Conforme o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, as comunicações oficiais devem possuir os seguintes elementos: I. Pessoalidade. II. Formalidade. III. Linguagem culta. IV. Clareza.
Quanto à orientação do Manual de Redação da Presidência da República, assinale a alternativa incorreta.
Para manter a impessoalidade, as comunicações oficiais devem ser sempre formais.
IDENTIFIQUE o fator que NÃO concorre para a formalidade na Redação Oficial:
Os princípios norteadores da Redação Oficial visam facilitar o trabalho do redator bem como garantir a precisão e a eficiência daquela comunicação.
Sobre Redação Oficial, é INCORRETO afirmar:
“A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial, pois possibilita a imediata compreensão pelo leitor. No entanto, a clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende das demais características da redação oficial. " – Adaptado do Manual de Redação da Presidência da República (2002).
Assinale a alternativa que NÃO concorre para a clareza do texto:
Considerando a definição apresentada, julgue o próximo item, relativo à redação oficial.
O trecho a seguir está em conformidade com o padrão culto da língua portuguesa, sendo, por isso, adequado para compor uma redação oficial.
No momento que o infrator se apresenta ou é recapturado em 10 dias, é desclassificado para o art. 187 do CPM, a deserção especial prevista no art. 190 do mesmo diploma legal,
Pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações.
A redação oficial deve caracterizar-se pela:
Julgue o seguinte item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.
Esclareça-se na oportunidade, que passado trinta dias do recebimento da denúncia, terá pronunciamento da Comissão de Ética.
Quanto aos arquivos e à sua documentação, julgue o item a seguir.
Uma circular é uma correspondência dirigida a vários destinatários ao mesmo tempo.
Considerando que o texto apresentado constitua um expediente hipotético, julgue o item a seguir, acerca de aspectos da redação oficial.
O emprego de Vossa Excelência no campo de indicação do destinatário é considerado inadequado.
Ao redigir a correspondência da Escola, o secretário deve observar as características da Redação Oficial. Nesse sentido, considere os itens a seguir e, após, assinale a alternativa que contém apenas os itens corretos. I. Padrão culto da linguagem II. Clareza e concisão III. Formalidade IV. Padronização V. Pessoalidade
A redação oficial, da qual se deve extrair uma única interpretação, há de procurar ser compreensível por todo e qualquer cidadão brasileiro. Assim, para que seja possível atingir a efetividade nas relações de serviço na Administração Pública, são traçadas normas de linguagem e padronização no uso de fórmulas e estética para as comunicações escritas, revestidas de certas peculiaridades restritas ao meio, as quais caracterizam a redação oficial. A característica da redação oficial que consiste em demonstrar a ausência de impressões individuais de quem comunica, enfatizando o fato de que é sempre em nome do Serviço Público que é feita a comunicação, além de tratar o destinatário de forma homogênea e sempre se referindo a assunto relativo às competências do órgão de onde parte a comunicação, é denominada:
Considerando a definição apresentada, julgue o próximo item, relativo à redação oficial.
Em um documento a ser enviado pelo ministro presidente do Superior Tribunal Militar ao ministro presidente do Supremo Tribunal Federal, é adequado o emprego do pronome de tratamento Vossa Senhoria como vocativo, pois ambos (remetente e destinatário) ocupam cargos de mesmo nível hierárquico.
A redação oficial é a maneira de redigir as correspondências, processos e documentos afetos à administração pública. Assim, a correta redação dos atos administrativos é necessária e algumas características devem ser observadas na elaboração dos textos oficiais, tais como:
1- Objetividade e clareza: consiste em apresentar uma ide ia com poucas palavras, sem, no entanto, comprometer a clareza. Uma redação concisa evita-se adjetivação desnecessária, períodos extensos e redundância.
2- Correção: uso das regras gramaticais, segundo os padrões e normas do idioma.
3- Impessoalidade: O emissor do documento não é a pessoa que o assina, mas a instituição que ele representa.
4- Concisão: é o resultado final de uma redação, apresentando-se um texto agradável para ser lido e no tratamento respeitoso, digno e apropriado do emissor. Devem ser evitadas a ironia, as gírias e a irreverência.
5- Polidez: dá a impressão exata das palavras, visando facilitar a compreensão da informação, evitando o supérfluo, a linguagem técnica.
Está correto apenas o que se afirma em:
Considerando que o texto apresentado constitua um expediente hipotético, julgue o item a seguir, acerca de aspectos da redação oficial.
O emprego de Vossa Excelência no campo de indicação do destinatário é considerado inadequado.