Acerca das concepções clássicas das relações internacionais, julgue os itens seguintes.
A política externa dos Estados diz respeito à condução pacífica das relações internacionais, tendo a diplomacia como instrumento, ao passo que o recurso a medidas coercitivas e, em última instância, ao emprego da força é alheio ao repertório da política externa por ser medida excepcional e de caráter temporário.
Julgue os próximos itens, concernentes aos impactos das transformações que advieram do fim da Guerra Fria para as políticas e para os instrumentos de segurança dos Estados Nacionais.
Com o fim do confronto nos planos político-ideológico e estratégico-militar entre os Estados Unidos da América e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), os aparatos de espionagem das grandes potências ocidentais e dos países que integravam a ex-URSS atribuíram maior valor à espionagem voltada para questões econômico-comerciais, industriais e tecnológicas.
O continente africano pode ser dividido entre África do Norte e África Subsaariana. A África Subsaariana é apresentada, comumente, como a região do planeta com os piores indicadores sociais e econômicos. Todavia, apesar de fortes conflitos, alguns países conseguem um significativo crescimento econômico, relacionado às riquezas naturais. Os dois países da África Subsaariana, considerados os maiores exploradores de petróleo nos últimos anos, são:
No início do século XX, antes da ocorrência das duas grandes guerras, havia uma ordem mundial multipolar. Isso quer dizer que:
Observe a imagem a seguir.
A foto do menino resgatado com vida sob escombros após um bombardeio em Aleppo, em 2016, viralizou nas redes sociais e jornais de todo o mundo. Arrastando-se desde 2011, o conflito na síria possui características sectárias e parece estar longe de uma resolução. Nas aulas de Geografia, a temática “Espaço e Poder", principalmente, na perspectiva do Oriente Médio, torna a Guerra Civil na Síria um tema imprescindível, já que esta já é considerada um dos maiores desastres humanitários dos últimos anos.
A partir deste conflito, diversos são os temas que o professor de Geografia pode desenvolver em suas aulas. A seguir, são apresentados alguns temas e suas respectivas relações. A única alternativa que apresenta uma incongruência é:
Meses depois de um conturbado referendo que aprovou a saída do Reino Unido do bloco europeu, o país final-mente formalizou o desligamento da União Europeia (UE). [...] Nesta quarta-feira (30), o embaixador britânico junto à UE entregou a notificação ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk. Em seguida, a primeira-ministra, Theresa May, fez o anúncio ao Parlamento britânico. Agora, está oficializada a ativação do Artigo 50 do Tratado de Lisboa, documento fundamental que rege o funcionamento da União Europeia e que será o nor-teador desse processo de separação. A negociação entre Reino Unido e UE promete ser uma das mais com-plexas da história.
Disponível em: https://exame.abril.com.br/mundo/5-pontos-sobre-a-saida-do-reino-unido-da-uniao-europeia. Publicado em 29 mar 2017. Acesso em 11/07/2018.
O processo de saída do Reino Unido da União Europeia recebeu o apelido de:
Hitler delineou seus planos de expansão na Europa para ganhar o Lebensraum, uma “lei da natureza" (na visão nazista) para todas as pessoas sadias e vigorosas de raças superiores. Por esse pensamento, pessoas de raças inferiores poderiam ser deslocadas dos seus territórios caso pessoas de uma raça superior estivessem enfrentando superpopulação por conta do seu limite territorial.
Internet: <seuhistory.com> (com adaptações).
Ratzel está profundamente envolvido nos debates sobre o lugar da Alemanha no mundo. É membro fundador do Kolonialverein (Comitê Colonial) e defende a ideia de um império colonial alemão. Trabalha sobre a África e estabelece um mapa deste continente, ainda mal conhecido no final do século XIX e vigorosamente disputado pelas potências europeias, ávidas de territórios e de mercados.
DEFARGES, Philippe Moreau. Introdução à Geopolítica.
Lisboa: Gradiva, 2003, p. 69.
Um conceito importante no pensamento geográfico dos séculos XIX e XX, em especial na geografia política, conecta esses dois textos. Trata‐se do(da)
Bélgica cria nova língua oficial, se une na Copa e esquece disputas internas. Rival do Brasil nas quartas de final é um país pouco acostumado à ideia de nação.
Internet: <www1.folha.uol.com.br>.
Tendo o texto como referência inicial, assinale a alternativa correta.
TRUMP DIZ QUE G7 DEVERIA REINTEGRAR A RÚSSIA
Internet: <g1.com.br>.
A respeito desse tema e de assuntos a ele ligados, assinale a alternativa correta.
O texto indica que durante a Guerra Fria as relações internas em um mesmo bloco foram marcadas pelo(a)
O cenário descrito aponta para uma crise humanitária que é explicada pelo processo de
"O zênite da Guerra Fria foi alcançado no momento em que duas graves crises sucessivas colocaram à prova a resolução das superpotências e, ao mesmo tempo, comprovaram o perigo intolerável de uma guerra total. A primeira ocorreu em Berlim, em 1961, e resultou na construção do Muro de Berlim. A segunda foi a Crise dos Mísseis, em Cuba, em 1962." (MAGNOLI, Demétrio. O Mundo Contemporâneo. 2ª edição. São Paulo:Atual, 2008, p. 99)
A divisão bipolar da Guerra Fria é a principal característica da organização político, econômica, militar e cultural do mundo. A divisão militar do período foi marcada principalmente pelas seguintes instituições:
Um importante aspecto da globalização é a expansão das multinacionais ou transnacionais. Essas empresas:
Acerca das concepções clássicas das relações internacionais, julgue os itens seguintes.
Para a consecução de objetivos externos dos Estados, cabe, formal e legalmente, à diplomacia obter, de forma irrestrita, informações que abranjam aspectos políticos, econômicos, sociais e acontecimentos externos e que sejam consideradas indispensáveis à adequada formulação e execução da política externa.
Entre o êxodo e a perda de vidas
No decorrer dos últimos vinte anos, cerca de 2,5 milhões de afegãos perderam suas vidas em diversos conflitos. Atualmente, o Afeganistão é o país de maior êxodo do mundo e estima-se que a maior parte dos refugiados afegãos se encontre em países vizinhos, como o Irã e o Paquistão.
OLIVEIRA, L. G. Conhecimento Prático Geografia, n. 49, 2013.
O fator determinante para o movimento migratório descrito é a