Como já mencionado anteriormente, o texto acima apresenta características do gênero carta. Assinale a alternativa que apresente um elemento que esteja presente no texto acima e que geralmente seja recorrente em cartas.
Analisando a notícia jornalística veiculada, infere-se que esse gênero
O texto consiste em um conjunto de narrativas de casos de feminicídio.
No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item a seguir.
No texto, estruturado em forma dissertativa, o autor expressa seu ponto de vista particular em relação aos direitos humanos.
A partir da variedade de gêneros textuais existentes e as características do texto “Feminicídio”, pode-se afirmar que este deve ser classificado como:
O texto 1 é visto como uma crônica jornalística. Levando em consideração o texto lido, assinale a característica mais adequada a esse tipo de escrita.
“É curioso como elas [as crônicas] mantêm o ar despreocupado, de quem está falando de coisas sem maior consequência e, no entanto, não apenas entram fundo no significado dos atos e sentimentos do homem, mas podem levar longe a crítica social". CÂNDIDO, Antônio. Para gostar de ler: crônicas. Volume 5. São Paulo: Ática, 2003. pp.89-99.
O trecho em destaque faz parte do texto de Antônio Cândido, A vida ao rés do chão, no qual o autor discorre sobre o gênero crônica. A produção de Luís Fernando Veríssimo ilustra as ideias de Antônio Cândido pelo fato de que
Pelas características apresentadas, o texto se classifica, quanto à tipologia, como
O texto 1 é visto como uma crônica jornalística. Levando em consideração o texto lido, assinale a característica mais adequada a esse tipo de escrita.
Leia atentamente o seguinte texto:

O critério que impera na determinação interpretativa do gênero apresentado é
A questão refere-se ao Texto II.
Quanto à tipologia da sinopse apresentada do filme “Abril despedaçado” e às características desse gênero textual, é correto afirmar que
São exemplos de gêneros considerados multimodais que podem ser estudados nas aulas de língua portuguesa
No que diz respeito ao meio de produção e à concepção discursiva, respectivamente, a notícia de TV é um gênero
Anatol Rosenfeld (1965, p. 11), em seu O teatro épico, escreve que o “gênero lírico foi [...] definido como sendo o mais subjetivo: no poema lírico uma voz central exprime um estado de alma e o traduz por meio de orações. Trata-se essencialmente da expressão de emoções e disposições psíquicas, muitas vezes também de reflexões e visões enquanto intensamente vividas e experimentadas."
Não perdendo de vista o caráter histórico de qualquer conceito envolvendo gêneros literários, assinale, entre os excertos abaixo, aquele que se adequa ao que Rosenfeld considera como lírico: