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Folha de respostas:

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Leia atentamente as afirmações a seguir:

I – Neste poema, Mário de Andrade enfatiza o seu esforço de criação de uma expressão literária nacional, e, para tanto, utiliza vocabulário que resgata as regiões do Brasil.

II – Além da linguagem, Mário de Andrade resgata as raízes culturais do país, como a culinária e a representação artística.

III – Na primeira estrofe, Mário de Andrade faz uso da figura de linguagem antítese, ao empregar as palavras “difícil/fácil" e “luz/escurez". Essas antíteses evidenciam a contradição vivenciada pelos intelectuais brasileiros que, com os olhos no estrangeiro, não conseguem compreender este poeta brasileiro.

É (São) correta(s) a(s) afirmação(ões):

Considerando as ideias do texto precedente e a relação que ele estabelece com aspectos da historiografia literária brasileira, julgue o item subsequente.

Além de José Lins do Rego e Graciliano Ramos, mencionados no texto, Rachel de Queiroz também compôs a chamada geração de 1930, a qual guarda estreita relação com o regionalismo romântico do século XIX.

O autor ao utilizar o termo em destaque no texto o faz com o intuito de expressar:

Embora não haja consenso em relação a uma etiqueta para as tendências literárias contemporâneas, mas, utilizando o termo “pós-modernismo, analise as asserções que se seguem.

I. Pós-modernismo é um nome geralmente dado às formas culturais de um período que aparecem desde os anos 60, abrangendo certas características como reflexão, ironia e um tipo de arte que mistura o popular e o erudito.

II. É visto ora como continuação dos aspectos mais radicais de modernismo, ora, ao contrário, como marcando uma ruptura com o modernismo como um modernismo não-histórico que anseia acabar.

III. Como alguns dos denominadores comuns que servem para definir o pós-modernismo, pode-se citar que os discursos pós-modernos instalam e subvertem convenções; que esses discursos não desafiam os limites fixos entre os gêneros, entre os tipos de arte, entre teoria e arte, entre arte erudita e cultura de massa.

IV. Uma das características marcantes do pós-modernismo é o pluralismo de estilos e, particularmente, o que caracteriza a poesia pós-modernista é o ludismo na criação da obra, presença marcante da intertextualidade, a intensificação da metalinguagem e o fragmentarismo textual; já o que caracteriza a prosa pós-modernista é o enaltecimento do intimismo e da “literatura-verdade" presente na prosa política (romance-reportagem e o realismo fantástico), que rejeita as prosas regionalista, urbana e autobiográfica.

É correto apenas o que se afirma em

Nas questão abaixo indique a qual Escola Literária do Brasil pertence a característica descrita.

Poesia nacionalista. Espírito irreverente, polêmico e destruidor, movimento contra. Anarquismo, luta contra o tradicionalismo; paródia, humor. Liberdade de estética. Verso livre sem uso da métrica. Linguagem coloquial.

Sobre o Modernismo, é INCORRETO afirmar:

Assinale a alternativa correta quanto ao Modernismo de 1922 e à Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo, nesse mesmo ano.

Assinale a opção em que todas as informações sobre a terceira fase do Modernismo brasileiro são corretas.

O poeta João Cabral de Melo Neto está inserido, segundo a crítica literária tradicional, na terceira geração modernista. As principais características do projeto literário dessa geração são,

Sobre os textos, considere as afirmativas a seguir:

I. No texto 1, a concepção de amor indica idealização do sentimento amoroso e da mulher amada.

II. No texto 2, a concepção de amor é vista como o desencanto e o desencontro entre as personagens, apenas Lili é que encontrou um par.

III. Em ambos os textos, percebe-se a utilização de temáticas distintas, mas com tratamentos semelhantes.

IV. Tanto no texto 1 quanto no 2, há valorização da fantasia e da imaginação; caracterização do poder absoluto do amor sobre as personagens.

Está CORRETO o que se afirma em:

Assinale a alternativa que corresponde à uma das interpretações possíveis do poema José de Carlos Drummond de Andrade:

“Poema de sete faces" abre o primeiro livro publicado por Carlos Drummond de Andrade, Alguma poesia, de 1930. Considere a primeira e a penúltima estrofes, transcritas a seguir.

Sobre as estrofes, é correto afirmar que

Leia o poema de Ricardo Reis, heterônimo de Fernando Pessoa, para responder à questão.

No aparente paradoxo do último verso, o sujeito poético reafirma

Leia o poema de Ricardo Reis, heterônimo de Fernando Pessoa, para responder à questão.

O poema enfoca uma temática frequente na poesia de Ricardo Reis, que diz respeito

Sobre Vidas secas, publicada por Graciliano Ramos, em 1938, é correto afirmar que

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