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Hemengarda é estudiosa da civilização grega e empreende pesquisas quanto à perspectiva moral adotada pelos clássicos. Nessa visão do pensamento grego, o mal poderia ser identificado com a:

A respeito da Dinastia Ming (China, 1368-1644), assinale a alternativa correta.

No século XVII a.C., um exército de hicsos do Levante cruzou o norte do Sinai em direção ao delta e conseguiu controlar todo o Baixo Egito, inclusive capturando Mênfis, a antiga capital.
A respeito desse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.

Qual fator geográfico possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia na antiguidade?

“A única maneira de instituir um tal poder comum, capaz de os defender das invasões dos estrangeiros e das injúrias uns dos outros, garantindo-lhes assim uma segurança suficiente para que, mediante o seu próprio labor e graças aos frutos da terra, possam alimentar-se e viver satisfeitos, é conferir toda a sua força e poder a um homem, ou a uma assembleia de homens, que possa reduzir as suas diversas vontades, por pluralidade de votos, a uma só vontade. O que equivale a dizer: designar um homem ou uma assembleia de homens como representante das suas pessoas, considerando-se e reconhecendo-se cada um como autor de todos os atos que aquele que representa a sua pessoa praticar ou levar a praticar, em tudo o que disser respeito à paz e segurança comum; todos submetendo assim as suas vontades à vontade do representante, e as suas decisões à sua decisão”

(HOBBES, T. Leviatã. Os Pensadores. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1997.p. 130).

O Antigo Regime, dentro de sua complexidade enquanto fenômeno histórico, NÃO pode ser entendido como:

Entre os ditadores que chegaram ao poder na década de 1930 por meio de golpe de estado não podemos incluir:

Em um ensaio que escreveu na metade de 1949 intitulado “Sobre a ditadura democrática popular”, Mao Zedong explicou sucintamente as ideias que permeariam as orientações governamentais do novo Estado chinês. A experiência da revolução até então podia ser analisada dentro de duas categorias básicas, escreveu Mao. A primeira era a mobilização das
massas da nação para construir uma “frente unida interna sob a liderança da classe trabalhadora.”

(SPENCE, Jonathan D. Em busca da China moderna: quatro séculos de história. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p.489 )

A “frente unida” proposta por Mao, para a condução do processo revolucionário na China incorporava

Historiadores, baseados em documentos antigos, afirmam que a civilização chinesa possui mais de quatro mil anos de idade. Estes registros atestam a condição de uma das mais antigas e importantes civilizações de todo o mundo. Muito antes das sociedades ocidentais se formarem, os chineses já ocupavam posição destacada na produção intelectual e tecnológica. É notável pensar o quanto a História mundial deve às inúmeras descobertas científicas chinesas. Entre as invenções tecnológicas produzidas pela civilização chinesa, encontram-se 

São elementos da arquitetura românica desenvolvida no Ocidente europeu durante a Idade Média: 

Sobre a cultura renascentista, é correto afirmar que esta expressava 

Sobre o processo de independência do Haiti, é correto afirmar que 

   Essa atmosfera de loucura e irrealidade, criada pela aparente ausência de propósitos, é a verdadeira cortina de ferro que esconde dos olhos do mundo todas as formas de campos de concentração. Vistos de fora, os campos e o que neles acontece só podem ser descritos com imagens extraterrenas, como se a vida fosse neles separada das finalidades deste mundo. Mais que o arame farpado, é a irrealidade dos detentos que ele confina que provoca uma crueldade tão incrível que termina levando à aceitação do extermínio como solução perfeitamente normal. 

ARENDT, H. Origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 1989 (adaptado).

A partir da análise da autora, no encontro das temporalidades históricas, evidencia-se uma crítica à naturalização do(a)

TEXTO I

    Voltaire, filósofo francês (1694-1778): "O trabalho espanta três males: o vício, a pobreza e o tédio".

 

TEXTO II

    Máximo Gorki, escritor russo (1868-1936): "Quando o trabalho é prazer, a vida é uma grande alegria. Quando é dever, a vida é escravidão".

Superinteressante, n. 5, maio 1998.

Sobre o valor do trabalho na vida humana, Voltaire, no contexto do Iluminismo, destaca alguns de seus aspectos positivos; Máximo Gorki, no contexto posterior à Revolução Industrial, aponta para uma visão bastante negativa acerca do mesmo elemento. Dessa forma, a diferença do segundo autor em relação ao primeiro se deve ao fato de que, após a Revolução Industrial,

Assinale a alternativa correta.

Os combates da Segunda Guerra (1939 e 1945) ocorreram principalmente na Europa e no Oceano Pacífico, mas esse conflito pode ser considerado "mundial", porque:

“Quando o doente se acostuma ao seu estado de vigília, começavam a apagar-se da sua memória as lembranças da infância, em seguida o nome e a noção das coisas, e por último a identidade das pessoas e ainda a consciência do próprio ser, até se afundar numa idiotice sem passado.”

MÁRQUEZ, Gabriel García. Cem anos de solidão. – 59ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2006. p. 47-48. 

“Um novo regime de historicidade, centrado sobre o presente, estaria se formulando no Ocidente? A partir da Queda do Muro de Berlim (1989), ocorreu um crescimento rápido da categoria do presente e se impôs a evidência de um presente onipresente, nomeado de presentismo, onde se vive entre a amnésia e a vontade de nada esquecer.”

HARTOG, François. Tempo e patrimônio. Varia História, Belo Horizonte, vol.22, nº36, p.261-273, jul./dez., 2006. (com adaptações)

Relacionando as consequências da epidemia de insônia que acometeu a Macondo de Cem anos de solidão com as implicações que o presentismo traz para a nossa experiência histórica atual, é correto afirmar que a função social do historiador na sociedade atual deve ser: 

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