De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a Redação Oficial deve caracterizar-se por: clareza e precisão, objetividade, concisão, coesão e coerência, impessoalidade, formalidade e padronização, e uso da Norma Padrão da Língua Portuguesa. Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
“_____ é ausência de duplicidade de interpretações e _____ é atentar a todas as características da redação oficial. Buscar a uniformidade do tempo verbal em todo o texto é preceito para o atributo _____.”
Sobre adicional noturno, em conformidade com a Lei Municipal nº 804/1996 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município, assinalar a alternativa CORRETA:
Para se obter a clareza (uma qualidade essencial do texto oficial), é necessário:
Para a redação de documentos oficiais, é necessária a observância de princípios norteadores da administração pública que influenciam a elaboração dos atos e das comunicações oficiais. Assinale a alternativa incorreta sobre as características que devem ser observadas na redação oficial.
Qualidade do texto oficial através do qual consegue-se transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Caracteriza-se pela exclusão de palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentam ao que já foi dito, dispensando detalhes irrelevantes. Sem, contudo, eliminar passagens substanciais do texto apenas para reduzi-lo em tamanho.
Qual atributo da redação oficial o trecho acima descreve corretamente?
De acordo com a última atualização do Manual de Redação da Presidência da República, é coreto afirmar que a Redação Oficial é:
Devem ser atributos da redação oficial, exceto:
Podemos considerar que a correspondência é toda e qualquer forma de comunicação escrita. Quanto a sua classificação no ambiente organizacional, que afirmação podemos considerar?
Considerando que o texto apresentado constitua um expediente hipotético, julgue o item a seguir, acerca de aspectos da redação oficial.
O uso da primeira pessoa no expediente hipotético apresentado não viola a recomendação de impessoalidade da linguagem em comunicações oficiais.
As comunicações oficiais devem ser necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (o Serviço Público) e o receptor dessas comunicações ou é o próprio Serviço Público (no caso de expedientes dirigidos por um órgão a outro) – ou o conjunto dos cidadãos ou instituições, tratados de forma homogênea (o público). Tal afirmação se refere ao princípio da:
Conforme o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, as comunicações oficiais devem possuir os seguintes elementos: I. Pessoalidade. II. Formalidade. III. Linguagem culta. IV. Clareza.
Quanto à orientação do Manual de Redação da Presidência da República, assinale a alternativa incorreta.
Para manter a impessoalidade, as comunicações oficiais devem ser sempre formais.
IDENTIFIQUE o fator que NÃO concorre para a formalidade na Redação Oficial:
Os princípios norteadores da Redação Oficial visam facilitar o trabalho do redator bem como garantir a precisão e a eficiência daquela comunicação.
Sobre Redação Oficial, é INCORRETO afirmar:
“A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial, pois possibilita a imediata compreensão pelo leitor. No entanto, a clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende das demais características da redação oficial. " – Adaptado do Manual de Redação da Presidência da República (2002).
Assinale a alternativa que NÃO concorre para a clareza do texto: