A representação da Monalisa identificada como after mantém com a obra fonte, uma relação de:
Leia o texto abaixo e responda à questão.
Assinale a alternativa que apresenta um fragmento do texto que utiliza recurso estilístico próprio da linguagem literária.
LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER A QUESTÃO.
No verso: “Devagar... as janelas olham.", qual figura de linguagem está presente?
Qual figura de linguagem se destaca no verso: “Em vez de reza uma praga de alguém”?
Em “E no primeiro espinho já se pensa na próxima relação.”, o autor faz uso de uma figura de linguagem denominada:
Podemos identificar no texto que compõe o anúncio: “Roupas que se apaixonam por você” LYCRA® a seguinte figura de linguagem:
Em “E no primeiro espinho já se pensa na próxima relação.”, o autor faz uso de uma figura de linguagem denominada:
Considere esta peça publicitária para a questão.
As figuras de linguagem identificadas nesse anúncio são:
Na composição do texto, a figura de linguagem que garante a associação entre a narrativa e o atentado no qual o conto foi inspirado é a:
Em “São pessoas que surpreendem com um gesto ou uma fala fora do script, sem nenhuma disposição para serem bonecos de ventríloquos.”, a expressão assinalada representa um exemplo de:
No texto, o autor afirma: “A segurança dos cidadãos é um direito constitucional e consta dos Direitos Humanos da ONU."
Considerando-se o trecho acima e a charge, pode-se afirmar que a relação entre eles é, PRINCIPALMENTE, de:
Texto I
No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra [-- -]
ANDRADE, C. D. Reunião. Rio de Janeiro: Jose Olímpia, 1971 (fragmento).
Texto II
As lavadeiras de Mossoró, cada uma tern sua pedra no rio: cada pedra é herança de família, passando de mãe a filha, de filha a neta, como vão passando as águas no tempo [...]. A lavadeira e a pedra formam um ente especial, que se divide e se reúne ao sabor do trabalho. Se a mulher entoa uma canção, percebe-se que nova pedra a acompanha em surdina...
[-- -]
ANDRADE, C. D. Contos sem propósito. Rio de Janeiro: Jornal do Brasil,
Caderno B, 17/7/1979 (fragmento).
Com base na leitura dos textos, é possível estabelecer uma relação entre forma e conteúdo da palavra "pedra", por meio da qual se observa
A tabela abaixo mostra como se distribui o tipo de ocupação dos jovens de 16 a 24 anos que trabalham em 5 Regiões Metropolitanas e no Distrito Federal.
Das regiões estudadas, aquela que apresenta o maior percentual de jovens sem carteira assinada, dentre os jovens que são assalariados do setor privado, é
O termo (ou expressão) destacado que está empregado em seu sentido próprio, denotativo ocorre em
Leia estes poemas.
No verso “Meu Deus, por que me abandonaste" do texto 2, Drummond retoma as palavras de Cristo, na cruz, pouco
antes de morrer. Esse recurso de repetir palavras de outrem equivale a