Julgue o item subsequente, acerca de técnicas de mapeamento, modelagem e melhoria de processos de negócios.
A abordagem Lean de melhoria de processos consiste em obter as coisas certas por meio de processos eficientes, que reduzem os desperdícios para melhor produção — produção mais rápida, mais barata, mais fluida e também sem ocorrências de erros repetitivos.
Julgue o seguinte item, a respeito de enterprise content management (ECM) e de automação de processos de negócio (BPM).
A partir da implantação do BPM na organização, é possível avaliar como os processos são executados, o que permite propor ajustes que visem à melhoria contínua deles.
Com relação a notação, artefatos e atividades em modelagem de processo de negócio, julgue o item a seguir.
A notação a seguir representa um fluxo de sequência, que é utilizado para mostrar a ordem em que as atividades serão realizadas em um processo.
No contexto do desenvolvimento de sistemas de processamento de dados, julgue o item a seguir, relativo ao gerenciamento de processos de negócio.
Para melhor compreender o processo e a organização, modelos AS-IS (estado atual) realizam avaliação inicial baseada em fatos documentados e validados; e modelos TO-BE (estado futuro) utilizam simulação para compreender as lacunas no processo atual que impedem a transição para o estado desejado.
Business Process Model and Notation (BPMN) – Nota-ção e Modelo de Processos de Negócio apresenta diversos elementos notacionais para modelagem de processos de negócio. Os elementos que são representados graficamente por círculos e que definem algum acontecimento no processo de negócio são denomi-nados
Acerca de modelagem de processos com BPMN, análise, melhoria e integração de processos de negócio, julgue o item a seguir.
Uma das abordagens para melhoria de processos, o lean tem como princípios-chave a maximização do uso de recursos e o processamento demandado pelo cliente.
Julgue o próximo item, com relação a indicadores de processos de negócio.
Situação hipotética: Um gestor de vendas deseja conhecer os resultados financeiros da empresa depois da introdução do processo de telemarketing. Assertiva: Nesse caso, recomenda-se o indicador baseado em custeio, devendo o gestor informar se o nicho determinado pelo marketing está correto e se a competição pelo mercado é acirrada.
No que se refere a ECM (Enterprise Content Management) e a BPM (automação de processos de negócios), julgue o próximo item.
As ferramentas e técnicas de BPM se destinam a aperfeiçoar continuamente o desempenho de processos de negócios; contudo, são limitadas aos processos operacionais ou, em outras palavras, não visam alinhar os processos com as estratégias do negócio.
No contexto do desenvolvimento de sistemas de processamento de dados, julgue o item a seguir, relativo ao gerenciamento de processos de negócio.
Além de buscarem medir, monitorar e controlar atividades e administrar o presente e o futuro do negócio, os processos de suporte entregam valor para outros processos, mas não o fazem diretamente para os clientes.
Julgue o seguinte item, a respeito de enterprise content management (ECM) e de automação de processos de negócio (BPM).
A figura a seguir representa, em um desenho da automação de processos de negócio na notação BPM, que o fluxo é prioritário em relação aos demais fluxos que se encontram na saída decisória.
Com relação a notação, artefatos e atividades em modelagem de processo de negócio, julgue o item a seguir.
No mapeamento de processo, é o elemento que define um processo, enquanto
é o elemento que define os participantes do processo.
Acerca de gestão de processos de negócio, julgue o item a seguir.
GUT é uma das técnicas da análise de processos que prioriza os problemas identificados.
Acerca de modelagem de processos com BPMN, análise, melhoria e integração de processos de negócio, julgue o item a seguir.
Enquanto qualidade dos requisitos, a coesão é demonstrada por intermédio de uma estruturação lógica dos requisitos segundo a qual requisitos inter-relacionados devem ser mantidos agrupados, para que se tornem modificáveis.
No que se refere a cenários, metodologias e ferramentas para medição de desempenho organizacional, julgue o item que se segue.
O modelo da cadeia de valor e dos 6 Es do desempenho tem como princípio considerar a cadeia de valor para a elaboração da estratégia, bem como os respectivos indicadores relacionados às dimensões de esforço (economicidade, execução e excelência) e de resultado (eficiência, eficácia e efetividade).
Julgue o próximo item, com relação a indicadores de processos de negócio.
O indicador que monitora um problema antes mesmo de seu efeito aparecer é conhecido como indicador direcionador: ele possibilita a mudança de curso do processo, diminuindo assim o prejuízo no objetivo final.