Um transformador abaixador possui as características listadas a seguir:
Relação de espiras de 50.000:500.
O primário desse transformador está ligado a uma linha de transmissão de 20kV.
O secundário está ligado a uma carga de 25ω.
Nessas condições, a corrente do primário e a potência de saída são, respectivamente,
O rendimento de uma máquina elétrica é de 75%. Se 1 HP = 3/4kW e a potência total recebida é de 3kW, a potência efetivamente utilizada, em HP, é igual a
A figura acima apresenta a curva de magnetização de um gerador síncrono. O enrolamento de campo desse gera- dor possui resistência de 2Ω, resistência esta que é capaz de dissipar uma potência máxima de 50 W.A máxima tensão de armadura que o gerador pode produzir, em Volts,é:
O princípio da conservação de energia associado às leis de campos eletromagnéticos e elétricos e à mecânica newtoniana é capaz de determinar as relações e descrever os princípios de acoplamentos eletromecânicos. Basi- camente, a conversão eletromecânica de energia envolve energia em quatro formas. Essas formas se relacionam através da seguinte expressão:
Com base na expressão mostrada acima, admite-se que:
Um método de frenagem utilizado em motores de indução é o da frenagem por inversão da sequência de fase. Nesse método é feita a troca de duas fases que alimentam o mo- tor, de modo que o novo torque desenvolvido atue na frenagem. Considere um motor de indução trifásico de 6 polos, ope- rando na frequência industrial de 60 Hz e que será freado utilizando o método de inversão da sequência de fase.As perdas do acoplamento entre a carga e o motor, as perdas rotacionais e as perdas por efeito Joule são desprezíveis.No momento em que a frenagem é acionada,a velocidade passa a ser de 800 rpm e a carga solicita ao motor, na velocidade de frenagem, uma potência de 10 kW. Nessas condições, a potência de escorregamento, em kW, é, aproximadamente,
A figura acima apresenta um núcleo ferromagnético forma- do por dois materiais distintos, representados por A e B. O núcleo possui as seguintes características: - comprimento médio do material A: La= 40 cm - comprimento médio do material B: Lb= 1 cm - permeabilidade do material A:μA = 10μO - permeabilidade do material B:μB = 0,5μ0 - área da seção transversal do núcleo: S= 5 cm2 - μ0 é a permeabilidade do vácuo:
Sabe-se que uma fonte de corrente contínua faz circular na bobina de 100 espiras (Nesp=100) uma corrente i igual a 5 A. A expressão do fluxo magnético, em Wb e em função de μ0 , que circula neste núcleo, é, aproximadamente: