Analise as considerações abaixo sobre a Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, indicando-as como certas (C) ou erradas (E). Após, marque a alternativa que apresenta a sequência correta das letras, de cima para baixo.
( ) Uma preocupação constante com o reconhecimento dos algarismos, o nome dos números e o domínio da sequência numérica.
( ) Uma metodologia onde o professor transmite os conhecimentos e que exercite a criança a respostas exatas e corretas, pois se fundamenta em explicações precisas que evita o erro e fixa a aprendizagem.
( ) Uma proposta com grande variedade de ideias matemáticas relativas a números, medidas, geometria e noções rudimentares de estatística, onde as crianças desenvolvam, ampliem e conservem o prazer e a curiosidade em relação aos conhecimentos matemáticos.
O planejamento precisa contemplar as diferentes finalidades de leitura no espaço escolar e favorecer a compreensão do que se pretende ensinar, de modo a levar o/a docente a:
Acerca do plano de aula, assinale a assertiva CORRETA.
Assinale a alternativa incorreta quanto ao Planejamento:
O ensino planejado e executado na perspectiva democrática caracteriza-se pelo desenvolvimento e transformação progressiva das capacidades intelectuais dos alunos em direção:
Participando do planejamento coletivo, o professor passa da condição de executor para a de sujeito do processo. No planejamento escolar coletivo o papel do gestor é:
Quais são os elementos que compõem o planejamento do ensino?
Julgue os itens a seguir, a respeito dos elementos constitutivos do planejamento de ensino.
Na elaboração do planejamento de ensino, o profissional deve delinear os objetivos e conteúdos a serem alcançados, de modo a cumprir um requisito formal e burocrático estabelecido no programa da disciplina e no programa institucional.
Julgue os itens a seguir, a respeito dos elementos constitutivos do planejamento de ensino.
O planejamento pedagógico é fundamentado nos objetivos a serem desenvolvidos e envolve ações sistemáticas que atendam às necessidades de uma dada realidade.
Planejamento e plano estão estritamente relacionados, mas não são sinônimos: o primeiro representa um processo, o segundo
é um registro do processo.
De acordo com esse conceito, estão relacionados, a seguir, três definições de plano:
- Previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para um ano ou semestre.
- Expressão de orientações gerais que sintetizam as propostas de ação da unidade.
- Registro do desenvolvimento de temas geradores, elaborado de acordo com o tempo de duração de cada tema.
A alternativa que indica as respectivas denominações para essas três definições é:
Acerca do planejamento de ensino, assinale a opção correta.
Ao desenvolver o planejamento participativo, a gestão escolar deve contar com o plano de gestão, que é um documento que se destaca por