"No Exército de Novo Tipo, os oficiais eram voluntários e deviam suas promoções ao valor pessoal. Até mesmo partidários do Parlamento se escandalizaram com a promoção de "plebeus" aos cargos de oficiais. Mas os construtores da organização sabiam que, com aqueles homens humildes, unidos pela religião, submetidos a uma rígida disciplina e forjados em combate, derrotariam os "cavaleiros" - o termo com que eram desdenhosamente designadas as tropas reais. Como observou Oliver Cromwell, organizador e líder do Exército de Novo Tipo: 'Prefiro um capitão trajado de panos grosseiros, mas que sabe pelo que está lutando, àqueles a quem chamais de gentis-homens e que disso não passam. Honro um cavaleiro que se comporta como tal. [...] Se escol herdes homens honestos e de bem para capitães de cavalaria, os homens honestos os seguirão"'. (HILL, Christopher. O eleito de Deus: Oliver Cromwell e a Revolução Inglesa).
Com relação ao contexto histórico descrito no texto apresentado pode-se afirmar corretamente que:
A criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, foi um elemento de suma importância para a descolonização afro-asiática, devido ao fato de:
O Golpe de 18 Brumário iniciou o período de 16 anos em que a França foi governada por Napoleão Bonaparte. E, acerca do governo de Bonaparte é adequado afirmar que:
Uma característica dos Estados modernos tem origem direta na fase do absolutismo monárquico em sua questão bélica, ou seja:
Esse ônibus relaciona-se ao ato praticado, em 1955, por Rosa Parks, apresentada em fotografia ao lado de Martin Luther King. O veículo alcançou o estatuto de obra museológica por simbolizar o(a)
No que se refere à Revolução Francesa, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Napoleão Bonaparte assumiu plenos poderes por meio de um golpe de Estado.
II – O povo de Paris tomou a fortaleza de Bastilha.
III – O rei Luiz XVI tentou fugir da França, mas foi preso e, posteriormente, executado.
IV – O primeiro Estado foi proclamado em Assembleia Nacional.
V – A Revolução Francesa trouxe, num curto espaço de tempo, a paz interna e externa, bem como a melhoria das condições de vida para toda a população.
Considerando o texto apresentado como referência inicial e os aspectos inerentes à história dos reinos africanos da região do Golfo da Guiné, julgue o item seguinte.
A cidade de Ifé, considerada pela tradição oral como o local de origem dos yoruba, teve sua anterioridade em relação aos outros núcleos urbanos da região confirmada por investigações realizadas pelo método do carbono 14.
A Antiguidade Clássica exerceu notável influência na configuração histórica da denominada civilização ocidental. Entre seus maiores legados, pode(m) ser enfatizada(s) a(s)
Analise as seguintes assertivas a respeito da mesopotâmia: I. Fazia parte de um território em que hoje fica o Kuwait, a Síria, o Iraque e, ao sul, a Turquia, no oriente médio. II. O Crescente Fértil é uma região formada pelo Egito e a mesopotâmia, baseado nas qualidades de suas terras oportunas para o desenvolvimento da agricultura. III. Localizada entre os rios Tigre e Karun, formada basicamente por montanhas, essa região pode chegar a 50 graus à sombra. IV. Vivendo da agricultura, foi na mesopotâmia, há milhares de anos, que povos como os Sumérios, Acadianos, Hititas, Caldeus, Babilônios, Romanos e Sírios se fixaram nessa região. Quais estão corretas?

No mundo ocidental contemporâneo, passados 2 mil anos, é possível perceber a presença dos antigos romanos especialmente na(s):
Margaret Thatcher, primeira-ministra do Reino Unido, entre 1979 e 1990, e Ronald Reagan, presidente dos EUA, de 1981 a 1989, estão associados às políticas liberais - denominadas no pós Segunda Guerra Mundial de neoliberais- e marcam a expansão desse modelo em escala mundial. Caracteriza as políticas neoliberais a:
Artistas reinventaram a arte com novas noções de dimensão espacial, emprego das cores e valorização dos planos e contrastes, como luz e sombra, ornamentação detalhada e equilíbrio geométrico. Na escrita, autores detalhavam desejos, medos, qualidades e defeitos do ser humano e de sua moral. Descreviam a utopia de um homem novo e do mundo perfeito, num tempo em que sonhar era arriscado.
(Angelo Adriano Faria Assis. A razão brilha para todos. Revista de História da Biblioteca Nacional, 2013. Adaptado)
O trecho faz referência
Observe a imagem a seguir.

Trata-se de um cartaz
Observe as imagens a seguir.

As duas obras representam um processo histórico característico da formação do feudalismo, corretamente identificado como
De modo geral a ideia de império tem sido relacionada à conquista de ampla extensão territorial, entretanto ela sofre alterações no decorrer do tempo.
No que tange à definição de império no decorrer da história, analise as seguintes afirmações.
I. Os romanos atribuíam o título de imperator aos seus comandantes vitoriosos: em Roma, após Augusto, instaurou-se um regime que de fato é do tipo monárquico, o termo imperador indicava o indivíduo que comanda o Estado.
II. Império no período medieval indica um tipo de monarquia que, devido à ampla extensão territorial, lembrando o antigo império romano, objetiva diferenciar-se de outras monarquias conduzidas por um rei. No sistema feudal, o imperador era o soberano à que todos os outros soberanos se submetiam.
III. Napoleão utilizou o título de imperador. Assim, o termo tem uma conotação militar, o imperador é o comandante do exército, o conquistador do império com explícita diferenciação em relação ao rei.
É correto o que se afirma em