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A passagem “(...) e lentamente passo a mão nessa forma insegura” retoma que termo do poema de Drummond. Assinale a alternativa CORRETA.

Assinale a alternativa correta quanto aos versos de Drummond e à sua relação com o gênero ou estilo literário que neles predomina.

Sabendo que se denomina de Pré-Modernismo tudo que aconteceu no âmbito artístico-cultural no Brasil, no século XX, antes da Semana da Arte Moderna, assinale a afirmação verdadeira.

A geração de 1930 vive um período de tensão e de crise e busca uma estabilização das conquistas modernas. Analise as afirmações sobre os poetas brasileiros dessa geração e sua produção.

I. Carlos Drummond de Andrade: as diferentes fases de sua poesia refletem a evolução de seu pensamento. Era também contista e cronista.

II. Jorge de Lima: sua poesia evoluiu de realista para uma poesia religiosa, mística, e então surrealista.

III. Vinicius de Morais: sua poesia evoluiu de católica para uma poesia erótica onde a presença da mulher é constante.

IV. Cecília Meireles: vem do Parnasianismo e filia-se ao Modernismo de segunda fase, quer pelo espiritualismo, quer pela forma, quer pela harmonia de seus versos.

É correto apenas o que se afirma em

Na primeira fase do modernismo, Oswald de Andrade, através do poema “Pronominais", faz uma sátira contra a cultura acadêmica e, por extensão, contra o rigor da norma culta que privilegia os moldes lusitanos.

O conteúdo gramatical que o poeta utiliza para a defesa de uma linguagem cotidiana brasileira é a sintaxe

Em um projeto de letramento literário que tome como foco a obra Macunaíma. O herói sem nenhum caráter, marco do Modernismo brasileiro, publicada em 1928, por Mário de Andrade, seria relevante, em uma leitura que privilegiasse o contexto do leitor,

Em relação ao Mário de Andrade, analise:

I - De sua vasta obra, merecem destaque, A escrava que não é Isaura (1925), Amar, verbo intransitivo (1927), Cultura musical (1936), Pequena história da música (1942) e O movimento modernista (1942);

II - Retrato do Dr. Gachet (1890) foi uma de suas obras mais famosas;

III - Fundou a Sociedade de Etnografia e Folclore.

Dos itens acima:

As obras “São Bernardo”, “Angústia” e “Vidas Secas” pertencem a:


Segundo os versos, é correto afirmar que o trabalho poético está associado

O poema foi publicado no livro “A rosa do povo”, de 1945, que reúne textos escritos por Drummond durante a Segunda Guerra Mundial e a ditadura do Estado Novo, instaurada por Getúlio Vargas no Brasil. Considerando esse fato, indique a afirmativa falsa.

Que relação há entre a 3ª estrofe e as anteriores?

Leia o texto VI para responder às questões 11 a 14.

Ao apresentar a linguagem de antigamente, enfatizando suas características, podemos dizer que a tipologia predominante é:


O desenvolvimento das grandes cidades e a consequente

concentração populacional nos centros urbanos geraram

mudanças importantes no comportamento dos indivíduos

em sociedade. No poema de Mário de Andrade, publicado

na década de 1940, a vida na metrópole aparece

representada pela contraposição entre

Poema tirado de uma notícia de jornal

João Gostoso era carregador de feira livre e morava

no morro da Babilônia num barracão sem número.

Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro

Bebeu

Cantou

Dançou

Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e

morreu afogado.

BANDEIRA, M. Estrela da vida inteira: poesias reunidas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980

No poema de Manuel Bandeira, há uma ressignificação

de elementos da função referencial da linguagem pela

Cântico VI

Tu tens um medo de

Acabar.

Não vês que acabas todo o dia.

Que morres no amor.

Na tristeza.

Na dúvida.

No desejo.

Que te renovas todo dia.

No amor.

Na tristeza.

Na dúvida.

No desejo.

Que és sempre outro.

Que és sempre o mesmo.

Que morrerás por idades imensas.

Até não teres medo de morrer.

E então serás eterno.

MEIRELES, C. Antologia poética. Rio de Janeiro: Record, 1963 (fragmento).

A poesia de Cecília Meireles revela concepções sobre o

homem em seu aspecto existencial. Em Cântico VI, o eu

lírico exorta seu interlocutor a perceber, como inerente à

condição humana,

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