As práticas agropecuárias, caso não sejam realizadas corretamente dentro de um manejo conservacionista, podem levar à degradação dos solos. Nesse sentido, as práticas conservacionistas visam à prevenção e à recuperação dos solos agrícolas. Uma das práticas conservacionistas é a abertura de sulcos construídos em nível, preenchidos com restos vegetais, com o objetivo de reduzir o escoamento superficial e a erosão, pois a água da chuva, e consequente enxurrada, ao encontrar os sulcos, acaba se infiltrando neles.
Essa prática conservacionista é denominada de
Os solos desempenham um papel fundamental na sustentação da vida na Terra, fornecendo suporte para a vegetação,filtragem da água, reciclagem de nutrientes e habitat para uma variedade de organismos.
A grandeza característica do solo que reflete a quantidade máxima que pode ser obtida de um solo por drenagem natural, sob a ação exclusiva da gravidade, expressa em porcentagem de volume de solo saturado, é denominada
A compactação do solo causa prejuízos na produção vegetal devido à(s):
O preparo convencional do solo consiste no revolvimento de camadas superficiais para reduzir a compactação, incorporar corretivos e fertilizantes, aumentar os espaços porosos e, com isso, elevar a permeabilidade e o armazenamento de ar e água.
Quando a camada compactada do solo impede o fluxo de água ou o desenvolvimento radicular das plantas, a descompactação do solo em camadas mais profundas (superiores a 30 cm) é recomendada, sendo essa operação denominada
Considere o trecho abaixo da Embrapa Solos, que caracteriza o perfil de um determinado solo.
Solos constituídos por material mineral, com horizonte B. Devido à heterogeneidade do material de origem, das formas de relevo e das condições climáticas, as características destes solos variam muito de um local para outro. São solos fortemente, até imperfeitamente, drenados, rasos a profundos, de cor bruna ou bruno-amarelada, e de alta a baixa saturação por bases e
atividade química da fração coloidal.
SIBCS - Sistema Brasileiro de Classificação de Solos: Conceito e Definição das Classes. Portal da Embrapa. Disponível em:
https://www.embrapa.br/solos/sibcs/conceito-e-definicao-das--classes. Adaptado.
O perfil de solo caracterizado no trecho acima é o
No que concerne às características agronômicas e às técnicas de cultivo das principais plantas de importância agrícola cultivadas no Brasil, julgue o item subsequente.
Entre as desvantagens do plantio direto tem-se a menor amplitude térmica no solo, o que desfavorece a fisiologia e o desenvolvimento do sistema radicular das plantas.
No que se refere às relações entre solo, organismos e plantas, julgue o item subsequente.
A mesofauna presente no solo tem um papel importante na fragmentação da matéria orgânica, porque facilita o processo de decomposição promovido pelos microrganismos.
A ocorrência de um horizonte B textural é usada como critério para classificação de quais classes de solos?
A propriedade física do solo de maior importância em estudos de sistemas e implantação de redes de drenagem é a permeabilidade, definida como a maior ou menor facilidade com que o solo se deixa atravessar pela água e pelos gases. Uma vez definida a condutividade hidráulica do solo, pode-se dimensionar o sistema e o esquema de implantação de uma rede de drenagem. O esquema de drenagem recomendado quando a área a ser drenada apresenta uma depressão estreita, onde serão locados os coletores, com drenos laterais descarregando dos dois lados do coletor, em alinhamento diagonal ao coletor, é denominado: