Acerca da Orientação a Objetos, analise as afirmativas a seguir. I. Antes mesmo de ser possível manipular objetos é preciso definir uma classe, pois essa é a unidade inicial e mínima de código na Orientação a Objetos. É a partir de classes que futuramente será possível criar objetos. II. Antes do processo inicial de identificar as classes que devem ser manipuladas, surge a necessidade de detalhá- las. A classe é responsável por definir sua estrutura de dados e representar suas características, no entanto, não podem ser representadas a partir de substantivos. III. O método é o responsável por identificar e executar as operações que a classe fornecerá. Método é uma porção de código que é disponibilizado pela classe. IV. Um objeto é a representação de um conceito/entidade do mundo real, que pode ser física ou conceitual e possui um significado bem definido para um determinado software. Para esse conceito/entidade, deve ser definida inicialmente uma classe a partir da qual posteriormente serão instanciados objetos distintos. Assinale a alternativa CORRETA
No diagrama apresentado abaixo, o conceito de orientação a objetos utilizados é:

Acerca de aspectos de linguagens de programação,
algoritmos e estruturas de dados e objetos, programação
orientada a objetos e arquitetura MVC, julgue os itens
subsequentes.
Na programação orientada a objetos, a capacidade de um objeto de ser referenciado de várias formas é chamada de polimorfismo, ou seja, uma coisa com várias formas distintas.
Na orientação a objetos, o recurso que visa organizar em classes, denominadas de superclasses, todos os atributos e métodos comuns a vários tipos de objetos é o(a)
Sobre boas práticas em Orientação a Objetos, considerando o uso da linguagem Java, é correto afirmar que
Na orientação a objetos, o conceito de polimorfismo é implementado, em algumas linguagens, por meio da técnica de sobrecarga de métodos.
Sobre a aplicação desse conceito, é possível afirmar que
Em se tratando de orientação a objetos, o polimorfismo refere-se
A respeito dos conceitos de análise orientada a objetos em
engenharia de software, julgue os seguintes itens.
Denomina-se polimorfismo o fato de duas ou mais classes de
superclasses diferentes possuírem um método com a mesma
assinatura, mas com comportamentos diferentes.
Assinale a alternativa que, na programação orientada a objetos, representa a característica que permite prover uma única interface a entidades de diferentes tipos.
A respeito dos conceitos de análise orientada a objetos em
engenharia de software, julgue os seguintes itens.
Uma das vantagens de se utilizar encapsulamento em
orientação a objetos é impedir o acesso direto aos atributos de
um objeto.
Em Orientação a Objetos, para que uma subclasse de uma classe possa ter seu próprio comportamento, e mesmo assim compartilhar algumas das funcionalidades da classe pai, deve-se implementar:
Sobre programação estruturada e programação orientada a objetos, é INCORRETO afi rmar que:
Leia a descrição no quadro abaixo.
Esconder os dados internos do mundo exterior e acessá-los
apenas através de métodos expostos publicamente.
Assinale a alternativa que corresponde a essa
propriedade da orientação a objetos.
De acordo com as defi nições de
Programação Orientada a Objetos, o princípio do
encapsulamento destaca-se com as assertivas a
seguir:
I - Serve para controlar o acesso aos atributos e
métodos de uma classe.
II - Tem por signifi cado separar o programa em
partes, o mais isolado possível.
III - Tornar o software fácil de atualizar, mais
fl exível e de criar novas implementações.
IV - Representa uma forma efi ciente de proteger
os dados manipulados dentro da classe, além de
determinar onde a mesma poderá ser modifi cada.
Dentre as assertivas apresentadas, quais são
VERDADEIRAS:
A propósito de análise e projeto orientados a objetos, julgue os itens subsequentes.
Objetos são componentes reusáveis, pois encapsulam um conjunto de atributos e operações que fornecem serviços a outros objetos.