em uma reunião de governança da empresa K, o setor estratégico decidiu migrar alguns serviços para nuvem. A empresa buscou uma prestadora de serviço de nuvem que atenda à arquitetura de referência proposta pelo NIST (National Institute of Standards and Technology), a qual define cinco atores principais (consumidor, provedor, agente, auditor e operador). Em virtude da complexidade do serviço, houve um foco maior no agente da nuvem, que oferece tipos de suporte diferentes. A empresa K dentificou que precisará de suporte na arbitragem de serviço.
A arbitragem de serviço caracteriza-se pelo fato de que:
Em um período de 24 horas, um servidor de um sistema com Acordo de Nível de Serviço (Service Level Agreement – SLA) diário de 96% sofreu 3 paradas, sinalizando necessidade de manutenção preventiva. As paradas tiveram as seguintes durações:
1ª parada: 45min;
2ª parada: 1 hora e 15 minutos; e
3ª parada: 15 minutos.
O MTBF (Tempo Médio entre Falhas) desse servidor é de:
A respeito de gerenciamento de serviços, julgue o item subsequente
O sistema de valor do serviço (SVS) considera as dimensões organizações e pessoas; informação e tecnologia; parceiros e fornecedores; e cadeias de valor e processos.
O CICS é um gerenciador de transações on-lines. Com relação ao CICS e às respectivas características, assinale a alternativa correta.
O ciclo de vida de um JOB é quase inteiramente controlado pelo JES. A única etapa que é controlada apenas pelo z/OS é a (o)
Quando se diz que um sistema tem “disponibilidade” operacional de 99%, significa que,
Em caso de indisponibilidade de um serviço de tecnologia da informação em uma organização, o processo que objetiva restabelecer o serviço o mais rápido possível é o gerenciamento
Uma organização tem dificuldades constantes e recorrentes com o tempo de resposta do seu portal de intranet. A solução de contorno é sempre reiniciar o servidor web.
Considerando-se essa situação hipotética, é correto afirmar que a causa raiz da referida dificuldade pode ser identificada e solucionada por meio do processo de gerenciamento de
Para disponibilizar um serviço de tecnologia da informação ao usuário final, será realizado o processo de gerenciamento de mudança de serviço do ambiente de homologação para o ambiente de produção.
Considerando-se essa situação, é correto afirmar que o processo de gerenciamento de mudança encontra-se no estágio de ciclo de vida de serviço denominado
No que diz respeito ao gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (TI), julgue o item subsequente.
A finalidade da filtragem do evento, no processo de gerenciamento de evento, é decidir se o evento será comunicado ou somente registrado em um arquivo de log.
No que diz respeito ao gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (TI), julgue o item subsequente.
No processo de gerenciamento de incidente, a central de serviços deverá informar ao usuário, mediante requisição, os solucionadores finais do incidente para que eles repassem informações de cunho técnico ao usuário.
De acordo com a norma ISO 20000, que regulamenta o padrão para
gerenciamento de serviços de TI, julgue os itens que se seguem.
Mudanças no plano de continuidade de serviço devem ser
controladas durante o processo de gerenciamento de mudanças.
A respeito de gerenciamento de serviços, julgue os próximos itens
A classificação dos processos na ISO/IEC 20000 compreende entrega de serviços, controle, liberação, resolução e relacionamento. O processo de gerenciamento de segurança da informação é classificado como de entrega.
De acordo com a norma ISO 20000, que regulamenta o padrão para
gerenciamento de serviços de TI, julgue os itens que se seguem.
Os incidentes de segurança devem ser gerenciados por meio de
atividades relacionadas a processos de monitoração de
segurança.
Fomentar a adoção de padrões tecnológicos e soluções de TI, segundo a EGTI, é “prover condições para uso de padrões tecnológicos, soluções em software integradas e padronizadas, infraestrutura e métodos para aquisições conjuntas, os quais permitam o melhor desempenho nas atividades relacionadas à TI e forneçam serviços de qualidade, com racionalização dos recursos disponíveis”. Para que isso seja possível são necessários alguns indicadores. Assinale a alternativa que apresenta dois indicadores desse padrão.