A construção do texto envolve a articulação de ideias principais e secundárias (circunstanciais) – estas utilizadas com o propósito de embasar/situar aquelas. Assim, feita a leitura do texto abaixo, associe o tipo de circunstância descrito na relação de I a V e a respectiva classificação semântica exposta em uma das alternativas.
A alternativa que traz a CORRETAclassificação semântica das informações circunstanciais é:
Leia o texto a seguir para responder à questão.
Em “Eu não quis detê-lo para explicar que estava falando com um colega, ainda que menos importante.” (Linhas 16-17).
Nos enunciados acima, a relação semântica entre a oração introduzida pelos conectivos destacados e a oração imediatamente anterior é, respectivamente, de
Com base no texto 3 e conforme a norma padrão escrita, é correto afirmar que:
No período “a única distração de José Arcadio era recolher meninos do povoado para que brincassem na sua casa” (linhas de 2 a 4), a locução conjuntiva “para que” inicia uma oração subordinada adverbial
No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item
A oração “se somente as três tecnologias consideradas forem empregadas” (linha 12) expressa, em relação à oração subsequente, circunstância de condição.
Em relação à tipologia do texto e às ideias nele expressas, julgue o item a seguir.
A oração “quando consegue cumprir certas tarefas sem a ajuda do outro” (linhas 3 e 4) expressa circunstância de tempo em relação à oração anterior.
Assinale a alternativa CORRETA quanto ao emprego da classe gramatical da palavra em destaque no trecho extraído do texto 01.
“Faz meses que ele não recebe medicamentos, desde que o regime explodiu os túneis pelos quais chegavam os de contrabando."
Texto para responder à questão.
Observe a seguir as modificações feitas no trecho "De tanto ser martelada, em meia década essa mensagem impregnou a sociedade." e assinale a opção em que a oração destacada expressa ide ia de consequência.
Texto para responder a questão.
A respeito dos três verbos do trecho: “... muda sua vida, amplia seus pensamentos, agrega cultura.", pode-se afirmar que:
No último quadrinho da tira, temos um exemplo de oração subordinada substantiva:
Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.
A relação de sentido que cada trecho abaixo estabelece no seu período do texto está corretamente indicada em:
Observe a tirinha.
O humor da tirinha é percebido quando o autor resolve quebrar certa expectativa ao usar uma oração subordinada que
“E quando a casinha ficava pronta eu me espremia lá dentro pra brincar de morar em livro." A oração destacada estabelece com a anterior uma relação de:
Atenção: Considere o texto a seguir para responder à questão.
Observe as seguintes passagens do texto:
I. Para o comitê, Brasília era um marco do movimento moderno. (2º parágrafo)
II. Mas, para ganhar o título de patrimônio mundial, precisava de leis... (2º parágrafo)
III. Criadas por Lucio Costa para organizar o sítio urbano... (4º parágrafo)
IV. Para muitos, o Plano Piloto lembra um avião. (6º parágrafo)
Considerando-se o contexto, o vocábulo para exprime ideia de finalidade em
No verso – Achei que os olhos eram muito mais velhos que o resto do corpo –, as conjunções destacadas funcionam, respectivamente, para relacionar a oração principal à oração