Ana é uma administradora concursada que trabalha há um ano na área financeira de certa empresa pública. Antes disso, ela trabalhou por cinco anos em um banco privado, mas decidiu fazer concurso público por buscar mais estabilidade na vida profissional. Ao optar por trabalhar na empresa pública, Ana renunciou à remuneração 20% mais alta que recebia no banco – mesmo assim, ela estava satisfeita e motivada com o novo trabalho. Recentemente, Ana soube que o banco implantou uma política de pagamento por desempenho que elevou a remuneração dos empregados em até 60%, enquanto a sua remuneração é a mesma desde que ingressou na empresa pública. Agora, ela avalia que deveria ter permanecido no banco, pois sua dedicação e esforço no trabalho são iguais no banco e na empresa atual. Ana ficou desmotivada com o trabalho na empresa pública e pensa em voltar para o mercado financeiro.
Com base na teoria motivacional da Equidade/Justiça Organizacional, a situação ilustra uma percepção de inequidade a partir do ponto de referência:
Após o falecimento de seu pai, Genivaldo assume o controle da empresa da família e decide implementar mudanças na gestão.
Com base nos conhecimentos adquiridos em seu MBA, opta por adotar o estilo de liderança transformacional.
Com base nesse estilo de liderança, é correto afirmar que Genivaldo terá como comportamento:
Com relação às teorias de liderança, assinale a alternativa que corresponde à teoria que busca explicar como o nível de inteligência e a experiência do líder influenciam o desempenho do grupo, variando conforme o nível de estresse da situação:
O estilo de liderança identificado por Kurt Lewin, sob o aspecto da tomada de decisões, onde as diretrizes são debatidas pelo grupo e o líder atua como um orientador, denomina-se:
Os fatores motivacionais desenvolvidos na teoria dos dois fatores por Herzberg estão relacionados com as necessidades secundárias das pessoas e quando excelentes, aumentam a satisfação no trabalho.
Assinale a opção que apresenta um fator motivacional:
O fenômeno da liderança nas organizações é multidimensional e multifacetado, havendo diferenças entre as várias definições. Em determinada situação de trabalho, por exemplo, pode ocorrer de um líder constantemente pautar sua ação em elevar o seu moral, a motivação e o moral dos seus seguidores, em detrimento dos próprios interesses (seus e dos seguidores) para o bem da organização, dando atenção e aconselhamento individual, construindo uma resolução conjunta de problemas e tomada de decisão.
O exemplo acima descreve uma liderança do tipo
Em pesquisa para avaliar os fatores de motivação para novos funcionários do setor público, a maioria dos entrevistados fez relatos semelhantes aos dois depoimentos reproduzidos a seguir.
“Estabilidade, a qualidade de vida e é claro o salário, simples assim”.
“Uma vida com mais qualidade de vida, mais estável, e segurança para família, fruto da estabilidade do meio público”.
Considerando-se a hierarquia de necessidades de Maslow, a análise desses depoimentos demonstra que, para a maioria dos entrevistados, o principal fator motivacional para entrar em uma organização pública seria satisfazer o grupo das necessidades
Vários estudos têm enfatizado que as singularidades organizacionais e as particularidades dos indivíduos que constituem a força laboral do setor público influenciam a motivação. Esses estudos indicam que, ao contrário do que acontece no setor privado, predominam, no setor público, níveis de motivação intrínseca superiores aos níveis de motivação extrínseca.
Um gerente de RH de uma empresa pública confirmou esses estudos quando constatou que a maioria de seus servidores concordaram com a seguinte afirmativa:
Em relação a aspectos comportamentais da organização e a convergências e divergências entre a gestão pública e a gestão privada, julgue o item que se segue.
A liderança está associada a estímulos que possam motivar as pessoas para a realização da missão, da visão e dos objetivos organizacionais.
Em certa organização, a diretora de recursos humanos está avaliando os candidatos ao cargo de gerente de uma equipe. A equipe é composta por membros recentemente admitidos na organização e ainda sem as competências técnicas necessárias ao bom desempenho das funções. No entanto, os membros da equipe se mostram bastante interessados e motivados para a realização das tarefas. Apoiando-se na teoria da liderança situacional de Hersey e Blanchard, a diretora avalia que a equipe se encontra no nível de prontidão “2”.
Considerando que a avaliação da diretora está correta, a teoria da liderança situacional de Hersey e Blanchard aponta que, nessas condições, o estilo mais eficaz de liderança é o:
O exercício da liderança no serviço público requer o desenvolvimento de competências particulares. Dentre elas, destaca-se a competência de reconhecer a organização pública como uma arena de disputas entre visões de mundo em que coexisteuma multiplicidade de interesses legítimos e, por vezes, conflitantes. As organizações lidam com horizontes temporais, multiplicidade de atores, interesses e relações desde a esfera da equipe de trabalho até as interações com outras organizações e a sociedade.
Segundo a descrição, a liderança em organizações públicas requer o desenvolvimento de competência
Assinale a opção em que é apresentado um comportamento esperado da liderança em um processo de mudança organizacional no contexto de uma sociedade moderna e inovadora.
A teoria motivacional que se estabelece pela relação entre os insumos que um servidor oferta em seu trabalho e as recompensas que recebe, comparadas com as recompensas que os outros servidores recebem por contribuições semelhantes, é a denominada teoria:
Liderança é um fenômeno ligado ao comportamento humano por diversos fatores interpessoais. Sobre características da liderança democrática, assinale a alternativa incorreta.
A base fundamental do trabalho de um líder está na sua equipe.Analise as afirmativas abaixo sobre os diferentes tipos de equipes e de trabalho em equipe.
1. Em todos os tipos de equipes deve haver interdependência e reciprocidade.
2. Equipes de força-tarefa são compostas de pessoas de diferentes departamentos ou funções encarregadas de melhorar a qualidade,
reduzir custos, incrementar a produtividade em processos que afetam todos os departamentos ou funções envolvidas.
3. Equipes autodirigidas são designadas para resolver imediatamente um problema.
4. Equipes funcionais cruzadas são compostas de pessoas vindas de diversas áreas da organização e são formadas para alcançar um
objetivo específico por meio de um mix de competências.
5. Equipes de projetos são compostas de pessoas altamente treinadas para desempenhar um conjunto de tarefas interdependentes dentro de uma unidade natural de trabalho.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.