Cipriano Luckesi (1994), no livro Filosofia da Educação, apresenta as características e diferenças entre as tendências pedagógicas na prática escolar. Na página 64, descreve o papel da escola na perspectiva de uma dessas tendências: “Assim, quando se fala em educação em geral, diz-se que ela é uma atividade onde professores e alunos, mediatizados pela realidade que aprendem e da qual extraem o conteúdo de aprendizagem, atingem um nível de consciência dessa mesma realidade, a fim de nela atuarem, num sentido de transformação social.” Assinale a alternativa que apresenta a tendência dessa pedagogia, cujo inspirador e divulgador foi Paulo Freire.
De acordo com Luckesi , “[...] convém distinguir duas modalidades de avaliação: [...] a avaliação de certificação e a avaliação de acompanhamento de uma ação. [...] são dois fenômenos diferentes e dois conceitos distintos entre si.” Sobre a avaliação de certificação, é correto afirmar:
"O ato de avaliar a aprendizagem implica em acompanhamento e reorientação permanente da aprendizagem" (Luckesi, 2004). São características da avaliação escolar:
Foi sempre assim: por que agora teria que ser diferente? Meus avós fizeram assim; meus pais fizeram do mesmo modo. Então, não está certo? (Luckesi Filosofia da Educação pág. 97)
Nesse texto, o autor chama a atenção para o rolo compressor que nos envolve, nos retira a possibilidade de questionamento em tudo, inclusive nas questões pedagógicas e educacionais, referindo-se ao: .