No bojo da modelagem de processos de negócios, mais especificamente no aspecto relacionado com as melhorias e aprimoramentos necessários, ainda é muito utilizada a ferramenta clássica denominada Diagrama de Ishikawa,
A gestão de desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa, em função das suas atividades, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de crescimento. Esse processo serve para julgar ou estimar o valor, a excelência e as competências de uma pessoa e, inclusive, a sua contribuição para o negócio da organização. Há uma variedade de métodos para se avaliar o desempenho humano. O método capaz de diminuir a generalização na avaliação de desempenho é o de
Assinale a opção correta a respeito de indicadores de processos
de negócio.
A respeito dos indicadores de desempenho na administração pública, julgue os itens a seguir.
Os componentes básicos de um indicador de desempenho incluem a medida, grandeza puramente qualitativa que permite classificar as características, resultados e consequências dos produtos, processos ou sistemas; e a fórmula, um padrão matemático que expressa a forma de realização do cálculo.
O sistema de medição de desempenho organizacional funciona como um painel de controle para que a organização ou cada departamento possa avaliar seu desempenho. Os indicadores de desempenho podem ser usados em várias situações, exceto no(a)
Para melhorar a sua produtividade, a empresa “X" utilizase de indicadores de desempenho. As ausências e atrasos
dos empregados estão retratados no indicador denominado
Sobre Indicadores de Desempenho é correto afirmar:
No nível operacional das organizações, a
mensuração do desempenho conta com ampla
variedade de tipos de controles operacionais. A
seguir são apresentados alguns tipos de controles
operacionais e aspectos de cada um deles.
Relacione as colunas e assinale a alternativa com
a sequência correta.
1- Custo-padrão.
2- Programação de produção just-in-time.
3- Produção em linha de montagem.
4- Quadros de produtividade.
5- Controle de qualidade.
6- Medidas não financeiras de desempenho.
( ) Proporcionam uma abrangência maior ao
envolver vários objetivos de desempenho,
podendo dar origem a outras perspectivas,
como qualidade do trabalho para a
avaliação do desempenho.
( ) Compara o desempenho com o padrão
estabelecido para localizar desvios ou
defeitos, detectar erros ou falhas no
processo produtivo.
( ) Envolvem quadros estatísticos da avaliação
do desempenho dos subordinados com
base nos resultados concretos, o que lhes
concede um caráter de objetividade.
( ) Exerce uma contínua limitação ao
desempenho dos subordinados ao
reduzir as responsabilidades do chefe
na supervisão de seus subordinados
e aumenta sua responsabilidade de
ajudá-los e treiná-los.
( ) Envolve a minimização de custos de
manter estoques e de comprar ou
produzir estoques dentro do estritamente
necessário.
( ) Envolve as variações de custo,
possibilitando ao administrador localizar
as principais diferenças e tomar as
medidas corretivas necessárias.
O processo de Gerenciamento Financeiro dos serviços de TI necessita prover pontos de controle que permitam avaliar sua eficiência, eficácia, efetividade e economicidade, que constituem pontos de controle conhecidos como Indicadores-Chave de Desempenho (Key Performance Indicator KPI). Os indicadores índice de custos contabilizados e índice de consultas atendidas dentro do prazo estabelecido são pontos de controle visualizados, respectivamente, nas seguintes perspectivas:
Uma grande empresa utiliza, como forma de medir o seu desempenho, Balanced Scorecards (BSC). Sobre essa metodologia e suas perspectivas de apuração, tem-se que