Em cada item a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, a respeito de sistemas operacionais, intranet e Internet.
Depois de fazer login em uma estação de trabalho com Windows 10, o usuário de nome verificou que estava sem acesso de escrita na pasta
Uma das possíveis causas seria o fato de o referido usuário não ser o dono da pasta e(ou) não ter acesso específico a ela. Nessa situação, o administrador da máquina pode eliminar essa restrição por meio do comando
, executado no power shell do sistema operacional, que aceita tanto comandos DOS quanto alguns comandos Linux.
Julgue o item a seguir, acerca de sistemas operacionais.
Em sistemas operacionais Linux, os processos podem comunicar-se com outros processos por interrupções de software, que são canais entre os processos nos quais um processo pode escrever um fluxo de baites para outro processo ler.
Sobre a segurança em sistemas Linux, considere as seguintes afirmativas: I. A presença de utilitários de desenvolvimento, tais como ferramentas de execução de scripts, não ajuda o atacante a comprometer o sistema operacional. II. É uma boa prática alterar a permissão do diretório /usr para somente leitura, alterando configurações no gerenciador de pacotes para permitir eventuais mudanças de forma automática. III. Senhas de usuário são um ponto vulnerável em um sistema, logo é necessária uma política de troca/gerenciamento de senhas por parte do administrador. É correto afirmar que
Analise as afirmações sobre o sistema operacional Linux.
I. O utilitário wget é utilizado para fazer transferências do tipo download via HTTP do tipo GET, porém não funciona com o protocolo FTP.
II. O APT é um sistema de gerenciamento de pacotes utilizado principalmente em distribuições baseadas no Debian, já o YUM oferece um serviço semelhante para as distribuições baseadas no Fedora.
III. As interfaces virtuais de rede são configuradas com o comando ipconfig, em distribuições SUSE e o YaST pode ser utilizado para essa tarefa.
É correto afirmar que
Efetuar operações complexas em linha de comando é um dos pontos fortes do Sistema Operacional Linux. Assim, em Linux, qual é o comando que apaga toda a árvore de diretórios, bem como todos os arquivos de um diretório especificado?
Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere ao sistema de logs em um sistema operacional linux.
No que diz respeito aos servidores web e de aplicação Jboss, Apache e Tomcat, julgue os itens a seguir.
O arquivo server.xml é o arquivo mais importante do Tomcat e está localizado, em ambiente Linux, no diretório /bin.
No que diz respeito ao sistema operacional Linux, julgue os itens que se seguem.
No Linux, os processos que possuem o status S, no campo STAT, após a execução do comando $ ps aux, estão em repouso não interrompível.
Acerca de administração de sistemas Linux, julgue o próximo item.
Em algumas distribuições Linux, o comando /etc/init.d/networking restart tem a finalidade de restaurar para as configurações iniciais o serviço de rede, ou seja, para o estado pós-instalação do sistema.
Sobre o diretório /proc no Linux. Qual o arquivo que contém
informações sobre os canais de acesso direto à memória?
Um usuário que está utilizando o sistema operacional Linux deseja fazer uma cópia completa de um diretório de documentos /juliano para uma pasta de backup. Qual comando esse usuário deve utilizar para fazer essa cópia corretamente?
Qual a função do comando “cat /etc/passwd | head -10", ao ser executado no sistema operacional Linux, e a funcionalidade do head neste contexto?
A estrutura de diretórios Linux está distribuída como uma árvore, onde o nó raiz é o topo. Nessa estrutura, qual diretório contém arquivos binários executáveis tais como: iptables, reboot, fdisk, ifconfig?
Distribuições Linux, tais como a Ubuntu, possuem um gerenciador de boot que permite escolher qual partição o computador deve inicializar. Dessa forma, podemos ter dois ou mais sistemas operacionais instalados em um mesmo computador. Um dos programas que permite gerenciar o boot é o
Pode ser utilizado no sistema operacional Linux para listar o conteúdo do diretório corrente, de modo que seja possível conferir o tamanho e a data de criação de cada arquivo ou pasta, inclusive dos arquivos ocultos, o seguinte comando: