Analisando-se o trecho abaixo retirado do texto, é correto concluir que:
"Seja qual for o seu lado da divisão política, a história – principalmente a partir da década de 1930 – tem algumas lições instrutivas sobre os perigos de marginalizar o Parlamento e avançar para uma forma mais direta de governo." (linhas 6 a 10)
Tendo como referência o assunto abordado no texto, julgue o item a seguir, dentro de um contexto geopolítico contemporâneo.
A estabilidade da governabilidade venezuelana tem como resultado a legitimidade do poder social de oposição.
A respeito das eleições legislativas estadunidenses, realizadas em novembro de 2018, é correto afirmar que
Leia a manchete a seguir, atentando-se para as informações mais relevantes e responda a pergunta apresentada em seguida.
União Europeia concorda em adiar brexit, mas indefinição permanece
Saída estava programada para 29 de março; May pediu prorrogação para 30 de junho; mas UE fixou 22 de maio como data-limite.
(Folha de S. Paulo - mundo - 21/03/2019)
O brexit, processo de saída do Reino Unido da União Europeia, é um processo político decidido pela sociedade britânica por meio de:
Em janeiro último, a Venezuela, que possui uma das maiores reservas de petróleo do mundo e vive uma crise econômica, política e social, passou a ter dois líderes, que afirmavam possuir o poder político ao mesmo tempo. A respeito do país mencionado no texto acima e de seus aspectos políticos e econômicos, julgue o item
O dia 23 de fevereiro último, que ficou conhecido como o “Dia D” da chegada da ajuda humanitária à Venezuela, foi marcado por confrontos e mortes, inclusive em áreas próximas à fronteira com o Brasil.
A Câmara dos Lordes do Reino Unido aprovou uma emenda que dá poderes ao Parlamento, derrotando o governo da Primeira-Ministra, Theresa May. Os lordes, que ocupam a câmara alta do Parlamento, aprovaram por 335 votos a 244 uma emenda que permitiria que o Parlamento mande o Reino Unido de volta à mesa de negociação em Bruxelas ou poderia até mesmo interromper um processo iniciado em 2016.
(https://exame.abril.com.br/. 30.04.2018. Adaptado)
A notícia refere-se aos debates políticos acerca
Na Venezuela, desde o dia 01 de abril de 2017, o presidente _____________ enfrenta uma onda de protestos contra e a favor de seu governo. Nas ruas, manifestantes opositores pedem a saída do presidente e reivindicam a realização de novas eleições, acusando o governo de agravar a crise econômica, política e social. Já o governo continua culpando a oposição por realizar atos de terrorismo e protestos violentos para dividir e desestabilizar o país. Assinale a alterna que completa corretamente a lacuna:
Analise o trecho abaixo e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
“O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo (22/04/2018) que a crise nuclear na __________________________ "está longe de uma conclusão", moderando a receptividade ao anúncio de Kim Jong-un sobre a suspensão dos testes nucleares e de mísseis e desativação do local em que os trabalhos eram executados."(Fonte adaptada: g1.com>acesso 23 de abril de 2018)
A globalização constitui um processo complexo de conexão entre os povos e seus territórios fortemente influenciados pela tecnologia e a divisão social e territorial do trabalho. Sobre esse processo é INCORRETO afirmar:
Qual o nome do atual presidente da Venezuela, reeleito na última eleição daquele país?
As duas primeiras décadas do século XXI confirmam uma característica marcante da contemporaneidade: a rapidez com que se processam as transformações em todos os níveis. Da economia à política, da cultura aos esportes, das relações internacionais aos aspectos sociais, tudo se transforma com impressionante rapidez. Na base dessas mudanças, situa‐se a extraordinária revolução científico‐tecnológica, autêntico suporte da revolução industrial em curso há mais de duzentos anos. A partir dessas informações e considerando o atual cenário mundial, julgue o item que se segue.
A Coreia do Norte é, na atualidade, geradora de tensões na comunidade internacional. Nela, o poder ditatorial, que passa de pai para filho, isola o país e desenvolve um programa nuclear que é visto com apreensão por seus vizinhos e por grande parte da comunidade mundial.
As duas primeiras décadas do século XXI confirmam uma característica marcante da contemporaneidade: a rapidez com que se processam as transformações em todos os níveis. Da economia à política, da cultura aos esportes, das relações internacionais aos aspectos sociais, tudo se transforma com impressionante rapidez. Na base dessas mudanças, situa‐se a extraordinária revolução científico‐tecnológica, autêntico suporte da revolução industrial em curso há mais de duzentos anos. A partir dessas informações e considerando o atual cenário mundial, julgue o item que se segue.
O atual nível de desenvolvimento econômico da China, que a coloca como a segunda maior potência mundial, decorre das mudanças políticas vividas pelo país nos últimos vinte anos, assinaladas pela adoção plena da democracia, com o fim da censura e do monopólio do Partido Comunista.
Em junho de 2018, em Singapura, foi realizado o primeiro encontro entre um presidente estadunidense e um líder nortec- oreano. Na ocasião, foi assinada uma declaração conjunta que prevê a desnuclearização da península coreana e o compromisso dos dois países com a paz e a prosperidade na região.
Sobre as expectativas geradas por essa declaração, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Para a Coreia do Norte: realizar a desnuclearização pressupõe a completa desmilitarização da Coreia do Sul, com a remoção
do “guarda-chuva nuclear" americano e das tropas sino-americanas estacionadas na região.
( ) Para os Estados Unidos: promover a desnuclearização da península coreana como forma de pressionar a interrupção das pesquisas em tecnologia balística de longa distância e deter a progressão da escalada do conflito.
( ) Para a Rússia e a Coreia do Sul: defender a desnuclearização fortalece seu protagonismo, como aliados históricos dos Estados Unidos, e garante a continuidade da Pax Americana, estabelecida na região, desde 1950.
As afirmativas são, respectivamente,
É certo afirmar: I. O Conselho de Segurança da ONU é composto de cinco membros permanentes e dez rotativos, com mandato de dois anos. Os países atuais para o biênio 2017/2018 são Japão, Egito, Senegal, Brasil e Ucrânia. II. A delação premiada, difundida através da Operação Lava Jato, é uma técnica de investigação consistente na oferta de benefícios pelo Estado àquele que confessar e prestar informações úteis ao esclarecimento do fato delituoso. Um desses benefícios pode ser a redução da pena. III. Desde que alçado à presidência após o impeachment de Dilma Rousseff, Michel Temer tenta implementar um pacote de reformas em meio a pressões econômicas e escândalos políticos, alcançando sucesso na reforma trabalhista e previdenciária. IV. Nos primeiros nove meses de governo, Michel Temer perdeu seis ministros envolvidos em escândalos políticos. Analisando as proposições, pode-se afirmar:
O Oriente Médio tem estado no centro dos debates das relações internacionais, em função dos graves desafios geopolíticos que o caracterizam.
Sobre o Oriente Médio, assinale a afirmativa correta.