Acerca da evolução da administração pública no Brasil, julgue os itens a seguir.
A primeira reforma na administração pública brasileira ocorreu na década de 1930, durante o governo de Getúlio Vargas, e promovia a racionalidade técnica e a burocratização do Estado.
Julgue os seguintes itens, relativos à evolução da administração e do processo administrativo.
Uma das iniciativas do governo Juscelino Kubistchek foi a criação do DASP, que visava criar condições para aperfeiçoar a máquina pública e fomentar o desenvolvimento da economia.
De acordo com o Decreto-Lei N° 200/67, a Administração Federal compreende:
Após as reformas administrativas de primeira geração, decorrentes da crise dos anos 70 e 80 e que visavam o enxugamento do Estado e a transposição de métodos da iniciativa privada para a área pública, uma nova onda de reformas trouxe a revalorização do Estado como garantidor do interesse coletivo, com um papel mais regulador e preocupado com melhor posicionamento em uma economia globalizada. NÃO constitui uma das características essenciais desta nova onda de reformas administrativas:
O GesPública foi criado em 23 de fevereiro de 2005,por meio da publicação do Decreto nº 5.378, resultado da fusão do Programa da Qualidade no Serviço Público e do Programa Nacional de Desburocratização. Em sua Carta de Serviços ao Cidadão são definidos os seguintes princípios fundamentais, EXCETO:
Acerca da evolução da administração pública no Brasil, julgue os itens a seguir.
O Estado do bem–estar, proposto na Alemanha no final do século XIX, é um modelo associado à garantia de seguridade social dos cidadãos.
Entre o Estado Patrimonial e o Estado Contemporâneo três momentos bastante característicos de implementação do Estado Moderno podem ser demarcados: seu nascimento e consolidação; a crise do Estado; e os movimentos de reforma do Estado. Por se tratar de um processo, a implementação do Estado Moderno ocorre de forma muito variada em diversos contextos. Sobre esse processo é correto afirmar:
Sobre a história da Administração Pública brasileira, considere as seguintes afirmativas:
1– A Administração Pública brasileira foi marcada, historicamente, por três grandes momentos: Administração
Patrimonial, Burocrática e Gerencial.
2– O patrimonialismo desapareceu ao longo da história da Administração Pública brasileira.
3– Após as reformas burocrática e gerencial, as práticas de nepotismo continuaram a vigorar no Brasil.
4– O sistema patrimonialista buscou conferir maior impessoalidade e hierarquia à atividade estatal.
Assinale a alternativa correta.
O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado redefiniu a forma de atuação do Estado, de acordo com setores claramente identificados, entre os quais o denominado “núcleo estratégico”, que corresponde