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Prefeitura Municipal de Bituruna emite documentos oficias para tramitação de informações relevantes e para comunicação com terceiros. Os documentos emitidos pelos servidores públicos da Prefeitura devem obedecer as regras e padrões para elaboração de documentos oficiais, utilizando linguagem culta e formal. Sobre os documentos oficiais, assinale a única alternativa correta:

Em relação ao ofício, é CORRETO dizer que

Com base BRASIL. Presidência da República. Manual de Redação da Presidência da República: Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma:

O vocativo é parte integrante de alguns gêneros discursivos da redação oficial, entre eles

Considerando o documento hipotético XXXX n.º 01/2016/MRT, julgue os próximos itens com base nas NPD/UnB.

Se, efetivamente, tivesse ocorrido a criação da “Comissão

Organizadora do Congresso de Iniciação Científica" por meio

de ofício, tal fato teria afrontado as NPD/UnB.

Com base no disposto no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens seguintes.

Os trechos a seguir apresentados estão adequados para compor

um ofício a ser enviado pelo INSS a um particular.

Brasília, 2 de fevereiro de 2016.

Ao Digníssimo Senhor

Pedro Albuquerque

SQS 1016, bloco Z, ap. 001

70.000-900 – Brasília – DF

Assunto: Concessão de aposentadoria

(…)

Respeitosamente,

Maria da Silva

Os documentos elaborados com base no Padrão Ofício devem obedecer à seguinte forma de apresentação: I - O espaçamento entre as linhas deve ser de 1,5 pontos e de 6 pontos após cada parágrafo. II - É obrigatória constar a partir da segunda página o número da página. III - Todos os tipos de documentos do Padrão Ofício devem ser impressos em papel de tamanho A-4, ou seja, 29,7 x 21,0 cm. IV - Deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 10 nas notas de rodapé. V - Ofícios, Memorandos e anexos destes não poderão ser impressos em ambas as faces do papel. Estão CORRETAS as afirmativas:

Com base no disposto no MRPR, julgue os itens a seguir, que versam sobre correspondências oficiais.

O MRPR adota o memorando como padrão para a redação dos documentos oficiais.

Mem. 23/2013–TC

Brasília, 15 de março de 2016.

Assunto: Aquisição de novos computadores.

Cumpre-me informar que, nos termos do plano de estratégia

estabelecido na reunião do colegiado de fevereiro deste ano,

solicitamos a Vossa Senhoria a tomada de orçamentos para

a aquisição de novos equipamentos de informática para

o Departamento de Recursos Humanos.

As especificações dos computadores deverão ser obtidas junto

ao departamento de informática, e os orçamentos deverão ser

apresentados na próxima reunião.

Abraços,

Senhor João da Silva

A partir do memorando hipotético apresentado, julgue os itens que

se seguem com base nas normas do Manual de Redação da

Presidência da República (MRPR).

A identificação do signatário do documento apresentado foi feita de acordo com o disposto no MRPR, pois a menção ao cargo é desnecessária em comunicações como o memorando.

Considerando os aspectos gerais da redação oficial, analise as afirmativas a seguir.

I.Pode-se dizer que a redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações.


II.A redação oficial deve caracterizar-se, entre outras, pela impessoalidade, clareza, concisão, informalidade e uniformidade.


III.Nas comunicações oficiais, deve-se utilizar sempre a linguagem técnica, pois facilita o entendimento por parte de outros órgãos da administração.


IV.Os textos oficiais requerem o uso do padrão culto da língua, pois ele está acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas regionais e permite, portanto, uma compreensão mais ampla por parte dos cidadãos.


V.A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade de quem a elabora.



Estão CORRETAS as afirmativas:

Mem. 546/2016 – ConEx – FUNPRESP

Em 5 de janeiro de 2016.

À Senhora Diretora de Administração

Assunto: relatório de atividades

Sirvo-me da presente para encaminhar a Portaria

n. 002/FUNPRESP – Exe/Presi, de 4/1/2016, através da qual Vossa

Senhoria é designada para gestão do Contrato n. 001/2016.

Sem mais para o momento, subscrevo-me.

Atenciosamente,

João José

Secretário do Gabinete

A partir da comunicação hipotética apresentada, — Mem. 546/2016

– ConEx – FUNPRESP —, julgue os itens a seguir com base no

disposto no MRPR.

Tanto o tipo de expediente quanto a posição da numeração e da

data do documento contrariam os requisitos do padrão ofício

estabelecidos no MRPR.

O chefe do setor de compras de um órgão público recebeu, em 3/12/2015, o Memorando n.º 21, em que eram solicitadas cópias dos documentos referentes às compras efetuadas por esse setor no primeiro semestre do ano. Levando em consideração essa situação hipotética e as disposições do MRPR acerca da linguagem dos textos oficiais, assinale a opção que apresenta uma maneira correta, clara e coesa de se introduzir o texto do memorando de resposta a ser elaborado pelo funcionário responsável pelo referido setor.

Mem. 546/2016 – ConEx – FUNPRESP

Em 5 de janeiro de 2016.

À Senhora Diretora de Administração

Assunto: relatório de atividades

Sirvo-me da presente para encaminhar a Portaria

n. 002/FUNPRESP – Exe/Presi, de 4/1/2016, através da qual Vossa

Senhoria é designada para gestão do Contrato n. 001/2016.

Sem mais para o momento, subscrevo-me.

Atenciosamente,

João José

Secretário do Gabinete

A partir da comunicação hipotética apresentada, — Mem. 546/2016

– ConEx – FUNPRESP —, julgue os itens a seguir com base no

disposto no MRPR.

Para garantir a concisão, o segundo parágrafo do texto deveria

ser excluído, ao passo que o primeiro parágrafo poderia

ser reescrito da seguinte forma: Encaminho a Portaria

n. 002/FUNPRESP – Exe/Presi, de 4/1/2016, por meio da qual

Vossa Senhoria é designada para gestão do Contrato

n. 001/2016.

A correspondência oficio utilizado na Redação Oficial entre que tipos correspondentes?

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