Assuntos referentes à ética profissional sobre a imposição de penalidades cabíveis, constitui atribuição da / do(s):
O Auxiliar de Enfermagem exerce atividades de natureza repetitiva e participativa em nível de execução, envolvendo supervisão em processos de tratamento, cabendo-lhe especificamente, EXCETO:
O Auxiliar de Enfermagem atua no desempenho de tarefas inerentes aos cuidados com pacientes, podendo efetuar registros e relatórios de ocorrências, com atenção às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança. Das ações a seguir algumas são de competência dos auxiliares de enfermagem: I - Preparar o paciente para consultas, exames e tratamentos. II - Observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas, ao nível de sua qualificação. III - Prestar cuidados de higiene e conforto ao paciente e zelar por sua segurança. IV – Proibição na execução dos trabalhos de rotina vinculados à alta de pacientes. V - Participar dos procedimentos pós-morte. VI – Atuar na prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar. VII – Efetivar execução e assistência. Verifica-se que estão corretos:
Julgue os seguintes itens com base no conjunto de normas legais nacionais referentes ao exercício profissional de enfermagem.
Ao atuar como docente, enfermeiro responsável ou supervisor, o profissional de enfermagem estará isento de responsabilidade por atividades executadas por alunos ou estagiários.
Julgue os seguintes itens com base no conjunto de normas legais nacionais referentes ao exercício profissional de enfermagem.
As diretrizes sobre pesquisa em seres humanos contidas no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem têm como referência normas nacionais e internacionais.
A assistência de enfermagem é garantida de forma legal através da normativa que dispõe sobre a regulamentação do exercício de enfermagem e dá outras providências. A afirmativa anterior trata-se da
A Resolução COFEN nº 311/2007 aprova a reformulação do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. São considerados princípios fundamentais mediante essa lei, EXCETO:
A Resolução CONFEN nº 365/10 instituiu o Manual de Uniformização dos Atos Normativos do Sistema COFEN/Conselhos Regionais, com o objetivo de padronizar os documentos oficiais, seguindo uma estrutura linguística formal dentro de técnicas e modelos estabelecidos. Com base nessa Resolução, constitui-se norma de apresentação do padrão ofício usar
A Lei nº 7.498/86, em seu Art. 12, regulamenta as atividades de competência do Técnico de Enfermagem no exercício da profissão. De acordo com essa lei, é da competência desse profissional, exceto:
Um profissional enfermeiro, após realizar uma pesquisa de mercado e detectar que um número significativo de pessoas, principalmente de idosos, necessitava constantemente de cuidados de enfermagem em nível domiciliar, constituiu uma empresa de home-care para atender a essa demanda, na qual trabalhavam três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem. O Conselho Regional de Enfermagem, após receber denúncia sobre a empresa, resolveu realizar uma diligência ao local e constatou que a mesma não possuía registro junto ao COREN. Essa empresa poderá sofrer as penalidades constantes na Lei nº
A Enfermeira M.N.C, diplomada por uma Escola de Enfermagem de Portugal, foi aprovada em Concurso Público na Cidade de São Paulo para exercer atividades assistenciais no Hospital Público da Prefeitura. No momento da admissão no departamento de recursos humanos, contudo, os funcionários ficaram em dúvida quanto à validade ou não do seu diploma no Brasil. Para resolver o impasse, eles utilizaram, então a Lei nº 2.604/55, que regulamenta sobre o exercício da enfermagem no País e que expressa o seguinte:
A Resolução COFEN nº 279/2003 dispõe sobre a vedação da confecção, colocação e retirada de aparelho de gesso e calha gessada, por profissional de enfermagem. Em 24 de março de 2011, a Resolução COFEN nº 377/2011 resolve
Conforme a Resolução COFEN nº 358/2009, o processo deliberado, sistemático e contínuo, que tem por finalidade a obtenção de informação sobre a pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde/doença, é denominado
De acordo com o Código de Ética dos profissionais de Enfermagem, sobre as relações com a pessoa, família e coletividade, é direito do profissional
De acordo com o estatuto da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), 2005, a associação