Ao fazer a descrição de um fundo utilizando a ISAD(G), as informações do fundo como um todo devem ser colocadas no nível de descrição de:
Entre os elementos de descrição da Norma Brasileira de Descrição Arquivística - NOBRADE, é opcional o preenchimento do campo:
O comitê do Proname (Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário) sugere a adoção, por todos os órgãos integrantes do poder judiciário, do seguinte programa de informática para descrição arquivística de documentos de valor histórico:
Ao utilizar a norma ISAD(G), as informações sobre o percurso dos documentos até o ingresso no arquivo devem ser colocadas no seguinte campo:
O modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (SIGAD) e-ARQ Brasil não contempla metadados específicos de gestão e descrição para documentos imagéticos.
Se o acervo contém documentos nesse formato, deve-se seguir a orientação de:
Para descrever uma atividade de entidade coletiva associada à produção e manutenção de arquivos, fator importante na explicação da proveniência dos documentos, e para ajudar a situá-los no contexto de sua produção e uso, deve-se usar a Norma:
Há diferenças conceituais que são fundamentais para a compreensão de gestão informatizada no âmbito dos arquivos, afim de evitar confusões de entendimento e aplicação metodológica. Com base nesses aspectos, relacione os termos citados na Coluna 1 às suas respectivas definições descritas na Coluna 2.
Coluna 1
1. Gestão arquivística de documentos.
2. Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos.
3. Sistema de Gestão Arquivística de Documentos.
4. Gerenciamento Eletrônico de Documentos.
Coluna 2
( ) Abarca requisitos de captura, armazenamento, indexação e recuperação de todos os tipos de documentos arquivísticos.
( ) Trata documentos de maneira compartimentada, não estruturada e que pode ser dividido em captura, armazenamento e distribuição.
( ) Compreendido como um conjunto de procedimentos e operações técnicas, cuja interação permite a eficácia da gestão de arquivos.
( ) Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Aplicáveis em ambientes híbridos, em que coexistem documentos digitais e não digitais, as operações e os procedimentos típicos do sistema de gestão arquivística de documentos, processados eletronicamente, configuram o chamado
Segundo o CONARQ (2011), alguns procedimentos e operações técnicas de um SIGAD são essenciais para o andamento à gestão arquivística. Considerando essa perspectiva, analise as assertivas abaixo:
1. A captura de um documento de arquivo consiste especificamente na digitalização por meio do uso de softwares de captura e equipamentos que não danifiquem o suporte documental.
2. O registro consiste na descrição arquivística dos documentos digitalizados, já que todos eles possuem guarda permanente e, por isso, devem ser descritos.
3. A presença do processo de avaliação documental é fundamental para um SIGAD, da mesma forma que a classificação de documentos arquivísticos digitais.
4. Os procedimentos de transferência e recolhimento de arquivos digitais para instituição arquivística que impliquem na transposição desses documentos de um SIGAD para outro sistema informatizado deve possuir compatibilidade de suporte e formato.
5. Um SIGAD deve prever funções de recuperação e acesso aos documentos e às informações neles contidas, de forma a exibi-los por meio de um ou mais dispositivos de apresentação, como monitor de vídeo, impressora, caixa de som e demais equipamentos que forem necessários.
O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é:
A multidimensionalidade é um dos atributos da norma
No que se refere às normas de descrição arquivística, seja no âmbito brasileiro, ou no âmbito internacional, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A Norma Brasileira de Descrição Arquivística, a NOBRADE, estabelece oito elementos obrigatórios para a descrição de documentos arquivísticos: código de referência, título, data(s), gênero, espécie, classificação, dimensão e suporte, estado de preservação.
( ) A NOBRADE é compatível com a ISDIAH e a ISAAR (CPF), sendo voltada exclusivamente para documentos em fase intermediária e permanente.
( ) A ISDF preconiza que as descrições de funções devem complementar e suplementar descrições de documentos criadas em conformidade com a ISAD(G) e registros de autoridade elaborados de acordo com a ISAAR (CPF).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Com a rede mundial de computadores, os usuários têm maior oportunidade de acesso on-line a sistemas de informação arquivística que descrevem documentos arquivísticos custodiados por várias e diferentes instituições. A conexão das descrições dos documentos às informações sobre produtores e custodiadores é essencial para fornecer aos usuários uma compreensão global do material arquivístico descrito. Cada norma de descrição tem uma função e, para criar um sistema de informação arquivística mais útil, é conveniente uma descrição separada e normalizada dos custodiadores.
Esse é o objetivo da seguinte Norma:
A Política de Segurança Cibernética do Poder Judiciário (PSEC-PJ), instituída pelo Conselho Nacional de Justiça em 2021, estabeleceu quatro instrumentos para viabilizá-la.
NÃO faz parte de tal conjunto
O objetivo da descrição arquivística é identificar e explicar o contexto e o conteúdo de documentos de arquivo a fim de promover o acesso aos mesmos. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
Conforme a Norma Brasileira de Descrição Arquivística.( NOBRADE) a área de contextualização é: