A partir do momento em que a atuação da TI começou a se envolver com o gerenciamento de valor para o negócio, implementando a Governança de TI, ela começa a se transformar em um parceiro de negócio, possibilitando não só o atendimento das demandas existentes, mas principalmente na criação de novas oportunidades de negócio. Neste estágio, busca-se a total integração entre os processos de TI e os processos do ciclo de vida do negócio, visando melhorar a qualidade dos produtos ou serviços prestados e no negócio. Em relação aos desafios enfrentados atualmente pelos gestores de TI, assinale a alternativa incorreta.
Acerca de conceitos relacionados à governança de tecnologia da
informação (TI), julgue os itens a seguir.
Um dos objetivos da governança de TI é possibilitar o alinhamento das atividades da equipe de TI com as prioridades das demais áreas de negócios da empresa.
Acerca de conceitos relacionados à governança de tecnologia da
informação (TI), julgue os itens a seguir.
Os marcos de regulação, o ambiente de negócios, a transparência da administração e a segurança da informação são fatores que motivam o uso da governança de TI nas organizações.
Em relação aos aspectos relevantes para elaboração de um plano diretor de tecnologia da informação, é INCORRETO considerar:
O ciclo da Governança de TI engloba
Um Plano de Continuidade de Negócios (PCN) é um conjunto de três outros planos:
Entre suas orientações, destaca-se a adequação das equipes com os processos de mudança, a garantia de que as etapas de mudança sejam registradas e que os recursos sejam alocados corretamente. Para isso devem estar claras as responsabilidades, papéis e níveis de aprovação. Também deve haver registros íntegros das mudanças em sistemas, aplicações e infra-estrutura, avaliação das interdependências entre processos e controle do início e fim de cada etapa. São afirmativas pertinentes ao
A principal diferença entre o PETI e o PDTI reside no maior enfoque do PETI
São responsabilidades do Escritório do CIO, como área de suporte a planejamento e gestão de TI