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Edificações, paisagens, lugares, artes, celebrações, ofícios, formas de expressão e modos de fazer que remetem ou evocam o sentido de uma coletividade e de suas construções identitárias são referências culturais. A respeito desse tema, julgue o item a seguir.

As referências culturais do Brasil referem-se principalmente aos gostos, hábitos e crenças produzidos pelos encontros entre raças e culturas que marcaram os períodos colonial e imperial, cabendo às políticas de salvaguarda de patrimônio histórico e cultural preservar essas referências da cultura brasileira autêntica e defendê-las de estrangeirismos e modificações.

Edificações, paisagens, lugares, artes, celebrações, ofícios, formas de expressão e modos de fazer que remetem ou evocam o sentido de uma coletividade e de suas construções identitárias são referências culturais. A respeito desse tema, julgue o item a seguir.

As políticas de patrimônio cultural imaterial constituíram um passo decisivo no sentido do reconhecimento de conhecimentos e práticas culturais, com a inclusão de grupos étnicos e comunidades tradicionais.

Acerca das antropologias do mundo, julgue o item subsequente.

As antropologias mundiais estabelecem e consolidam novos modelos de relações entre diferentes antropologias, modelos esses que resultam em enriquecimento da própria teoria antropológica.

Edificações, paisagens, lugares, artes, celebrações, ofícios, formas de expressão e modos de fazer que remetem ou evocam o sentido de uma coletividade e de suas construções identitárias são referências culturais. A respeito desse tema, julgue o item a seguir.

A cultura de uma nação, ao mesmo tempo em que a singulariza e a diferencia de todas as demais nações, constrói para toda sua sociedade um sentido único de identidade e pertencimento.

Edificações, paisagens, lugares, artes, celebrações, ofícios, formas de expressão e modos de fazer que remetem ou evocam o sentido de uma coletividade e de suas construções identitárias são referências culturais. A respeito desse tema, julgue o item a seguir.

O arcabouço teórico e técnico aglutinado em torno do conceito de referências culturais permite às políticas de reconhecimento do patrimônio cultural imaterial contemplar uma variedade de bens culturais e grupos sociais que integram o conjunto da nacionalidade, apontando para a valorização tanto desses bens tomados em sua singularidade quanto da diversidade cultural do país.

No que se refere à Escola de Manchester, julgue o item que se segue.

A Escola de Manchester dava ênfase a estudos de caso, procurando fazer uma análise detalhada de casos particulares de interação social.

A partir dos anos 70 do século passado, a questão quilombola foi recolocada no contexto nacional com a "descoberta das comunidades quilombolas", devido, em grande parte, ao movimento negro contemporâneo e ao exercício intelectual de autores como Abdias do Nascimento, Clóvis Moura, Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, Joel Rufino e Kabengele Munanga, entre outros. Ao lado disso, é importante mencionar a mobilização política que culminou na publicação do artigo 68 das Disposições Constitucionais Transitórias (Constituição Federal de 1988), que dá aos quilombolas o direito à titulação das terras por eles ocupadas.

Joseane Maia Silva Santos. Comunidades quilombolas, suas lutas, sonhos e utopias. Internet: (com adaptações).

Considerando o tema do texto antecedente e os vários aspectos antropológicos a ele relacionados, julgue o item que se segue.

Apesar de a ‘descoberta das comunidades quilombolas’ referida no texto ter-se iniciado a partir de 1970, Nina Rodrigues é considerado por muitos intelectuais como um dos precursores dos estudos sobre populações afro-brasileiras, a despeito de suas formulações racistas.

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