A respeito da interdisciplinaridade e das metodologias participativas nas práticas educativas, julgue o próximo item.
Uma metodologia que se afirme como participativa na construção do processo de ensino-aprendizagem reconhece a subjetividade como princípio.
Acerca da interdisciplinaridade, leia e assinale corretamente:
O conceito de interdisciplinaridade trata da integração entre duas ou mais disciplinas ou áreas do conhecimento para um fim comum. É uma abordagem metodológica que integra conceitos, teorias e fórmulas na tentativa de compreender o objeto de estudo como um fenômeno sistêmico. Para Fazenda (2008), o trabalho interdisciplinar repousaria em uma busca constante que, a princípio, requereria que cada professor conhecesse a sua disciplina, para depois conhecer a disciplina de outro e, assim, o trabalho interdisciplinar seria construído. Outras pesquisas que apresentam a interdisciplinaridade como objeto de estudo buscavam correlacionar a quebra do paradigma disciplinar à estrutura curricular, visando à formação de graduandos mais atentos às relações e aos conteúdos apresentados pelas diversas áreas.
SANTOS, 2005; FEISTEL; MAESTRELLI, 2012; AGUIAR, 2013; FAZENDA; FERREIRA, 2013.
Ao considerar esse conceito, podemos afirmar que o processo teórico-metodológico interdisciplinar demanda
I. contexto, trabalho cooperativo,
II. progressiva construção do conhecimento
III. delimitação de estratégias a partir de problematização
IV. conceitos claros e objetivos na produção do conhecimento
V. níveis elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;
VI. formação de docentes, na busca da integração das áreas.
Assinale a alternativa que apresenta todas as informações CORRETAS sobre o tema.
O professor José está trabalhando o tema saúde e atividade física. Combinou com os estudantes que farão entrevistas para buscar informações sobre o assunto com os colegas de outras turmas. Para isso conversou com o professor de Língua Portuguesa, a fim de elaborar o roteiro das perguntas. A professora de Matemática ajudou com os dados e a elaboração de gráficos, e o professor de Ciências, com o funcionamento do corpo e as relações entre alimentação e gasto energético.
Assinale a alternativa que, de acordo com Darido e Rangel, em Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica (2005), corresponde a esse tipo de trabalho.
O trabalho desenvolvido através dos temas transversais (Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo), demanda participação efetiva e responsável dos cidadãos, tanto na capacidade de análise crítica e reflexão sobre os valores e concepções veiculadas, quanto nas possibilidades de participação e de transformação das questões envolvidas. Por tratarem de questões sociais contemporâneas, que tocam profundamente o exercício de cidadania, os temas transversais oferecem inúmeras possibilidades para o uso da palavra, permitindo muitas articulações com a área de Língua Portuguesa, como: I - A possibilidade de poder expressar-se autenticamente sobre questões efetivas. II - A diversidade dos pontos de vista e as formas de enuncia-los. III - A convivência com outras posições ideológicas, permitindo o exercício democrático. IV - Os domínios lexicais articulados às diversas temáticas. V - A impossibilidade de um trabalho integrado de várias áreas. Os temas transversais permitem articulações com a área de Língua Portuguesa, apenas em:
Analise as proposições e coloque V para verdadeira e F para falsa, em relação ao currículo contextualizado da Educação do Campo.
( ) O currículo contextualizado exige uma postura de ruptura. Para contextualizar é necessário romper com as grandes narrativas da ciência e da pedagogia moderna, que são os princípios da formalidade abstrata e da universalidade da concepção tradicional e colonizadora da educação.
( ) Pensar a perspectiva da contextualização é pensar um currículo que estabeleça o diálogo entre o conhecimento escolar e as possibilidades concretas do meio social no qual a escola se situa.
( ) A educação do campo, enquanto paradigma, nos convida a olhar o currículo na perspectiva da descolonização e valorização das culturas e saberes historicamente silenciados.
( ) A proposta de educação na perspectiva do currículo contextualizado assume o desafio de pensar o campo na perspectiva da contextualização, dispensando o aluno de pensar, também, as cidades, já que estas não fazem parte da sua realidade.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA:
I - Em um trabalho interdisciplinar as atividades vão sendo propostas e se estabelecendo por convergência entre os saberes.
II - A interdisciplinaridade ocorre quando as diversas atividades e contribuições das disciplinas, bem como o trabalho dos
professores, acontecem apenas se acumulando por justaposição.
III - A prática interdisciplinar está vinculada à existência de um projeto sustentado por uma intencionalidade claramente
estabelecida para este fim.
Com relação a uma prática pedagógica interdisciplinar, as afirmativas corretas são:
A respeito de interdisciplinaridade e de globalização do conhecimento, julgue os itens seguintes.
A didática contém características de interdisciplinaridade em
função de suas próprias características, originadas da
necessidade de os objetivos da aprendizagem terem sentido
para os estudantes.
Se a Educação quiser fomentar a sensibilidade social, deve trabalhar com a compreensão da complexidade. Segundo Edgard Morin, “as mentes formadas pelas ciências disciplinares perdem suas aptidões naturais para contextualizar os saberes. O enfraquecimento da percepção global conduz ao enfraquecimento da responsabilidade, cada qual tende a ser responsável por sua tarefa especializada, assim como ao enfraquecimento da solidariedade, cada qual não sente os vínculos com seus concidadãos.” Dessa forma, a educação, para compreender a complexidade, exige uma reorganização curricular adotando metodologias mais globalizadoras. A interdisciplinaridade é uma proposta metodológica que aponta possibilidades de