Prefeitura Municipal de Bituruna emite documentos oficias para tramitação de informações relevantes e para comunicação com terceiros. Os documentos emitidos pelos servidores públicos da Prefeitura devem obedecer as regras e padrões para elaboração de documentos oficiais, utilizando linguagem culta e formal. Sobre os documentos oficiais, assinale a única alternativa correta:
Em relação ao ofício, é CORRETO dizer que
Com base BRASIL. Presidência da República. Manual de Redação da Presidência da República: Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma:
O vocativo é parte integrante de alguns gêneros discursivos da redação oficial, entre eles
No documento apresentado, foram atendidas as normas do
padrão ofício estabelecidas pelo MRPR relativas à posição da
data e do local.
Se, efetivamente, tivesse ocorrido a criação da “Comissão
Organizadora do Congresso de Iniciação Científica" por meio
de ofício, tal fato teria afrontado as NPD/UnB.
Com base no disposto no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens seguintes.
Os trechos a seguir apresentados estão adequados para compor
um ofício a ser enviado pelo INSS a um particular.
Brasília, 2 de fevereiro de 2016.
Ao Digníssimo Senhor
Pedro Albuquerque
SQS 1016, bloco Z, ap. 001
70.000-900 – Brasília – DF
Assunto: Concessão de aposentadoria
(…)
Respeitosamente,
Maria da Silva
Os documentos elaborados com base no Padrão Ofício devem obedecer à seguinte forma de apresentação: I - O espaçamento entre as linhas deve ser de 1,5 pontos e de 6 pontos após cada parágrafo. II - É obrigatória constar a partir da segunda página o número da página. III - Todos os tipos de documentos do Padrão Ofício devem ser impressos em papel de tamanho A-4, ou seja, 29,7 x 21,0 cm. IV - Deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 10 nas notas de rodapé. V - Ofícios, Memorandos e anexos destes não poderão ser impressos em ambas as faces do papel. Estão CORRETAS as afirmativas:
Com base no disposto no MRPR, julgue os itens a seguir, que versam sobre correspondências oficiais.
O MRPR adota o memorando como padrão para a redação dos documentos oficiais.
Mem. 23/2013–TC
Brasília, 15 de março de 2016.
Assunto: Aquisição de novos computadores.
Cumpre-me informar que, nos termos do plano de estratégia
estabelecido na reunião do colegiado de fevereiro deste ano,
solicitamos a Vossa Senhoria a tomada de orçamentos para
a aquisição de novos equipamentos de informática para
o Departamento de Recursos Humanos.
As especificações dos computadores deverão ser obtidas junto
ao departamento de informática, e os orçamentos deverão ser
apresentados na próxima reunião.
Abraços,
Senhor João da Silva
A partir do memorando hipotético apresentado, julgue os itens que
se seguem com base nas normas do Manual de Redação da
Presidência da República (MRPR).
A identificação do signatário do documento apresentado foi feita de acordo com o disposto no MRPR, pois a menção ao cargo é desnecessária em comunicações como o memorando.
Considerando os aspectos gerais da redação oficial, analise as afirmativas a seguir.
I.Pode-se dizer que a redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações.
II.A redação oficial deve caracterizar-se, entre outras, pela impessoalidade, clareza, concisão, informalidade e uniformidade.
III.Nas comunicações oficiais, deve-se utilizar sempre a linguagem técnica, pois facilita o entendimento por parte de outros órgãos da administração.
IV.Os textos oficiais requerem o uso do padrão culto da língua, pois ele está acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas regionais e permite, portanto, uma compreensão mais ampla por parte dos cidadãos.
V.A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade de quem a elabora.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Mem. 546/2016 – ConEx – FUNPRESP
Em 5 de janeiro de 2016.
À Senhora Diretora de Administração
Assunto: relatório de atividades
Sirvo-me da presente para encaminhar a Portaria
n. 002/FUNPRESP – Exe/Presi, de 4/1/2016, através da qual Vossa
Senhoria é designada para gestão do Contrato n. 001/2016.
Sem mais para o momento, subscrevo-me.
Atenciosamente,
João José
Secretário do Gabinete
A partir da comunicação hipotética apresentada, — Mem. 546/2016
– ConEx – FUNPRESP —, julgue os itens a seguir com base no
disposto no MRPR.
Tanto o tipo de expediente quanto a posição da numeração e da
data do documento contrariam os requisitos do padrão ofício
estabelecidos no MRPR.
O chefe do setor de compras de um órgão público recebeu, em 3/12/2015, o Memorando n.º 21, em que eram solicitadas cópias dos documentos referentes às compras efetuadas por esse setor no primeiro semestre do ano. Levando em consideração essa situação hipotética e as disposições do MRPR acerca da linguagem dos textos oficiais, assinale a opção que apresenta uma maneira correta, clara e coesa de se introduzir o texto do memorando de resposta a ser elaborado pelo funcionário responsável pelo referido setor.
Mem. 546/2016 – ConEx – FUNPRESP
Em 5 de janeiro de 2016.
À Senhora Diretora de Administração
Assunto: relatório de atividades
Sirvo-me da presente para encaminhar a Portaria
n. 002/FUNPRESP – Exe/Presi, de 4/1/2016, através da qual Vossa
Senhoria é designada para gestão do Contrato n. 001/2016.
Sem mais para o momento, subscrevo-me.
Atenciosamente,
João José
Secretário do Gabinete
A partir da comunicação hipotética apresentada, — Mem. 546/2016
– ConEx – FUNPRESP —, julgue os itens a seguir com base no
disposto no MRPR.
Para garantir a concisão, o segundo parágrafo do texto deveria
ser excluído, ao passo que o primeiro parágrafo poderia
ser reescrito da seguinte forma: Encaminho a Portaria
n. 002/FUNPRESP – Exe/Presi, de 4/1/2016, por meio da qual
Vossa Senhoria é designada para gestão do Contrato
n. 001/2016.
A correspondência oficio utilizado na Redação Oficial entre que tipos correspondentes?