Considerando as abordagens e teorias sociológicas que ganharam
contornos e que adquiriram relevância a partir do final do século
XIX, e também no decorrer do século XX, julgue os itens
subsecutivos.
Ao distinguir as duas formas de individualismo, no texto As Metrópoles e a Vida Mental, Georg Simmel estabelece que o individualismo do tipo qualitativo é superior ao do tipo quantitativo.
Ao longo da história do pensamento político e social moderno, a expressão sociedade civil recebeu diferentes significados. É correto afirmar que a sociedade civil:
Podemos afirmar em relação aos agrupamentos sociais:
Conforme a concepção de Georg Simmel, o processo de socialização:
A definição de que o indivíduo não é apenas objeto de reflexões psicológicas estava presente desde a sociologia de Max Weber (para quem o sentido da ação subjetiva importava como categoria sociológica). Ao longo do século XX, a sociologia aprimorou os conceitos de indivíduo como campo de análise, propondo discussões sobre a formação do eu como processo cultural e social interrelacionado. Este esforço metodológico pode ser classificado como:
Entre as diversas formas de contato que são estabelecidas pelas pessoas umas com as outras na sociedade, sobre a interação social, assinale a alternativa correta.
Para os interacionistas, a sociedade é vista como existindo em ação. PORQUE Na visão do interacionismo, a organização e a estrutura social são determinantes das ações dos indivíduos ou grupos. Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que
Os estilos de vida correspondem a diferentes posições no
espaço social. Tais estilos de vida são produtos de um
habitus, que não é universal.
Segundo Pierre Bourdieu, o conceito de habitus relaciona-se
às(ao)
No ano de 2005, ocorreram várias rebeliões de jovens nas periferias de grandes cidades francesas, especialmente nos arredores de Paris, em que carros foram incendiados e monumentos foram pichados e destruídos. Com relação a esse tipo de situação, assinale a opção correta considerando os pressupostos da sociologia jurídica.
A Escola de Chicago se caracterizou por
Com relação ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), assinale a opção correta.
NÃO constitui uma abordagem compatível com o individualismo metodológico