira com o apoio da Igreja.
Acerca de aspectos pertinentes à formação profissional do assistente social na sociedade brasileira e dos desafios ligados a essa formação, julgue o item seguinte.
Atualmente, a formação profissional insere-se na lógica do capital, fazendo que o assistente social atenda a determinada funcionalidade, de acordo com os objetivos estabelecidos pelo modo de produção capitalista.
Julgue o seguinte item à luz dos princípios e diretrizes da formação profissional do assistente social.
A formação profissional exige um rigoroso trato teórico, histórico e metodológico da realidade social e do serviço social, que possibilite ao profissional compreender os problemas e os desafios que ele irá enfrentar no exercício da atividade.
As Diretrizes Curriculares do Serviço Social (ABESS/CEDEPSS, 1996) compreendem o Estágio Supervisionado como eixo central da formação profissional, tendo em vista sua relevância para o aprendizado teórico-prático do trabalho profissional.
Nesse sentido, a elaboração dos Planos de Estágio deve ser realizada:
O projeto profissional do serviço social não está construído em uma perspectiva única de autodefesa dos interesses específicos e imediatos dos profissionais, em uma perspectiva meramente corporativa. A despeito de abarcar a defesa das prerrogativas profissionais o projeto as ultrapassa, pois ele é dotado de um caráter: